terça-feira, junho 13, 2023

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO PROMOVE REUNIÃO DE ALINHAMENTO COM REPRESENTANTES DAS UNIDADES RECEBEDORAS PARA INÍCIO DA COMERCIALIZAÇÃO DO PAA

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento  Econômico(Sagride), realizou reunião com representantes das unidades recebedoras  sobre o início da entrega de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A reunião ocorreu nesta quarta-feira  dia 13 de  junho de 2023, no Gabinete do Prefeito. Na oportunidade a Secretária Adjunta de Agricultura, Silvia Araújo, e o coordenador do programa no município Ismael, explanaram sobre a forma de operação do programa, passando orientações gerais as Unidades que irão receber  os alimentos dos agricultores familiares  cadastrados, falaram ainda,  como será feita a forma de organização de entrega dos alimentos.


O encontro também contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Neto  que destacou a importância do programa e também esclareceu a forma de participação para  comercializar os produtos através do programa, e também elogiou a preocupação do município na busca por recursos e incentivos para a agricultura familiar.

Os alimentos adquiridos são doados às unidades (tais como: Centros de Referência de Assistência Social (Cras), algumas escolas, hospital, etc.

                                      Fotos do evento abaixo:










 

 

segunda-feira, junho 12, 2023

A PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO REALIZA SORTEIO DOS TIMES PARA O CAMPEONATO SANTANENSE 2023

Quatorze equipes disputam o título e uma premiação de R$ 11 mil.

A Prefeitura, por meio do  Departamento  de Esporte, realizou na última sexta-feira (09/06), o pré lançamento do Campeonato Santanense 2023, com os sorteios dos times inscritos. O evento ocorreu na  auditório  Câmara Municipal de Vereadores.

A Abertura do campeonato santanense 2023  acontecerá no dia 27/07 e contará com 14 times devidamente inscritos, e  os  jogos serão disputados nos seguintes campos: Serrate, Riachão e São João e a dinâmica, será jogos de ida e volta. O regulamento foi preparado para que tudo ocorra em prol de times e atletas do município de Santana do Maranhão, conforme demonstrado no regulamento apresentado a todos os times inscritos. Veja tabela abaixo dos confrontos definidos no sorteio:


Para acompanhar a dinâmica do sorteio, estiveram presentes os dirigentes de cada time, técnicos, Presidente da Câmara, Vereador Weliton Araújo, o Vereador, Marquinho Santiago, o Agente de Desenvolvimento, Davi Alves, e o Ex-presidente e Treinador do Verona Esporte Clube, Sr.Chico Manduca. 

O sorteio foi realizado pelo chefe do Departamento  de Esporte , Ricardo , auxiliado pelo Assistente  Gilson Braga.

Veja abaixo  a premiação  definida  para campeonato santanenses  2023:

Premiação Geral: R$ 11.000,00

Campeão: R$ 7.000,00

Vice: R$ 3.000,00

Artilheiro: R$ 500,00

Melhor Goleiro: R$ 300,00

Melhor Técnico: R$ 200,00

*Ainda receberão troféus e medalhas.

                                         Confira abaixo fotos do evento :








quinta-feira, junho 08, 2023

Prefeitura emite Nota de Pesar pela morte da avó da chefe de gabinete do prefeito de Santana do Maranhão, dos funcionárias do município Ana Maria, Deuzinha, Socorrinha, Marivalda e Kalunga

 

Com profundo pesar, o prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, lamenta o falecimento de Dona Sebastiana Vieira Braga, aos 85 anos, avó da Chefe de Gabinete do Prefeito de Santana do Maranhão, Maria José Silva Braga(Mazé). Dona Sebastiana era uma pessoa querida e respeitada, conhecida por toda região  e,  matriarca de uma família bastante grande.

Neste momento de dor, nos unimos à família de dona Sebastiana  em solidariedade e expressamos nossas mais sinceras condolências e pesar. Pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos, dando-lhes a força e a serenidade necessárias para enfrentar esta grande perda.

Dona Sebastiana deixa um legado de amor e carinho, que será sempre lembrado por todos que a conheceram e conviveram com ela. O velório de Dona Sebastiana será na própria residência, onde morou por muitos anos, localizado na avenida Governadora Roseana Sarney.

O enterro será amanhã, dia 09/06, às 08h, no cemitério  local. Que Dona Sebastiana  descanse em paz nos braços de Deus e que sua memória seja sempre lembrada como exemplo de amor e bondade. Sua partida deixa uma grande lacuna em nossos corações, mas sua presença continuará viva em nossas memórias e corações. Aos familiares e amigos, reiteramos nossas condolências e solidariedade neste momento de dor. Dona Sebastiana foi uma pessoa muito amada e respeitada por todos que a conheceram e sua ausência será profundamente sentida. Que Deus os abençoe e lhes dê força para superar essa perda.


domingo, junho 04, 2023

Paulo Henrique Coelho Silva( Paulinho do Cecílio ), ex-vice-prefeito de Santana do Maranhão, morre aos 52 anos

Paulo Henrique Coelho Silva foi vereador  entre os anos de 1997 e 2004  e vice-prefeito entre os anos de 2005 a 2008  e teve grande participação na política no município.


O domingo  amanheceu triste com a perda de mais um importante nome para a cidade. Paulo Henrique Coelho Silva foi vereador de 1997  2004 , onde ocupou por dois anos a cadeira da presidência da câmara municipal e entre os anos de 2005 a 2008 serviu ao povo santanense com vice-prefeito.

Paulinho foi um homem público, equilibrado, bastante discreto  e serenidade ímpar, compartilhada com todos a sua volta.  O povo santanense com certeza tem a gratidão e privilégio por ter caminhado ao lado dessa personalidade histórica, que iniciou a caminhada desde a emancipação de Santana  do Maranhão.   O povo mais uma vez agradece  por tudo que fez pela nossa Santana do Maranhão que tanto  contemplava a presença de uma liderança nos eventos políticos e sociais .

O prefeito Márcio Santiago  lamentou a morte do ex vice-  prefeito de Santana do Maranhão. Ele faleceu na madrugada de hoje (04), em Parnaíba , aos 52  anos de idade, vítima de complicações renais.

Segundo Marcio Santiago, a morte dele foi uma grande perda para Santana do maranhão, tendo em vista os relevantes trabalhos no legislativo e executivo  que ele prestou ao município, durante os mandatos que o povo lhes concedeu no período de 1997  a 2008.

Paulo do Cecílio  era uma homem  apoiador, amigo e que ajudou muito o povo de Santana. Com certeza esta é uma grande perda para todos nós. Vamos sentir muito a falta dele pelo carinho, a amizade e o respeito com que tratava a todos”, declara o prefeito Márcio Santiago.

 

sexta-feira, junho 02, 2023

Prefeitura restabelece abastecimento d’água no Bairro São José

Equipe técnica do departamento de recursos  hídricos instalou  uma bomba nova para substituir a  queimada  devido ao desgaste do tempo  e o fornecimento foi normalizado  na tarde desta sexta-feira.

A bomba elétrica responsável pela captação de água no poço do bairro São José já foi  trocada por uma nova  e o fornecimento de água para a comunidade foi restabelecido no final da tarde desta quarta-feira, 02.  A Prefeitura de  Santana do Maranhão, por meio do Departamento de Recursos Hídricos , realizou o serviço através da equipe técnica. Dada a complexidade da instalação  do equipamento, foi necessário uma série de procedimentos para o retorno com êxito do abastecimento. A O antiga bomba queimou devido ao desgaste do tempo, sendo assim, a gestão  providenciou a troca da bomba.

A chefe do Departamento de Recursos Hídricos, Chaguinha , esteve no local e reforçou o compromisso da Prefeitura com a comunidade e reforça o empenho de todos e agradece pela  resolução do problema. "Sempre que precisarem estaremos aqui, prontos para atendê-los", afirmou.

 

Josimar garante busca de recursos para rodovias maranhenses…

Deputado federal federal recebeu o superintendente do DNIT, Glauco Henrique, e assumiu o compromisso – junto com a deputada Detinha – de apresentar emendas parlamentares para aplicação nas BRs que cortam o estado

No encontro com Glauco Henrique, Josimar comprometeu-se a encaminhar emendas da bancada do PL para as obras nas rodovias maranhenses

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou o compromisso da bancada do PL em destinar recursos ao DNIT, via emenda parlamentar, para que possa concluir serviços em andamentos e iniciar novas obras.

Os recursos – que serão autorizados pelo Governo Federal – devem ser investidos em melhorias na infraestrutura.

– Tive a oportunidade de receber em nosso escritório, o superintendente regional do DNIT, onde a gente pôde conhecer o mapa de investimentos do DNIT para 2023. Fiquei feliz em saber da reforma de várias BRs e também da continuação do trabalho de recuperação da BR 316, que é uma rodovia que precisa da nossa atenção e, acredito, que vamos ampliar ainda mais os nossos pleitos para dar mais atenção a todas as BRs que cortam o Maranhão – afirmou.

Josimar recebeu o superintendentes do DNIT no Maranhão, Glauco Henrique, analisou o mapa de investimentos do órgão em 2023 e se comprometeu, ele e a deputada Detinha, a destinar emendas parlamentares para as estradas.

– Nós nos comprometemos aqui, eu e a deputada Detinha, junto com a nossa bancada do PL maranhense a continuar buscando cada vez mais recursos para o nosso estado. Sabemos das dificuldades que os nossos motoristas e caminhoneiros enfrentam no dia a dia, por isso, nós estamos sensibilizados a melhorar as rodovias federais que cortam o Maranhão – afirmou.

No encontro com o chefe do DNIT, que ocorreu no escritório do parlamentar em São Luís, Josimar tomou conhecimento do  mapa de investimentos do órgão no Maranhão.

No total, o DNIT deve restaurar cerca de 1 mil quilômetros de rodovias no Maranhão.

Fazem parte do conjunto de obras as duplicações das BRs-316 e 010 que estão em andamento, a ampliação da BR-402 em direção ao Lençóis Maranhenses, que leva ao litoral leste, e aa conclusão das obras que estão em andamento como BR-135 e, principalmente, a BR- 226, que está num ritmo acelerado.

– A gente espera sempre o apoio da bancada. Nós já nos reunimos com outros deputados buscando esse apoio para que a gente consiga realizar todos esses projetos –  completou Glauco Henrique.

Fontehttps://www.marcoaureliodeca.com.br/2023/06/02/josimar-garante-busca-de-recursos-para-rodovias-maranhenses/?amp=1

quinta-feira, junho 01, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão realiza caminhada em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Na ultima  quarta-feira (31) a Prefeitura de Santana do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou uma caminhada referente ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com saída da Igreja Matriz no centro da cidade até a praça de eventos na avenida governadora Roseana Sarney . A Caminhada Faça Bonito visa alertar toda população de Santana do Maranhão  sobre o enfrentamento do  abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

O evento contou com a participação de secretarias municipais; escolas da rede municipal e estadual de ensino; os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Centro de Referência  de Assistência Social (CRAS) ; a Guarda Municipal e vereadores.

Durante o percurso, um carro de som transmitiu mensagens sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ainda dento do evento,  os estudantes da rede municipal apresentaram faixas/jograis/teatro acerca do tema  e houve também palestras com a  psicóloga e assistente social relacionada à campanha. 

A iniciativa é a finalização da programação que ocorreu durante todo o mês de maio, de uma série de ações previstas no calendário de atividades do Movimento Maio Laranja.  A campanha “Maio Laranja” visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar as denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa. A secretária de assistência social, Bruna Braga, expressou sua gratidão a todos pela realização da caminhada, ressaltando que os objetivos foram alcançados e que é fundamental conscientizar cada pessoa sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, cumprindo assim com sua parte nesse combate. 

O prefeito Márcio Santiago  parabenizou os organizadores e participantes da caminhada, enfatizando que ninguém tem o direito de abusar de uma criança, pois isso é algo desumano.  Ele ressaltou que muitas vezes o agressor está dentro de nossas próprias casas, entre pessoas que amamos, mas que não conhecemos. Por isso, o prefeito fez um alerta  que, não só no  dia 18 de maio, mas   em todos os dias, qualquer situação suspeita seja denunciada, destacando que é dever de todos proteger nossas crianças. 

