domingo, setembro 03, 2023

GOVERNADOR BRANDÃO VISITA STAND DE SANTANA DO MARANHÃO NO FESTIVAL MARANHENSE DA CACHAÇA CULTURA & SABORES

Na noite do ultimo sábado  (2), o governador  Carlos Brandão  e a primeira-dama Larissa Brandão,  visitaram   o stand de produtores da tiquira de Santana do Maranhão, na capital  São Luís, que iniciou na noite da quinta-feira, 31, no Multicenter Sebrae.

O casal foi recebido pelo secretário  municipal de administração e finanças de Santana do Maranhão  Marcos Fabrício,  pelo  agente de desenvolvimento da sala do empreendedor, Davi Alves, assessor jurídico da prefeitura Getúlio Durans e produtores de tiquira do município.  Para o governador, a visita foi uma forma de conhecer  o produto  e  prestigiar o  trabalho realizado no processamento da ‘tiquira magu’, e valorizar os  produtores  que contribuem com a economia do estado , comercializando os  seus produtos e também divulgando a cultura  que culminará no fortalecimento do turismo local.


O Festival segui até sábado, 2, e  foi é uma oportunidade única para os apreciadores das bebidas experimentarem diferentes combinações. Além disso, é um espaço para empresas, produtores, fornecedores de equipamentos, insumos e serviços realizarem negócios.

No encerramento do festival, a Tiquira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense em um ato assinado pelo governador Carlos Brandão. O reconhecimento do produto ‘tiquira’ , é sem duvida essencial  não só para as marcas de cachaça, mas também para quem produz Tiquira e a agricultura como um todo, já que a nossa Tiquira é feita da mandioca.

Portanto, o Festival Maranhense da Cachaça proporcionou muitos sabores e cultura a quem foi contemplar este que é considerado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça no Norte e Nordeste. No total, 80 expositores apresentaram seus produtos a um público estimado em 30 mil pessoas. Além das cachaças, o evento contou com a exposição de produtos artesanais, como lingüiças, farinhas, geléias e pães. 

                                                            VEJA MAIS FOTOS ABAIXO:





sexta-feira, setembro 01, 2023

PREFEITO MÁRCIO SANTIAGO VISITA ESTANDE DE PRODUTORES DE SANTANA DO MARANHÃO NO 2º FESTIVAL MARANHENSE DA CACHAÇA

 O município conta com nove (9)  alambiques, podendo oferecer a Santana do Maranhão  uma identidade econômica no ramo da tiquira

O prefeito Márcio Santiago e uma comitiva formada por Secretários Municipais  de Santana do Maranhão  estiveram  no Multicenter  Negócios e Eventos, em São Luís  visitando o estande de  produtores da Tiquira Magu    que participam  do Festival Maranhense da Cachaça.

A Tiquira é um dos destaques do Festival da Cachaça, e trás uma novidade neste ano: a conquista do patrimônio imaterial da tiquira que será reconhecida com a assinatura do governador do estado, Carlos Brandão durante o festival da cachaça.

O festival é uma iniciativa do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão.

O município de Santana do Maranhão  é um dos destaques na produção de tiquira  artesanal pelas condições   edafoclimáticas excepcionais que o município  oferece  e pelo segredo cultural operado nos  Alambiques  das famílias tradicionais que há anos produzem . “Este é um setor que está crescendo em Santana do Maranhão e que pretendemos incentivar pelo seu potencial econômico,  turístico e cultural”, afirma o prefeito Márcio Santiago.


 

 


quinta-feira, agosto 31, 2023

Prefeito Márcio Santiago é recebido no Palácio dos Leões pelo Subsecretário da Casa Civil

O Prefeito  Márcio Santiago acompanhado do Secretário de Administração Marcos Fabrício   foi  recebido nesta quinta-feira (31) no Palácio dos Leões  pelo Subsecretário  de Governo de Estado, Júnior Viana, para reforçar o compromisso do Estado com investimentos estruturantes para a cidade de Santana do Maranhão  em diversas áreas, em destaque Infraestrutura( Melhoria da Pavimentação, Ampliação do Abastecimento de Água, reforma do hospital [ ... ]

Márcio Santiago destacou a importância do alinhamento entre o município e o Estado. "O Governo do Maranhão tem sido um importante aliado e parceiro nas ações de melhoria da nossa cidade. Somos sempre atendidos em nossas reivindicações.  Por isso,  em nome do povo de Santana do Maranhão ,  agradeço pelos investimentos de desenvolvimento para nossa cidade", finalizou o Prefeito. 


 

SANTANA DO MARANHÃO PARTICIPA DA XII EDIÇÃO DA ETAPA ESTADUAL DO PREMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA

 Vice-Prefeita, Secretário de Administração e Agente de Desenvolvimento  de Santana do Maranhão marcam presença no  evento

 A vice-prefeita Ângela Oliveira, o Secretário de Administração Marcos Fabrício e o Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Davi Alves, estiveram  na noite  de ontem quarta -feira (31)  no  Multicenter Negócios e Eventos na capital São Luis   para o  lançamento estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A iniciativa promovida pelo Sebrae tem como objetivo reconhecer e premiar práticas bem-sucedidas adotadas pelas prefeituras que contribuem para criar um ambiente de negócios favorável ao crescimento e consolidação das micro e pequenas empresas, além de promover o desenvolvimento social e territorial dos municípios.

O evento destacou a importância do apoio das prefeituras na promoção do arranjo produtivo econômico impulsionado pelos micro e pequenos empreendedores na cidade.  O  secretário de Administração  Marcos Fabrício  ressaltou que a prefeitura de Santana do Maranhão  tem como foco estimular o crescimento desses negócios, uma vez que o emprego se configura como um dos principais projetos sociais do município.

O município de Santana do Maranhão vive um novo ciclo de crescimento econômico, consolidando-se como cidade com aptidão para o ecoturismo. Esse impulso tem gerado uma série de atividades econômicas aquecidas, resultando em diversificação de negócios e na criação de um ambiente propício para o desenvolvimento. A participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reafirma o comprometimento da cidade com a promoção do empreendedorismo e o crescimento sustentável.

A XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora destaca a relevância das ações municipais no fomento ao empreendedorismo e à economia local. Com iniciativas que visam criar condições ideais para a expansão de micro e pequenas empresas, as prefeituras contribuem significativamente para a geração de empregos e o fortalecimento das bases econômicas das cidades.



quarta-feira, agosto 30, 2023

PREFEITURA TROCA BOMBA DO POVOADO COQUEIRO E GARANTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

EQUIPAMENTO FOI INSTALADO E MORADORES TERÃO MAIS QUALIDADE AO RECEBER A ÁGUA POTÁVEL

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio do Departamento de Recursos Hídricos, trocou nesta quarta-feira (30 de agosto) a bomba do poço artesiano do Povoado do Coqueiro. O equipamento havia queimado e de imediato o prefeito Márcio Santiago  solicitou a troca. “Sabemos que o sistema d’água do povoado Coqueiro  que fica próximo ao colégio   é abastecido pelo poço artesiano. Pedi agilidade na compra do equipamento para evitar grandes transtornos à comunidade.”, ressaltou o prefeito.

De acordo com a chefe do Departamento de Recursos Hídricos, Chaguinha , a bomba veio de Parnaíba  e a equipa da prefeitura  realizou a instalação. “Acompanhamos a retirada da bomba estragada e a colocação da nova. Agora vamos garantir o abastecimento de água aos moradores do povoado Coqueiro.”, disse a responsável pelo Departamento.


Prefeitura Municipal convida população de Santana do Maranhão para 1ª Caminhada Ativa “Agosto Lilás”, que acontece nesta quarta -feira, 30

Acontece nesta quarta-feira, às 17 horas, em Santana do Maranhão, a 1ª Caminhada Ativa em alusão a campanha “Agosto Lilás”, pelo fim da violência contra a mulher (viver sem violência é um direito de todos). A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde e Secretaria de Administração e, a concentração, ocorre na praça de eventos no centro da cidade.

O movimento “Agosto Lilás” foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 07 de agosto de 2006 e que, em 2023, completa 17 anos.

O convite está aberto a todas as cidadãs e cidadãos do Município, a participarem da nossa caminhada e fazer parte desta luta ao lado de todas as mulheres vítimas de violência! Se possível vista lilás, roupas leves, tênis e leve a sua garrafinha com água!

*Durante a programação haverá sorteio de 3 pix.

Prefeitura de Santana do Maranhão

Construindo com a nossa gente!

 

terça-feira, agosto 29, 2023

VEJA SANTANA DO MARANHÃO EM DESTAQUE: CICLISTAS SANTANENSES REPRESENTAM MUNICÍPIO NO EVENTO DE PEDAL NA CIDADE DE BURITI/MA

No último domingo, dia 27 de agosto, os ciclistas do “Grupo de Pedal dos Amigos de Santana do Maranhão-MA”, estiveram representando nosso município na cidade de BURITI/MA. Neste Desafio participou :  Rener Wilkys, Wendel, Kátia, Naldo, Sâmia Mareiro e Mykaela , todos pelo  Grupo de Santana do Maranhão, o qual contou com uma mega estrutura, tudo muito bem organizado para acolher os atletas da região.

O grupo Pedal dos Amigos de Santana do Maranhão -MA, se destacou  dentre tantas outras cidades presentes  no evento do Estado do Maranhão e Piauí.

O pedal foi promovido pela Radical Motos e contou com um percurso de 45 Km, onde centenas ciclistas puderam desfrutar de uma aventura que contou com muita adrenalina e emoção!

Parabéns ao grupo “PEDAL DOS AMIGOS  DE SANTANA /MA” e que continuem praticando e incentivando outras pessoas a aderirem a prática esportiva do ciclismo,  que tem se tornado inspiração e melhorado a saúde de muitos!

Veja abaixo mural de fotos

 

 

segunda-feira, agosto 28, 2023

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO E SEBRAE REÚNEM SECRETÁRIOS E COORDENADORES PARA DISCUTIR O EIXO DE DESBUROCRATIZAÇÃO

Programa Cidade Empreendedora: ação conjunta entre Prefeitura  de Santana do Maranhão e Sebrae-MA visa fortalecer empreendedorismo local

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por intermédio da Sala do Empreendedor e,  o Sebrae-MA reuniu, secretários municipais e colaboradores da gestão municipal para  continuidade do programa “Cidade Empreendedora”, debatendo e discutindo o eixo de “ Desburocratização”. A reunião aconteceu na manhã desta segunda- feira, 28 de agosto de 2023 no gabinete  do prefeito. Participaram  da discussão a Gerente Regional do SEBRAE  Rosa Amélia, Consultor do Sebrae  responsável pelo Eixo de Desborucraritização Bruno Samuel,  Vice-Prefeita Ângela Oliveira, Agente de Desenvolvimento Davi Alves , Chefe do Departamento de Terras e Tributos Zequinha Doca, Coordenador da  Vigilância Sanitária Nailton Silva Costa,Chefe de Gabinete  Mazé, Técnico d e Topografia Felipe, representante do Meio Ambiente Babido  e Chefe de Departamento de Comunicação Francisco Tavares.

O intuito do programa é transformar o cenário empreendedor local de maneira abrangente e eficaz. Um dos principais eixos, a desburocratização, busca simplificar processos relacionados à abertura, alteração e baixa de micro e pequenas empresas. Esse esforço visa reduzir tanto o tempo quanto os custos associados a essas operações, beneficiando diretamente os empreendedores locais. Através de medidas como a simplificação de normas e procedimentos, a digitalização de serviços públicos e a adoção das novas Leis da Liberdade Econômica e do Ambiente de Negócios, criando um ambiente mais favorável para o crescimento desses negócios. O maior objetivo do eixo desburocratização é fazer com que a cidade de Santana do Maranhão  tenha um maior engajamento do empresariado local a fim de fomentar a economia aumentando a arrecadação do município e o número de empresários formalizados.

