A Saúde Santanense lidera ranking do
Programa Previne Brasil: 1º lugar no Ranking nacional, 1º lugar no ranking
estadual e 1º lugar no ranking regional.
O município de Santana do Maranhão conquistou o 1º lugar no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil. O resultado é referente ao atingir nota 10 na avaliação do Quadrimestre 3 de 2023.
Com o resultado a cidade é considerada a
melhor em atenção primária em saúde do Estado do Maranhão avaliada pelo
Ministério da Saúde (MS), sendo eficiente
por alcançar nota 10 no Indicador
Sintético Final (ISF).
O Indicador Sintético Final (ISF) mensura os resultados do desempenho municipal com base nos sete indicadores selecionados pelo Previne. Esse indicador é mensurado a cada quatro meses obtendo o repasse financeiro para os quatro meses subsequentes. Santana do Maranhão ao apresentar o ISF de 10 na pontuação do MS, é bastante positivo para a cidade, pois determina o valor do incentivo financeiro para garantir os recursos básicos para a saúde.
O prefeito Márcio Santiago esboçou imensa alegria com o resultado . “Estamos muito felizes com o resultado alcançado. Toda essa evolução do município é o resultado do intenso trabalho que nossas equipes de saúde realizam em busca de melhorias. Isso mostra que estamos no caminho certo. O cuidado com nossos munícipes sempre estiveram e sempre estará em primeiro lugar. Gostaria de agradecer todos os envolvidos nessa conquista”, destaca o prefeito.
A secretária municipal de Saúde Michelle Galgani complementa as ponderações do prefeito Márcio Santiago através do reconhecimento da equipe de profissionais.” Ter chegado nessa posição demonstra todo nosso trabalho ao longo dessa jornada e o quanto estamos focados em melhorias para oferecer à população, sobretudo com uma equipe qualificada. Também agradeço a todos os profissionais pelo empenho e comprometimento com nossos munícipes, disse a secretária.
Entendendo melhor o ISF
O Indicador Sintético Final (ISF) corresponde ao cálculo do desempenho que o município alcançou no conjunto dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, que é o do modelo de financiamento da APS criado pelo Ministério da Saúde. Esses indicadores atendem a ações estratégicas voltadas para: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas.
O acesso a recursos para investimentos na Atenção Primária à Saúde depende do desempenho obtido pelo município nos indicadores do programa. O repasse financeiro às secretarias municipais só é feito mediante ao cumprimento das metas definidas pelo Ministério da Saúde.
Veja galeria de fotos da equipe abaixo:
Confira documento abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário