sexta-feira, setembro 06, 2024

SANTANA DO MARANHÃO: na Casa dos Conselhos, localizada no bairro Itaquipé , ocorreu uma reunião entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal (CAISAN)

Na ultima quarta-feira, 04 de setembro, às 9h na Casa dos Conselhos do Município, ocorreu uma reunião  ordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ( COMSEA ) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal (CAISAN) com o objetivo de iniciar o debate para a construção do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do município. Dentro desse contexto o presidente do COMSEA  Domingos da Vereda  iniciou a reunião pautando a importância do  acompanhamento das atividades do plano de ação 2024, e por conseguinte  foi apresentado o diagnóstico sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional no município. Na ocasião, os conselheiros  apresentaram  propostas de ações para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - PLAMSAN.

O Município de Santana do Maranhão  aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)  portanto  busca construir a Política Pública Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O SISAN é um conjunto de ações e políticas que visa garantir o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar em todo o país. Essa adesão é um passo importante para articular esforços entre diferentes esferas de governo e sociedade civil, visando a promoção da saúde e a redução da fome.

A segurança alimentar e nutricional refere-se ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Isso envolve não apenas a disponibilidade de alimentos, mas também a capacidade das pessoas de adquiri-los, além de assegurar uma alimentação saudável que atenda às necessidades nutricionais da população.

A construção do plano é fundamental para identificar as necessidades locais, implementar estratégias eficazes e promover ações que garantam uma alimentação digna para todos os cidadãos do município. A participação da comunidade nesse processo é essencial para que as soluções atendam às realidades e demandas específicas da população.







Nenhum comentário:

O BARULHO DAS ÁRVORES ATRAI ATALHOS

Por Maria dos Reis. Ouço o barulho do vento em sintonia com a natureza e percebo a alegria dos animais silvestres pulando de galho em galho....