VIOLÊNCIA À ESCOLA OU VIOLÊNCIA NA ESCOLA?
por Rômulo Cardozo
Os últimos atentados às escolas
em vários estados brasileiros acenderam o sinal de alerta quanto a um problema
que não é novo, a saber, a violência no ambiente escolar.
A preocupação de muitos
gestores, pais, professores e alunos têm sido no sentido de proteger todos que
fazem a escola, seja construindo muros mais altos, grades nas portas e janelas,
portas com detectores de metais, segurança armada dentre outras medidas que
visam garantir a segurança da escola. Mas, é preciso lembrar que as vezes a
ameaça não vêm de fora da escola, mas, está dentro da escola.
A pergunta título dessa coluna tem
a pretensão de lançar um olhar sobre outro problema, a saber, a violência na escola
e não apenas violência à escola.
Parece ser um paradoxo,
contudo, observa-se que muitas escolas têm sofrido com inúmeros casos de
violência (física, psicológica, moral, sexual, patrimonial, bullying e
cyberbullying) dentro do ambiente escolar protagonizado por alunos e alunas e às
vezes até por professores.
Nesse sentido, faz-se
necessário uma abordagem mais ampla da temática, visando criar uma cultura de
paz, bem como medidas que Medidas que
tenham por objetivo evitar ataques e ameaças externas à escola, mas também as
que se originam no seio do ambiente escolar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário