A Prefeitura de Santana do Maranhão está promovendo um serviço de limpeza do Rio Magu, cujo leito em diversos pontos se encontra fechado. A limpeza está sendo executada em toda a margem do leito fazendo o serviço de roçagem para eliminar o excesso de vegetação às margens e no canal do rio.
Além da capina e limpeza das margens do rio, o leito do Rio Magu também está sendo limpo, com a retirada de galhos, troncos e entulhos, visando dar mais fluidez às águas, assim evitando o represamento do rio.
O grande acúmulo de vegetação no rio acaba gerando bloqueios na passagem de área, reduzindo a vazão pluvial. No município, a limpeza está sendo realizada periodicamente. Muitos homens estão envolvidos no trabalho.
É importante ressaltar que a limpeza da calha do rio vai melhorar o fluxo de água, mesmo após as chuvas. Na limpeza da calha desse rio, que nasce no povoado Cabeceiras do Magu, cortando todo município e desaguando no Rio Santa rosa em Araioses, está sendo feita uma desobstrução da vegetação em volta para um melhor fluxo da água. Esses serviços estão sendo acelerado, e desta forma, mesmo após as chuvas, o fluxo do rio continuará normal.
Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação dos ambientes naturais, visando garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
Veja fotos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário