sexta-feira, outubro 11, 2019

Em São Bernardo, prefeito articula com vereadores de sua base e tenta inviabilizar a discussão sobre a utilização e gastos dos precatórios do fundef, mas não consegue calar a voz dos professores.


 VEJAM VÍDEO:Professores gritam: Fascistas-Traíras não passarão, o precatório é nosso!


Na manhã desta sexta feira, 11 de outubro, a galeria da Câmara de Vereadores foi tomada por trabalhadores em educação, líder estudantil, representante do Sindicato dos professores, vereadores do bloco de oposição e população de São Bernardo na expectativa de ouvir do legislativo, principalmente dos vereadores que desaprovaram o projeto que beneficiaria os professores com precatórios do FUNDEF a explicação real de utilização e gastos com esses recursos.

Diante a resistência do prefeito João Igor em não garantir os direitos dos professores referentes aos precatórios à categoria compareceu a sessão da Câmara para exigir do legislativo uma explicação plausível acerca da utilização e gastos do FUNDEF (Plano de gastos), já que o Tribunal de Contas da União-TCU determina a construção de um plano de aplicação dos recursos, cujo deverá estar em linguagem clara, com informações precisas e os valores envolvidos em cada ação/despesa planejada. Esse plano deve receber a mais ampla divulgação e ser acompanhado pelos Conselhos do Fundeb, na sua elaboração e na sua execução nos  municípios.  Infelizmente a discussão não foi possível em virtude da ausência dos vereadores que comungam com os interesses do prefeito. O recuou dos nobres parlamentares nos faz pensar duas coisas: 1) Os nobres não tiveram coragem de enfrentar a sociedade após rejeitarem o projeto que possibilitaria aos professores garantir os direitos referentes aos precatórios 2) A ausência dos parlamentares foi costurada pelo executivo  como  estratégia de inviabilizar as reivindicações dos professores.

 O executivo não contava que em São Bernardo, município no baixo Parnaíba, divisa com Piauí, os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal de ensino não desistem e continuam reivindicando da prefeitura municipal o ressarcimento  dos recursos dos precatórios do FUNDEF para a categoria educacional.
 Num gesto de apoio, após o encerramento da sessão, os vereadores do grupo de oposição foram para a galeria e se solidarizaram com a categoria, aonde ouviram os professores e falaram sobre a necessidade de utilizar o dinheiro do FUNDEF somente depois de amplamente discutido e divulgado para a Câmara de Vereadores, sindicato dos professores, diretores de escola, alunos, país de alunos e sociedade como um todo.

No final da discussão o líder estudantil Victor Machado, convida todos que se faziam presentes no recinto para gritarem palavras de ordem em apoio aos professore e contra as ações ditatórias do governo municipal.

                                       
                                                              Confira, abaixo, mais fotos do evento. 












Confira, abaixo, documentos. 








Nenhum comentário:

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE SANTANA DO MARANHÃO REALIZA VISITA TÉCNICA EM PROPRIEDADES DE PLANTIO DE AÇAÍ NOS POVOADOS PASSAGEM DO MAGU E BAIXA FUNDA

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou, nesta quarta-feira (20), uma visita técnica a propriedades voltadas ao plantio de açaí nos p...