 

 

segunda-feira, maio 29, 2023

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)

Nesta  segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Agricultura   e Desenvolvimento Econômico(Sagride), se reuniu com os produtores rurais, inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O propósito da reunião foi definir como serão realizadas as entregas dos alimentos, destinados às famílias em situação de insegurança alimentar no município.

O PAA possui como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele é possível viabilizar a compra de alimentos, com dispensa de licitação, para destinação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em Santana do Maranhão, a aquisição é feita por meio da SAGRIDE  e a distribuição em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social(via CRAS), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria   Municipal de Administração.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura  Paulo Neto, a  secretária adjunta  de agricultura, Silvia , o coordenador do PAA , Ismael,  e os produtores rurais,  Francisca, Helena, Camilo, Ivonete, Francisco, Carla Daniela, Diego, Marinete e Núbia.

De acordo com o secretário de Agricultura, Paulo Neto, o governo federal destinou recursos de R$  135 mil para fomentar a agricultura familiar. Totalizando 35 inscritos, os produtores habilitados ofertarão frutas, hortaliças diversas, farina, fécula, biscoitos, macaxeira, doces polpas de frutas...  entre outros. “Essa aproximação com os agricultores familiares, além de estimular a produção rural, garante que agricultores cadastrados possam ofertar alimentos a quem mais precisa”, complementou o secretário de agricultura.

Para o secretária adjunta de agricultura, Silvia Araújo, o projeto complementa o trabalho pela Segurança Alimentar no  Município . “As instituições beneficiadas terão um alimento de excelência para servir à mesa das pessoas que mais precisam ", salientou Silvia .

O coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos, Ismael, destaca que o PAA busca fomentar a agricultura familiar do município. “Assegurando a regularidade na aquisição dos produtos, o programa permite para o agricultor um melhor planejamento e, com isso, o aumento de sua produção. É uma importante política de fomento.”



sexta-feira, maio 26, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão faz parceria com Banco do Brasil em reunião para fortalecimento da Economia Local

Na tarde da última quinta-feira, 25, o Secretário de Administração  Marcos Fabrício   se reuniu com o  Agente de Crédito autorizado pelo Banco do Brasil Thiago Braga, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Davi Alves, Assessor Jurídico da Prefeitura Getúlio Durans  e  Chefe de Departamento de Comunicação do Município Francisco Tavares, para firmar parceria  com o objetivo de abrir espaços para que a instituição financeira possa contribuir com o desenvolvimento do município.

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão e o Banco do Brasil vai oferecer novas oportunidades de crescimento aos Servidos Públicos Municipais (ativos e inativos), Aposentados do INSS, Funcionários de Empresa Privada e empreendedores de Santana do Maranhão  por meio do Correspondente Autorizado BB.

De acordo com o Secretário de Administração e Finanças Marcos Fabrício, a iniciativa vai ampliar a geração de renda no município e, como consequência, o fortalecimento da economia local. “Parcerias como essa são sempre bem-vindas. Afinal, quem ganha com isso são os nossos funcionários, empreendedores, população em geral e a nossa economia que cada vez mais se fortalece”, ressaltou o secretário.

Durante o encontro,  o Correspondente Autorizado BB Thiago Braga, destacou os benefícios da  Parceria, entre eles, as excelentes condições de financiamento, ampliação de margem consignável para 40% e portabilidade liberada, consórcio, titulo de capitalização e ainda vai está  cadastrando  estabelecimentos comerciais, como correspondente bancário, para facilitar  aos clientes  operação bancaria(saque, abertura de conta, contratação de empréstimos, financiamentos, portabilidade entre outros).

O agente de Crédito do BB informa, que estará  atendendo com uma equipe especializada no endereço localizado na avenida Roseana Sarney n° 798 bairro centro, próximo a Landry Móveis. Ele ressalta que irá acompanhar de perto os clientes (servidores, empreendedores, aposentados, etc.) e orientá-los na gestão de negócios e na identificação de oportunidades.

      Veja o encarte abaixo:





 

 

sexta-feira, maio 19, 2023

SANTANA DO MARANHÃO É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO E SUPERA MUITOS MUNICÍPIOS DO BAIXO PARNAÍBA

Márcio Santiago recebe em São Luís o selo “Prata” Prefeito da Educação.

