quinta-feira, fevereiro 01, 2024

Santana do Maranhão é destaque nacional em 1º lugar no ranking que avalia os indicadores da Atenção Primária.

 

A Saúde Santanense lidera ranking do Programa Previne Brasil: 1º lugar no Ranking nacional, 1º lugar no ranking estadual e 1º lugar no ranking regional.

O município de Santana do Maranhão conquistou o 1º lugar no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil. O resultado é  referente ao atingir nota 10 na avaliação do Quadrimestre 3 de 2023.

Com o resultado a cidade é considerada a melhor em atenção primária em saúde do Estado do Maranhão avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), sendo eficiente  por  alcançar nota 10 no Indicador Sintético Final (ISF).

 O Indicador Sintético Final (ISF) mensura os resultados do desempenho municipal com base nos sete indicadores selecionados pelo Previne. Esse indicador é mensurado a cada quatro meses obtendo o repasse financeiro para os quatro meses subsequentes. Santana do Maranhão ao   apresentar o ISF de 10 na pontuação do MS, é bastante positivo para a cidade, pois determina o valor do incentivo financeiro para garantir os recursos básicos para a saúde.

O prefeito Márcio Santiago  esboçou imensa alegria com o resultado . “Estamos muito felizes com o resultado alcançado. Toda essa evolução do município é o resultado do intenso trabalho que nossas equipes de saúde realizam em busca de melhorias. Isso mostra que estamos no caminho certo. O cuidado com nossos munícipes sempre estiveram e sempre estará em primeiro lugar. Gostaria de agradecer todos os envolvidos nessa conquista”, destaca o prefeito.

A secretária municipal de Saúde Michelle Galgani complementa as ponderações do prefeito Márcio Santiago através do reconhecimento da equipe de profissionais.“” Ter chegado nessa posição demonstra todo nosso trabalho ao longo dessa jornada e o quanto estamos focados em melhorias para oferecer à população, sobretudo com uma equipe qualificada. Também agradeço a todos os profissionais pelo empenho e comprometimento com nossos munícipes, disse a secretária.

Entendendo melhor o ISF

O Indicador Sintético Final (ISF) corresponde ao cálculo do desempenho que o município alcançou no conjunto dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, que é o do modelo de financiamento da APS criado pelo Ministério da Saúde. Esses indicadores atendem a ações estratégicas voltadas para: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas.

O acesso a recursos para investimentos na Atenção Primária à Saúde depende do desempenho obtido pelo município nos indicadores do programa. O repasse financeiro às secretarias municipais só é feito mediante ao cumprimento das metas definidas pelo Ministério da Saúde.

                                Veja galeria de fotos da equipe abaixo:


                                                   Confira documento abaixo:


Nenhum comentário:

Márcio Santiago e o Engenheiro Pádua respondem perguntas da população sobre obras e infraestrutura no 2º Programa “Café com Prefeito!”

O prefeito, Márcio Santiago, juntamente com a equipe do Departamento de Comunicação, iniciaram a live intitulada “Café com Prefeito”, que te...