terça-feira, agosto 22, 2023

SANTANA DO MARANHÃO PARTICIPA NA CAPITAL SÃO LUIS DO QUALIFICA MARANHÃO - VIVA CULTURA

O Secretário Municipal de Cultura de Santana do Maranhão Edimilson ( Lôro ) representou o município  no evento

Nesta terça-feira (22), no auditório do Palácio Henrique de La Roque- aconteceu o Qualifica Maranhão - Viva Cultura, um evento de grande relevância para o cenário cultural no Maranhão e obviamente para o município de Santana do Maranhão. O encontro disponibilizou um curso que abordou temas cruciais, incluindo a importância dos sistemas municipais de cultura nas políticas estadual e questões em torno da Lei Paulo Gustavo.

Representando o município de Santana do Maranhão, o secretário municipal de Cultura, Edimilson (Lôro ) participou ativamente das discussões, juntamente com os  participantes do evento como:  o produtor áudio visual e palestrante Chistian Moreira,  técnico do TCU Leandro Alberto Brito, presidente da FAMEM Ivo Resende, secretário de cultura do estado(SECMA) Guilherme Aranha, conselheiro estadual da cultura Dionilio Almeida, coordenadora geral de instrumentos técnicos e jurídicos Laís valente, entre outros, que ajudaram construir as demandas culturais para o estado.

Segundo o secretário municipal de cultura Edimilson(Lôro) , “o encontro Qualifica Maranhão- Viva a Cultura foi um  evento histórico que teve como  objetivo  promover um amplo dialogo entre gestores, secretários e técnicos   municipais da cultura  sobre políticas públicas de cultura, o seu acesso às ações de fomento e a articulação de pautas do setor como a Lei Paulo Gustavo, além de buscar capacitar os técnicos, fortalece a SEMCEL - para que continue desenvolvendo projetos de destaque e deixe um legado positivo na nossa cidade", destacou


O Qualifica Maranhão - Viva Cultura é uma colaboração entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e a Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa convida gestores, secretários e técnicos municipais a participar, visando o fortalecimento do setor cultural do estado.

A programação, que ocorreu no Palácio Henrique de Lá Roque, englobando palestras sobre a importância dos sistemas municipais de cultura nas políticas estaduais, bem como a Lei Paulo Gustavo, no contexto do audiovisual e outras áreas culturais. Houve também oficinas sobre editais e prestação de contas, ministradas por profissionais experientes no setor.

O evento foi uma oportunidade valiosa para  os representantes do  município de Santana do Maranhão enriquecerem seus conhecimentos e contribuírem para o fortalecimento do setor na cidade. A participação ativa no Qualifica Maranhão - Viva Cultura reafirma o compromisso do município com o apoio incondicional da gestão do  prefeito Márcio Santiago  para o desenvolvimento cultural e a busca por um cenário mais rico e inclusivo.

                                                    VEJA ABAIXO O VÍDEO DO EVENTO


quinta-feira, agosto 17, 2023

ZÉ DOS SANTOS PRESTIGIA FESTA DOS PAIS NA ESCOLA MUNICIPAL ILUSKA SUASSUNA


 Dando prosseguimento as festividades do Dia dos pais, o vereador Zé dos Santos  (PL), prestigiou na tarde desta quinta-feira (17) o evento comemorativo a esta data tão especial realizado na Escola Municipal Iluska  Suassuna , localizada no povoado Vereda III.

O vereador Zé dos Santos falou da importância destas datas comemorativas. “Tenho participado dentro da possibilidade, de todos os eventos sociais e culturais do nosso município, por entender que eles representam muito para a nossa sociedade”, disse o vereador.

O vereador parabenizou toda a equipe da escola pelo esforço e dedicação em realizar o evento. “Parabéns a todos os engajados na realização desse evento, uma comemoração que visa integrar pais e filhos é muito importante, pois enriquece e fortalece o relacionamento. Foi uma tarde agradável, com atividades propicias para demonstrar e viver o sentimento que liga o filho ao pai.”