Nesta sexta-feira, 19, o prefeito Márcio Santiago, acompanhado da Vice-Prefeita, Ângela Oliveira, do Secretário de Educação, Pedro Reis, da Secretária Adjunta de Educação, Lucilda Carvalho, do Secretário de Administração, Marcos Fabrício e do Procurador Geral do Município Bernardo Spindula , recebeu durante o evento na capital no  Multicenter Sebrae, a Placa na categoria Selo Prata, do Prefeito(a) da Educação, uma referência no ensino educacional no Maranhão.

A premiação de destaque e de relevância foi entregue ao prefeito Márcio Santiago , pelo governador do Estado, Carlos Brandão, pelo vice-governador e secretário de estado da Educação Felipe Camarão, que participaram da solenidade.

O Selo Prefeito (a) da Educação contemplou 117 prefeitos, uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades do Maranhão. Os selos são divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

O objetivo, tanto do prêmio quanto do selo, será reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos no Maranhão, e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

O “Selo Prata Prefeito Educação” é uma conquista que reconhece o comprometimento do prefeito Márcio Santiago (PL) e todo corpo que compõe a gestão da educação, que priorizam e lutam incansavelmente para o desenvolvimento de ações da educação básica e os avanços na qualidade da aprendizagem dos estudantes da rede do ensino público no município de Santana do Maranhão.

O secretário de Educação, Pedro Reis, confirmou o quanto a educação é uma prioridade para o prefeito Márcio Santiago. “Santana do Maranhão ganha reconhecimento graças ao engajamento do trabalho e dedicação de todos os trabalhadores na educação,” disse o secretário Pedro Reis.

Veja mais fotos abaixo:




VEJA  ABAIXO NA TABELA : Santana do Maranhão superou municípios como: São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia ...


terça-feira, maio 16, 2023

VEREADOR ZÉ DOS SANTOS PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES NA ESCOLA ILUSKA SUASSUNA

O vereador  da Câmara Municipal de Santana do Maranhão, Zé dos Santos  (PL), tem sido um parlamentar atuante e presente, quando é acionado   pela comunidade e/ou população . Na manhã desta terça-feira (16), atendendo a mais um chamamento, o vereador participou de um evento alusivo ao Dia das Mães, na Escola Municipal Iluska  Suassuna, no povoado Vereda III  

Durante toda a manhã, foi realizado  uma programação especial com sorteios, apresentações e, claro, muitas homenagens às mães pela passagem do seu dia, “a Escola Iluska Suassuna está de parabéns por desenvolver sempre atividades comemorativas. Fico muito feliz e admirado em poder ver o trabalho que aqui é desenvolvido. Neste dia, nada mais justo do que prestar todas as homenagens do mundo a nossas queridas Mães, que estão sempre empenhadas em aprender e ajudar na renda familiar”, disse Zé dos Santos.

                                       Veja fotos abaixo do evento:







terça-feira, maio 02, 2023

DESTAQUE: Café à base de caroço do açaí é produzido no município de Santana do Maranhão com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura

Conheça o sucesso do Café Magusan -café utilizando o caroço do açaí como matéria-prima  produzido no município de Santana  do Maranhão, já  conquistou o mercado maranhense e piauiense.

As famílias do baixo Parnaíba e outras regiões que são   fãs de café ganharam uma nova formulação da bebida, um projeto apoiado pela Prefeitura Municipal de Santana do maranhão , por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico(Sagride), uniu sustentabilidade e inovação ao produzir um café, a partir de caroços do açaí. Chamado de “Café Magusan” o produto é ideal para pessoas que buscam uma alimentação saudável com zero cafeína e glúten, além de ser rico em nutrientes, o café MAGUSAN  combate diabete, pressão alta, colesterol e refluxo.

O projeto é apoiado pela gestão do prefeito Márcio Santiago, em parceria com a SALA EMPREENDEDOR, voltada para estimulação do empreendedorismo, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do município de Santana do Maranhão.