O “Cidade Empreendedora” é um programa do Sebrae, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. A meta do Programa é engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo através da potencialização e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“ O Agente de Desenvolvimento Davi Alves frisou que a  reunião de hoje marca um passo significativo em direção ao fortalecimento do empreendedorismo local e ao fomento do desenvolvimento econômico da cidade. Com a união de esforços entre a Prefeitura e o Sebrae, o Programa Cidade Empreendedora promete criar um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios, beneficiando toda a comunidade e contribuindo para um futuro mais próspero na nossa cidade”, disse Ele .

                                                       Veja fotos abaixo:











sexta-feira, agosto 25, 2023

EDUCAÇÃO: TÊM INÍCIO AS NOVAS TURMAS DO PROERD NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO

Prefeitura de Santana do Maranhão  investe em prevenção para combater as drogas nas escolas municipais através do PROERD

Iniciou ontem 24  as aulas de uma nova etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), em Santana do Maranhão. No município as atividades são coordenadas pelo soldado Rômulo Cardoso. O programa PROERD  neste ciclo está sendo aplicado  para novas turmas nas escolas Dep. Júlio Monteles, São Francisco e Cândido Mendes. Nessa etapa o programa irá contemplar 7 turmas de 5° e 7° ano.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. 

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão  e a Secretaria Municipal de Educação agradecem a parceria da Policia Militar  do 16º BPM de Chapadinha.. O PROERD é um importante instrumento social, de formação cidadã.

                                                                      Veja fotos abaixo:










 

PREFEITURA E EMPREENDEDORES DE SANTANA DO MARANHÃO PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO NEGÓCIOS RURAIS EM CHAPADINHA

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Sala do Empreendedor, mobilizou mulheres e homens do empreendedorismo  rural  do município, para participarem do II seminário “Negócios Rurais” promovido pelo Sebrae Chapadinha que, inclusive, ofereceu palestras  com temas voltados para soluções de mercado,  oportunidades de negócios rurais, levantamento da produção frutífera  e ainda, realizou um painel sobre fruticultura.  O evento aconteceu que aconteceu na quinta-feira (24), no Space Eventos, centro da cidade de Chapadinha.

Fizeram parte do grupo de Santana do Maranhão  que participou do seminário, a secretária da mulher  de Santana do maranhão, Franciane Melo, o agente de desenvolvimento da sala do empreendedor, Davi Alves,   o assessor jurídica da prefeitura, Getúlio  Durans, o técnico em agropecuária, Ismael e a empreendedora rural, Marines.



quarta-feira, agosto 23, 2023

Prefeitura Municipal e Sebrae promovem reunião a fim de fomentar o turismo em Santana do Maranhão

Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de identificar pontos de melhoria que podem fortalecer o segmento na região

A consultora do Sebrae, Rita Sandreia  que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, dentro do que diz respeito aos eixos que serão trabalhados, esteve na manhã desta quarta -feira (23) na sala do empreendedor,  com a finalidade de discutir  sobre o eixo de atuação do turismo. Estiveram também presentes, a Secretária da Mulher Franciane Melo, o Diretor da Sala do Empreendedor  Davi Alves e o Engenheiro Agrônomo  Francisco Tavares Pereira.

Durante a reunião foi discutido o setor do turismo e as estratégias que poderão promover o desenvolvimento local, executada no município pelo Programa Cidade Empreendedor e, após a reunião, o grupo fez uma visita ao empreendimento turístico (balneário do Gonçalo) no provado Santo Antônio. 

O objetivo da ação foi entender as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor, além de verificar como os novos conceitos de turismo podem ser adaptados e implementados de acordo com a realidade do município. Essa ação poderá vir ao encontro do Plano de Desenvolvimento Econômico que será feito para Santana do Maranhão, e será um passo para o início de um trabalho para desenvolver setor no município.

 município já possui vocação para o segmento e ações realizadas devem alavancar, ainda mais, a área como uma das áreas principais para o desenvolvimento econômico da região.

Com bioma rico em beleza natural, Santana do Maranhão se destaca no baixo Parnaíba como um dos municípios com grande potencial para o ecoturismo. Para auxiliar o  município, a alavancar o segmento de forma aliada a conservação do meio ambiente, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, deverá realizar um trabalho em conjunto com as gestões municipais e empresários voltado para consolidar a  região como destino turístico sustentável.

                                           VEJA FOTOS ABAIXO:






PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...