 


PREFEITO MÁRCIO SANTIAGO VAI A BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO

O prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, iniciou a  jornada em Brasília  com ritmo bem intenso de trabalho e projetos, como sempre tem sido durante toda a sua administração

O prefeito de Santana do Maranhão, Marcio Santiago, esteve nesta quinta-feira (17), em Brasília, e se reuniu com o Dep. Federal Josemar de Maranhãozinho para solicitar mais apoio, através de recursos financeiros que visam à melhoria e o desenvolvimento do município de Santana do Maranhão. O Gestor Agradeceu ao deputado a recepção calorosa e todo apoio que tem dado ao povo de Santana.

“O Deputado  Federal Josemar  sempre se mostrou parceiro de Santana do Maranhão, e graças ao seu trabalho, obteve mais uma vez o reconhecimento do povo, que contribuiu com sua reeleição, o elegendo deputado federal mais votado da nossa cidade, o que reflete em maior compromisso e responsabilidade para honrar tamanha confiança. Um parlamentar atuante que sem dúvidas, continuará olhando com atenção às demandas e investimentos necessários para Santana  seguir avançando”, disse Márcio Santiago.


quarta-feira, agosto 16, 2023

PREFEITURA E SEBRAE FAZEM REUNIÃO VIRTUAL PARA ALINHAMENTO DE AÇÕES DO “PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA” EM SANTANA DO MARANHÃO

Reunião do programa “Cidade Empreendedora” aborda questões relacionadas ao eixo de Desburocratização

A Prefeitura de  Santana do Maranhão, por meio da Sala do Empreendedor, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae  Chapadinha-MA ) promoveram, nesta quarta-feira (16), uma reunião virtual para alinhamento das ações para dar continuidade ao programa “Cidade Empreendedora”. Dessa vez, o eixo trabalhado  foi o de “Desburocratização”.

O objetivo é fazer o alinhamento de ações para adesão da Lei nº 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica), além de agregar conhecimento em relação ao módulo de Licenciamento disponibilizado no Sistema da Junta Comercial do Maranhão. O foco é acelerar e simplificar processos no Município, contemplando assim a proposta de desburocratização.

Participaram da videoconferência, o chefe da Sala do Empreendedor, Davi Alves o engenheiro agrônomo  Francisco Tavares  o técnico do departamento de terras e tributos do município Felipe   e o consultor do Sebrae Bruno Samuel Dos Santos Sousa.

O “Cidade Empreendedora” é um programa do Sebrae, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. A meta do Programa é engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo através da potencializarão e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A atual gestão da prefeitura de Santana do Maranhão  tem como compromisso otimizar o tempo do empreendedor, por isso o secretário Municipal de Administração e Finanças, Marcos Fabrício, tem procurado ferramentas que possibilitem viabilizar a  desburocratização do processo formal da economia local, onde culminará na geração de emprego e renda para os santanenses.

 “A ideia aqui é a gente conhecer o ambiente de negócios de Santana do Maranhão, vimos que na gestão do prefeito Marcio Santiago, houve de forma significativa aberturas de novas empresas, então se trabalharmos a simplificação e desburocratização do alvará, o município  dará passos largos no desenvolvimento econômico ”, disse Francisco Tavares.

 A consultor do Sebare Bruno Samuel Dos Santos Sousa, enfatizou ainda que a reunião serviu para a troca de experiências gerando um planejamento para os próximos passos em que o Sebrae pode apoiar Santana do Maranhão  na simplificação e desburocratização no ambiente de negócios tanto na parte de licença de instalação da empresa, quanto na de construção.

 

segunda-feira, agosto 14, 2023

VEREADOR ZÉ DOS SANTOS REÚNE MULTIDÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS NO POVOADO VEREDA I

Com apoio do prefeito Márcio Santiago e da vice-prefeita Ângela Oliveira, a festividade contou com uma multidão de pessoas

Aconteceu no último domingo (13), o evento em comemoração ao dia dos pais na residência do vereador Zé dos Santos  no povoado Vereda I, zona rural de Santana do Maranhão.

Idealizado pelo vereador Zé dos Santos, o evento contou com a presença  do Secretário de Educação, Pedro Reis;  Secretária de Assistência Social, Bruna Braga; Secretária da Mulher, Franciane Melo,  Secretário de Administração e Fianças, Marcos Fabrício; Secretária Adjunta de Saúde, Fernanda Amaro; vereador Branco do Riachão  e  o Vereador do município  de Santa Quitéria, Antônio José Crispim.

O dia foi marcado também pela alegria estampada no rosto do parlamentar, pois teve o prazer de compartilhar desse momento tão especial ao  lado do seu povo, apoiadores, lideranças políticas e muitos amigos.

"É uma alegria poder comemorar essa data tão especial com todos esses pais guerreiros e batalhadores, que dão o seu melhor dia após dia para prouver a sua família. É muito gratificante poder fazer parte deste momento, portanto, agradeço a Deus pela oportunidade de está ao lado do meu povo trabalhando dia e noite para melhor servi-los, agradecer meu grupo de apoio e todo povo das veredas e região”, afirmou o vereador Zé dos Santos.

                     Veja abaixo galeria de fotos do evento:


 

quinta-feira, agosto 10, 2023

VEJA O PODER DA TRANSFORMAÇÃO: Jovem Santanense, de mendigo a acadêmico em pedagogia

Pedindo dinheiro nas ruas e excluído pela sociedade, jovem santanense  teve a vida transformada após encontro com Jesus Cristo e oportunidade encontrada na educação do município de Santana do Maranhão 


Quem olha hoje o jovem  Santanense  Noé  Silva dos Santos , não acredita que um dia ele mendigou pelas ruas das cidades vizinhas pedindo dinheiro. O jovem criava um bordão suplicando as pessoas por dinheiro: “me dá um real”. Tal bordão  lhe rendeu o apelido de ‘gata do real’.

Nascido no povoado Bacuri I, ele perdeu o pai na adolescência e sua mãe herdou do matrimonio, apenas violência, pois constantemente recebia agressões  do cônjuge, talvez pela  vida mergulhada no alcoolismo. Diante do cenário,  a mãe teve que criá-lo dentro de um contexto desfavorável , diferente de uma família considerada equilibrada. Ela carregava lixos emocionais que lhe rendeu transtornos psicológicos, obviamente, mais um agravante  que impulsionou o desequilíbrio familiar na vida do jovem Noé Noé.  

Do dia para a noite, a vida do morador em situação de rua Noé , foi transformada por um simples ‘esbarrar’ com o casal Elda e Sansão , ambos usados por DEUS,  ofereceram  ao jovem um lar com todas as condições favoráveis que proporcionasse um  verdadeiro  leito familiar.  É importante enfatizar que o casal mencionado, é evangélico, portanto, torna se  evidente que a condução do jovem  foi  mediante a Palavra  de Deus,  que é muito mais do que um prato de comida, é a verdadeira libertação, transformação e regeneração.

Noé  decidiu viver de acordo com a Palavra de Deus. Ele abandonou os vícios e tudo o que  atrasava a sua vida e, a marca dessa mudança foi quando recebeu a Presença de Deus. Um tempo depois, Noé ganhou  a oportunidade de cursar a  Faculdade UNIASSELVI ,é claro que o projeto educacional só foi possível pelo empenho da gestão do prefeito Márcio Santiago, onde firmou   um convênio com a supracitada instituição de ensino para formação de 50 professores do município. A formação pedagógica dos professores tem a contra partida financeira de cem por cento do  município.  O jovem Noé  consegui ingressar no curso por apresentar   todos os  critérios exigidos pelo programa.

Por fim,  o personagem real da historia narrada,  era um morador de rua, estava a margem da sociedade muitos não esperavam   que Deus poderia transformá-lo. Podemos afirmar que  bem mais precioso que o jovem santanense consegui  foi o  Espírito Santo.

Noé agora pode dizer com convicção que com Jesus ele pode  voltar  para as  ruas,  não para pedir um real , mas para apresentar um Deus que transformou a sua vida.   

                                             VEJA FOTOS ABAIXO:




quarta-feira, agosto 09, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão realiza 4ª entrega de alimentos do Programa de Aquisição da Agricultura Familiar

Aconteceu nesta quarta-feira mais uma entrega do PAA no município de Santana- MA

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal  de Agricultura e Desenvolvimento Econômico(SAGRIDE), realizou mais uma entrega de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A ação vem promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar local.

Entre os alimentos, a população conta com laranja, macaxeira, banana, coco seco, alface, cebolinha, coentro, abóbora, banana , mamão, farinha , fécula, etc.  

O PAA compra diretamente dos agricultores familiares os alimentos, que são doados ao redes socioassistenciais dos municípios participantes. São objetivos do programa combater a fome e a pobreza e fortalecer a agricultura familiar.

A adesão de Santana do Maranhão ao PAA trouxe não só comida para a mesa de muitas famílias, como também proporcionou uma renda para o pequeno agricultor local. A gestão construindo com a nossa gente reafirma o compromisso de cuidar dos santanenses. O trabalho avança no município... 

“O Coordenador do Programa, Ismael, ressalta que o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA prioriza a base nutricional das famílias mais carentes. Por isso a escolha de atender as famílias usuárias da rede de assistência social, para garantir alimentação de qualidade, ricos em vitaminas e proteínas, principalmente às crianças das diversas  famílias que hoje são beneficiadas”, pontua o coordenador.(veja vídeo abaixo)

Desde a primeira ação, já foram entregues aproximadamente 6 toneladas de alimentos

                                    Galeria de fotos abaixo:


terça-feira, agosto 08, 2023

Secretário de estado de Governo, Márcio Machado, recebe o prefeito Márcio Santiago e o Secretário Municipal, marcos Fabrício, para tratar de ações estruturantes para Santana do Maranhão

O prefeito Márcio Santiago, acompanhado do secretário municipal de Administração e Fianças, Marcos Fabrício, esteve nesta terça-feira (08), na Secretaria de Estado de Governo (Segov)  na capital São Luís, para tratar de parcerias entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Maranhão.

Durante o diálogo com o prefeito de Santana do Maranhão, o Secretário de Estado de Governo(SEGOV), Márcio  Machado, trataram de  diversos assuntos que garantem progresso e desenvolvimento para o município.

Entre as solicitações do gestor municipal junto ao secretário, parcerias em obras e projetos para o município foram as principais.



 

Prefeitura de Santana do Maranhão instala nova bomba d’água na rua Santa Bárbara

Nova bomba d água é  instalada  na Rua Santa Bárbara,  localizada atrás da Escola Estadual ( Centro de Ensino São Francisco)

Por intermédio do Departamento de Recursos Hídricos, a Prefeitura de Santana do Maranhão promoveu nesta terça-feira (08) a substituição da bomba submersa da rua Santa Bárbara.

Mais do que uma simples troca de peça, a administração afixou uma bomba com capacidade maior para a extração de água potável.

A máquina anterior, de 1 cV, deu lugar a um equipamento mais robusto, de 5 cV. A nova bomba vai possibilitar que o poço tenha água suficiente para atender a rua  e proximidades.

A chefe do Departamento de Recursos Hídricos, Chaguinha, salienta que esta ação imediata é orientada pelo prefeito Márcio Santiago, e objetiva minimizar os problemas de interrupção  de água na região.

Márcio Santiago afirma que tem instruído toda a sua equipe a permanecer sempre vigilante às demandas de todo o município, tanto do setor urbano como da área rural.

Atento aos anseios da coletividade nossa gestão procura  responder  prontamente dentro das possibilidades os anseios  dos santanenses. Desta maneira, substituímos a bomba de 1 cV por uma de 5 cV que vai garantir o fluxo hídrico para toda a localidade . Com atenção e presteza a gestão Construindo com a nossa  de Gente, disse o prefeito.