O novo conceito de café foi pensado diante do desperdício de caroços de açaí e na possibilidade de desenvolvimento sustentável que o produto poderia trazer para a região. O item é elaborado numa produção artesanal, com sementes de açaí torradas e moídas, com sabor e aspecto similares ao café.

Conforme o empreendedor, para atrair o mercado, a empresa também está em busca da certificação orgânica, com meta de firmar parcerias, além disso, o apoio do Prefeito Márcio Santiago, por meio da SAGRIDE E SALA DO EMPREENDEDOR, transformou o seu empreendimento, uma vez que as parcerias  possibilitaram  projetar e expandir o negócio, diante disso o café Magusan, já é sucesso na região.

“A Secretária Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Sagride) veio nos proporcionar mais do que um aporte financeiro, nos fez fazer uma imersão no mundo do conhecimento, incentivando, ensinando, questionando e aprimorando os propósitos do negócio, assim como nos dá a oportunidade de participar de eventos para adquirir conhecimento e fazer novos negócios”, disse o secretário de agricultura Paulo Neto.

                                                                           Veja vídeo abaixo:


 

sexta-feira, abril 28, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão finalizou mais uma turma do curso gratuito de PISCICULTURA para produtores do povoado Riachão

Hoje, 28 de Abril, está acontecendo  o encerramento do curso de piscicultura no povoado Riachão.

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Sagride) realizou entre os dias 26 a 28 de Abril de 2023, Curso de Piscicultura no povoado Rachão.

O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores  Rurais de Chapadinha, SENAR e Colônia de Pescadores,  com o objetivo de atender a demanda dos agricultores familiares e demais piscicultores do município.

O curso foi ministrado pelo engenheiro de pesca, Railton Galdez fornecido pelo SENAR que abordou aspectos gerais e específicos, teóricos e práticos da atividade de piscicultura.

Segundo Railton Galdez, Engenheiro de Pesca (instrutor), o curso tem por objetivo principal despertar o interesse e capacitar os agricultores familiares na atividade e alertá-los sobre os parâmetros e condições para que se tenha efetiva produção associada a sustentabilidade do meio ambiente.

Ismael Silva Rocha, Técnico em Agropecuária da SAGRIDE, acrescentou que na gestão do  prefeito MÁRCIO SANTIAGO não se mede esforços para viabilizar os cursos e a atividade na região. Lembramos ainda que dentro da pasta da Secretaria de Agricultura, a piscicultura é um dos segmentos atendidos pelas ações de assistência técnica da SAGRIDE , que em 2023 em parceria com o presidente da Colônia de Pescadores, Domingos da Vereda, já realizou  levantamento dos criadores de peixes na zona rural   e na sede do município.

 

 

 

 

quarta-feira, abril 26, 2023

Coluna do policial e instrutor do PROERD Rômulo Cardozo |SEGURANÇA PÚBLICA EM FOCO |

VIOLÊNCIA À ESCOLA OU VIOLÊNCIA NA ESCOLA?

por Rômulo Cardozo 

Os últimos atentados às escolas em vários estados brasileiros acenderam o sinal de alerta quanto a um problema que não é novo, a saber, a violência no ambiente escolar.

A preocupação de muitos gestores, pais, professores e alunos têm sido no sentido de proteger todos que fazem a escola, seja construindo muros mais altos, grades nas portas e janelas, portas com detectores de metais, segurança armada dentre outras medidas que visam garantir a segurança da escola. Mas, é preciso lembrar que as vezes a ameaça não vêm de fora da escola, mas, está dentro da escola.

A pergunta título dessa coluna tem a pretensão de lançar um olhar sobre outro problema, a saber, a violência na escola e não apenas violência à escola.

Parece ser um paradoxo, contudo, observa-se que muitas escolas têm sofrido com inúmeros casos de violência (física, psicológica, moral, sexual, patrimonial, bullying e cyberbullying) dentro do ambiente escolar protagonizado por alunos e alunas e às vezes até por professores.

Nesse sentido, faz-se necessário uma abordagem mais ampla da temática, visando criar uma cultura de paz, bem como medidas que  Medidas que tenham por objetivo evitar ataques e ameaças externas à escola, mas também as que se originam no seio do ambiente escolar.


PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...