
O prefeito de Santana do Maranhão, Marcio Santiago, faz um pedido à população do município para que colabore nos trabalhos do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pedido é motivado pela prévia da população divulgada no mês de dezembro de 2022 pelo órgão federal, que ficou aquém do esperado.
Pela prévia desse ano de 2022, o município aparece com 10.325 habitantes. O número é inferior à estimativa populacional do ano passado, quando Santana do Maranhão aparecia com 13.704 moradores.
O IBGE não finalizou o censo no município, portanto há necessidade e urgência da instituição de pesquisa seguir recenseando em 2023 no município. Segundo a prefeitura, ainda restam números significativos dos domicílios santanenses a serem visitados pelos recenseadores, é possível que o número populacional do município sofra alteração, para maior.
Com a retração no número de habitantes, o município terá reflexos negativos nos repasses de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para esse fundo, o cálculo é feito com base em informações prestadas pelo IBGE, que divulga a estatística populacional dos municípios ao Tribunal de Contas da União (TCU). A partir dessa estatística, o TCU publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos municípios para a distribuição dos recursos.
Como o IBGE já encaminhou os números da prévia à corte de contas, Santana do Maranhão receberá repasses com base numa população menor que a de anos anteriores. Segundo o IBGE, Santana do Maranhão ‘perdeu’ 3.379 habitantes.
Com os novos números
populacionais, Santana do Maranhão, que tinha coeficiente 1,0 passou para o coeficiente 0,8. Diante do equivoco, o
município vai ter prejuízo de mais R$ 300 mil por mês,
podendo interromper vários serviços essenciais à população. Isso é uma perda
significativa para um município pequeno, cuja instituição sobrevive
absolutamente da receita para manter os serviços, a infraestrutura, folha de
pagamento e repasse do duodécimo para a Câmara de Vereadores.
Você que ainda não respondeu o Censo, pode entrar em contato pelos telefones(WhatsApp) e agendar sua entrevista.
98 8503-0858 e 98 9154-9690
Nenhum comentário:
Postar um comentário