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão  segue trabalhando em prol de melhorias para a qualidade de vida da população, tanto na sede, quanto nos bairros e povoados.

                                                  VEJA GALERIA DE FOTOS:


                                                      VEJA VÍDEO ABAIXO:



sexta-feira, agosto 04, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão investe em qualidade e variedade no cardápio da merenda escolar

O prefeito Márcio Santiago  destacou que a gestão se esforça para que todos os alunos tenham bons produtos e bons pratos à sua disposição

A merenda escolar é de fato muito importante para que alunos tenham melhor rendimento em sala de aula. Por isso, no município de Santana do Maranhão a gestão ‘Construindo  com nossa Gente’ tem investido na compra de produtos de qualidade e na variedade do cardápio que será servido nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para o prefeito Márcio Santiago, a alimentação escolar é um compromisso e uma responsabilidade na sua gestão. “Garantir alimentação saudável é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, que ao se alimentarem bem, têm um desempenho melhor em suas atividades. Esse é o nosso compromisso, levar merenda de qualidade e promover bons hábitos alimentares aos nossos alunos santanenses”, destacou o prefeito.

A alimentação escolar é controlada por equipes técnicas, compostas por nutricionistas especializados em oferecer uma alimentação de qualidade e segura, o que contribui para o bom desempenho escolar e crescimento saudável dos alunos. Frutas, hortaliças, pães de leite, leite integral, polpa de frutas, carne bovina, frango, gêneros alimentícios diversificados são distribuídos, contribuindo com a oferta de uma alimentação saudável. Todo esse processo é acompanhado pelo conselho. O Conselho de Alimentação Escolar do Município (CAE) fiscaliza o uso dos recursos federais advindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a qualidade das refeições servidas no Programa de Alimentação Escolar que atende os alunos da Rede Municipal  da Prefeitura de Santana do Maranhão.

O secretário municipal de Educação, Pedro Reis, e sua equipe se organizam para que o estoque seja monitorado diariamente e sempre que produtos estiverem próximos de terminar, a reposição seja realizada em caráter de urgência. Uma merenda balanceada e orientada por profissionais qualificados continuará a fazer parte do cotidiano dos alunos durante esse ano letivo.

Além disso, a Prefeitura também está promovendo visitas de nutricionistas nessas escolas. O objetivo é levantar dados dos estudantes, uma vez que a equipe recebe relatos sobre muitos alunos se encontrarem com restrição alimentar. Mais um motivo para que a refeição na escola seja farta e nutritiva.

“Saúde e Educação não andam separados. É importante cuidarmos do corpo docente e da infraestrutura do local para que os estudantes tenham um aprendizado excelente, mas também é essencial cuidarmos da alimentação dos alunos para que eles sejam saudáveis. Crianças e adolescentes saudáveis absorvem muito melhor os conteúdos educativos”, ressalta o prefeito, Márcio Santiago.

O secretário de educação Pedro Reis  ressalta que as escolas estão abastecidas para cumprir este objetivo: “Nossas cozinhas estão bem estocadas, as merendeiras orientadas e a equipe nutricional trabalhando com força total para que nossos  1.700(mil  e setecentos )alunos tenham uma merenda gostosa e de qualidade”.

quinta-feira, agosto 03, 2023

EQUIPE DA PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “CUIDAR DE TODOS – ATENÇÃO PRIMÁRIA” EM SÃO LUÍS

O Procurador do Município, Bernardo Spindula, a Secretária de Saúde, Michelle Galganni e a Assessora Técnica da Saúde, Andréia Barbosa representaram nesta quinta-feira (03/08), o município de Santana do Maranhão  na solenidade de lançamento do programa “CUIDAR DE TODOS – ATENÇÃO PRIMÁRIA”. O lançamento aconteceu no Auditório do Hotel Blue Tree Towers, na capital maranhense. Na oportunidade a equipe participou ainda do Seminário “Programa Cuidar de Todos: Construindo uma APS mais resiliente”.  Um momento importante para discutir e contribuir com as ações que serão desenvolvidas no município pelas equipes da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica por meio do Programa.

