terça-feira, fevereiro 13, 2024

O ANTAGONISMO DO CRISTIANISMO X CARNAVAL

O antagonismo entre o cristianismo e o carnaval remonta a séculos de tradição e divergências. O cristianismo, com suas raízes fincadas nos princípios  morais e religiosas, vê o carnaval como uma celebração excessiva e pecaminosa. Desde o início, o carnaval tem sido associado a excessos. A Bíblia nos ensina a ser moderados e a ter domínio próprio. O carnaval também é usado como desculpa para praticar imoralidade sexual, fazendo coisas que em outros dias não seriam aceitáveis. A Bíblia nos avisa a ficar sempre longe da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18-19).

A ideia por trás do carnaval é que podemos cometer excessos e fazer coisas erradas nesse dia, porque nas semanas seguintes vamos nos purificar. Isso é falsa religiosidade, que não vem do coração (Mateus 15:8-9). Quem realmente tem seu coração transformado por Jesus não quer pecar mais. O pecado desagrada a Deus todos os dias. Carnaval não é exceção.

Para entender esse antagonismo, é necessário explorar as origens e significados de ambas as tradições. O cristianismo, em sua essência, prega valores de moderação e renúncia aos prazeres mundanos em favor da espiritualidade e da virtude em Deus. Por outro lado, o carnaval é uma festa que celebra a indulgência, a exuberância e a libertação das restrições sociais e religiosas. 

O período do carnaval é marcado por festividades extravagantes, desfiles coloridos, danças sensuais e uma atmosfera de hedonismo. Enquanto isso, os cristãos buscam a reflexão na Bíblia, culminando na observância da  proximidade da Semana Santa e na celebração da ressurreição de Jesus Cristo na Páscoa.

Essa dicotomia entre o carnaval e  cristianismo levou a tensões históricas e debates  em muitas sociedades onde ambas as tradições coexistem. A igreja cristã  evangélica procura repudiar  as festividades do carnaval devido à sua associação com comportamentos considerados pecaminosos, como o consumo excessivo de álcool, a promiscuidade, extravagância e o culto ao paganismo.

Em última análise, o antagonismo entre o cristianismo e o carnaval reflete tensões mais amplas entre tradição e modernidade, religião e secularismo, moralidade e prazer. Enquanto pessoas cristãs  veem o carnaval como uma manifestação de decadência e falta de valores, outras o enxergam como uma celebração da diversidade, da criatividade e da alegria de viver.

                                                       Francisco Tavares Pereira

Nenhum comentário:

REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO PARTICIPAM DO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE EM SÃO LUÍS

A vice-prefeita de Santana do Maranhão, Ângela Oliveira , acompanhada da primeira dama Eridan Santiago ,  do agente de  desenvolvimento Davi...