Durante o evento. o Governador Carlos Brandão anunciou que o programa Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Na oportunidade, houve também o lançamento e entrega das cadernetas de acompanhamento das crianças e gestantes do estado, a apresentação do site e do painel de indicadores do Programa Cuidar de Todos, além da assinatura da Lei e do Termo de adesão ao Programa.

O Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária visa estabelecer pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no Estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses.

Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o “Programa Cuidar de Todos” objetiva fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.

Segundo a secretária municipal de saúde, Michelle Galganni, “a parceria e união entre o Estado e o Município de Santana do Maranhão são importantíssimas para garantir o bem estar dos munícipes. O objetivo do programa é realizar investimentos na atenção primária em saúde. Um programa deste porte será muito importante não só para Santana do Maranhão  como para todas as  cidades de nosso estado. A nossa gestão com o apoio do  prefeito Márcio Santiago  Continuará  firme em busca de melhorias, para todos os santanenses ”, disse  a secretária.

Veja fotos e vídeo abaixo:




quarta-feira, agosto 02, 2023

Realizada em Santana do Maranhão a reunião de alinhamento das ações do Programa Cidade Empreendedora


A reunião de alinhamento das ações do programa Cidade Empreendedora em Santana do Maranhão foi realizada nesta quarta-feira (02) na Sala do Empreendedor.  Estiveram presentes a consultora do Programa Cidade Empreendedora Rita Sandreia, Secretario de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Paulo Neto, Coordenador da Sala do empreendedor Davi Alves e o  Engenheiro Agrônomo, Francisco Tavares.  

De acordo a consultora  do Sebrae   Rita Sandreia , o objetivo da reunião, foi alinhar as ações a serem implantadas por meio do Cidade Empreendedora. Reforçando principalmente as questões sobre o Plano de Ações,  Agente de Desenvolvimento Local, Sala do Empreendedor e eixos a serem desenvolvidos como, turismo, agricultura ,etc.

Na oportunidade, foi apresentada ideias  e soluções que serão implementadas no município por meio da parceria entre prefeitura, SEBRAE - CHAPADINHA  e Governo do Estado do Maranhão.

O programa Cidade Empreendedora propõe gerar um ambiente de negócios voltado ao desenvolvimento local, dinamizando a economia e gerando emprego e renda nas cidades participantes. Eixos como educação empreendedora, sala do empreendedor, planejamento estratégico e compras governamentais são alguns dos pontos trabalhados pelo o programa.



sábado, julho 29, 2023

SANTANA DO MARANHÃO EM DESTAQUE: Governador Brandão, exalta ‘ biscoito magu’ em evento da Confeaf na capital São Luís

Presidente da Associação de Moradores e Produtores do Povoado Cabeceira do Magu  é recebida pelo governador  do Maranhão e entrega  biscoitos produzidos por mulheres  da região.

O governador do Estado Maranhão, Carlos Brandão, abriu espaço na agenda para receber a presidente da Associação de  Moradores e Produtores do Povoado Cabeceira do Magu, Marinez da Conceição Firmino, na ultima  terça-feira (27). A Presidente representava o município de Santana do Maranhão como delegada no evento da Conferência Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, que aconteceu na capital do estado.

“A  conferência  foi extremamente importante, além de   debatermos os rumos da agricultura familiar, a gente teve a oportunidade de conversar com  o governador Carlos Brandão  acerca  da dificuldades  dos agricultores familiares, e também apresentarmos  o nosso produto(Biscoito Magu ), e ouvimos do nosso governador  a proposta de desburocratização para o registro do produto, cujo   será  melhorado no sentido de fortalecer a comercialização. Por isso o evento foi marco e de fundamental importância para a gente”, comentou dona Marines .

A Confeaf é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e, além do debate do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, busca promover a troca de ideias entre os diversos atores sociais para o fortalecimento da produção no estado. O evento reuniu representantes dos povos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, movimentos sociais, agricultores familiares e autoridades de mais de 130 municípios que debateram o tema “Alimentos saudáveis + respeito à natureza = vida digna” durante os painéis, grupos temáticos e uma grande plenária final.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão lembrou que o debate permitirá a definição do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural para a elaboração de políticas públicas alinhadas com o anseio dos agricultores familiares. Ele ressaltou que uma das características da gestão é desenvolver um governo participativo, considerando as contribuições da sociedade.

Essa conferência democratiza a maneira de fazer gestão na agricultura. Aqui a gente teve a oportunidade de conversar com agricultores familiares de vários municípios, e nós viemos ouvir essas pessoas para fazer o Plano Estadual da Agricultura Familiar. O Governo Federal já lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar e nós estamos elaborando esse plano estadual para acertar, e só acerta quando se ouve o agricultor familiar”, afirmou Brandão

                                               ASSISTA VÍDEOS ABAIXO:





 

 

terça-feira, julho 25, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão beneficia a comunidade do Santo Antônio com nova base e nova caixa d’água com capacidade para 15 mil litros


A Prefeitura de Santana do Maranhão, através do Departamento de Recursos Hídricos, esteve hoje terça-feira, (25), no Povoado Santo Antônio para realização de um importante trabalho.     Pensando em melhorias para a comunidade, instalou uma nova estrutura  e nova caixa d’agua para atender de forma eficiente a população local.  .

Uma das prioridades do governo “Construindo com a nossa Gente” é manter o pleno funcionamento o abastecimento de água em todas as comunidades rurais.

A prefeitura de Santana do maranhão tem trabalhado firme neste sentido, vários trabalhos já foram desenvolvidos a fim de melhorar o abastecimento em diversas localidades.

A nova estrutura e nova caixa d’agua da comunidade de Santo Antônio, além facilitar a distribuição, ajudará a evitar o desperdício de água, pois a antiga havia rachado recentemente.

                                                Veja vídeo abaixo


 

.

PREFEITO ACOMPANHA OBRAS EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO

As visitas são necessárias para que a administração acompanhe de perto o andamento das obras e também se estão ocorrendo dentro do padrão exigido, para que sejam entregues obras de qualidade para a população de Santana do Maranhão.

Durante o dia de ontem (24/07), o prefeito de Santana do Maranhão, Marcos Santiago,  realizou algumas visitas, a fim de conferir a execução de algumas obras que estão em andamento no município.

O prefeito começou as visitas pela escola Castro Alves, que está passando  por uma ampla reforma e ampliação da edificação, e já se encontra na fase final das obras.

Em seguida foi a vez de conferir em que fase estão as obras de recuperação  da estrada que liga o povoado São João dos Texeiras até o povoado São Domingos.

Durante todos os trechos percorridos, o prefeito Marcio Santiago  atendeu moradores e acompanhou outras ações que estão sendo implantadas pelo seu governo.

De acordo com o prefeito, as melhorias fazem parte da missão principal de transformar a vida dos cidadãos santanenses.   “Nosso propósito de levar dignidade para todas as famílias continua com força total. Temos equipes engajadas nas obras de infraestrutura em locais que antes eram esquecidos e invisíveis aos olhos de antigas gestões municipais”, ressaltou. “Seguimos firmes e fortes para garantir que a região cresça e se desenvolva com essas melhorias”, completou Márcio Santiago.


                                             Veja vídeos baixo das visitas:









terça-feira, julho 18, 2023

VEJA: Atletas do projeto “Pequeno Samuray” apoiados pela Prefeitura de Santana do Maranhão brilham no torneio Norte Nordeste de jiu-jitsu

No dia 17 de julho, atletas do município de Santana do Maranhão do projeto “Pequeno Samuray” participaram  do torneio Norte Nordeste de jiu-jitsu   na cidade de São Luis, com o apoio da Prefeitura de Santana do Maranhão , por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social  e Serviço do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Atletas santanenses se destacaram e encheram de orgulho o seu povo, levando o nome e as cores do município através da garra, determinação e habilidades excepcionais, conquistando resultados impressionantes.

O sucesso do projeto Pequeno Samuray é um exemplo inspirador de como o esporte pode transformar vidas e comunidades. Graças ao apoio da Assistência Social, da Prefeitura Municipal e do Serviço do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, esses jovens atletas tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades, fortalecer seu caráter e alcançar grandes conquistas.

“Todo esporte é bem-vindo para a sociedade. Todo esporte tem sua cultura e sua forma de expressar e fazer assim uma qualidade de vida para todos que o praticam. Por isso devemos incentivar nossas crianças desde cedo para qualquer tipo de esporte. Nossos atletas receberam o apoio da Prefeitura e assim voltaram para casa com um excelente resultado,  conquistando  medalhas. Parabenizo a Equipe do Projeto Pequeno Samuray de  Jiu-Jitsu de Santana do Maranhão  que participou do Torneio Norte Nordeste  de Jiu-Jitsu na capital do Maranhão  e por terem levado o nome do nosso município   e terem representado muito bem a cidade”, fala o Prefeito Márcio Santiago.

A Secretária de Assistência social, Bruna Braga  Parabeniza os jovens atletas, os professores Gil e Ana Paula, à Assistência Social, à Prefeitura Municipal e a todos que tornaram o projeto Pequeno Samuray uma realidade. “Vocês são verdadeiros campeões”, disse a secretária.


 

 

sábado, julho 15, 2023

SANTANA DO MARANHÃO: Prefeito, vice e autoridades participam da abertura da 11ª Conferência de Assistência Social

O prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, participou na manhã desta sábado (15) da abertura da 11ª Conferência Municipal  de Assistência Social, que aconteceu na E.M Dep. Júlio Monteles. O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e pelo Conselho Municipal  de Assistência Social (CMAS). Além do prefeito , participaram da composição da mesa  a primeira dama Eridan Santiago, vice-prefeita Ângela Oliveira, Secretária da Mulher Franciane Melo, diretor do hospital Genildo, secretária adjunta de educação Lucilda, vereador Zé dos Santos, técnica de programas  Priscila, presidente do cons. de assistência Marilene, representantes dos usuários do suas Estela e a secretária de Assistência Social Bruna Braga.

Na solenidade, Márcio Santiago falou da importância desse momento para discutir as prioridades das políticas públicas na assistência social. “Esse encontro não é fruto do acaso, mas o desdobramento de um amplo debate proposto por meio dessa  conferência, que direcionará  as prioridades que serão discutidas aqui e, de onde sairão às diretrizes que inclusive vão nortear a nossa gestão, e nesse contexto,  a sociedade civil  corrobora na avaliação das políticas públicas  e sem dúvida culminará  no bom   trabalho desenvolvido pela secretaria de Assistência Social”, destaca o prefeito.

 

O tema central da conferência: "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos ", é colocado reafirmando o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para os santanenses, trazendo os usuários para o centro do debate, e do planejamento da Política de Assistência Social.

A vice-prefeita, Ângela Oliveira, mostrou seu contentamento em participar da Conferência. “trabalhei alguns  anos na SMAS. E eu sei da importância das conferências, que vem os pedidos dos usuários  sobre os serviços da Assistência Social. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir, para sermos garantidores de direitos para as pessoas que mais precisam”, destacou, aproveitando para elogiar os servidores da SMAS, principalmente a secretária da pasta.

 

 A presidente do Conselho de Assistência Social Agradeceu  a todos pela presença. É muito importante esta Conferência para todas as entidades. “Precisamos unir forças e pessoas dedicadas para reconstruir a Assistência Social e mudar a realidade das pessoas carentes em nosso município”, falou a  presidente do CMAS, Marilene 

A Secretária, Bruna Braga  também agradeceu a presença de todos  por deixarem os seus afazeres  em pleno sábado  e participarem ativamente do evento que trata da construção de políticas publicas para todos os santanenses,  e  ainda reforçou a relevância das conferências municipais para melhorar o atendimento à população e ampliar a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS no município.





 

 

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...