Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de
Santana do Maranhão concluem o projeto Tecendo Histórias e Cultura.
A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da
Secretaria Municipal de Educação e seu Departamento de Educação de Jovens , Adultos
e Idosos , realizou na sexta-feira (26/11), a culminância do projeto Tecendo
Histórias e Cultura realizado
nas turmas de EJAI do município entre os meses de setembro e outubro. Foi um momento de confraternização entre os
alunos, professores, coordenadores, gestores do município, valorizando o
momento de celebração.
Veja vídeo abaixo:
Participaram da mesa de abertura do encontro o secretário Municipal de Educação, Pedro Reis; secretária da Assistência Social, Bruna Braga; secretária Adjunta de Educação, Lucilda; vice-prefeita, Ângela Oliveira; primeira dama do município, Eridan Santiago; coordenador do Ejai, Ricardo Reis; professora do Ejai, Mainéis; aluno do Ejai, Elesbão, presidente municipal do partido liberal-PL, Verilson; vereadores Zé dos Santos e Branco do Riachão e Chefe do Departamento de Comunicação, Francisco Tavares Pereira. Na plateia, estavam educadores, gestores de escolas, equipe pedagógica, alunos e as famílias santanenses .
O projeto Tecendo Histórias e Cultura foi criado com o objetivo de resgatar a importância das diversas manifestações culturais que identificam o povo nordestino em especial o município de Santana do maranhão. O evento cultural serviu como base para os alunos se expressarem por meio de variadas formas de linguagem. Na ocasião, houve apresentação de canto, dança, dramatização, exposição de maquetes, explanação da feitura e degustação de comida típica, declamação de poesias e muito mais. Na oportunidade, também houve a venda de produtos feitos pelo corpo discente, nas áreas da gastronomia, agricultura e artesanato.
Tecendo Histórias e Cultura
A Educação de Jovens , Adultos e Idosos (EJAI) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dos alunos de 15 anos ou mais que não tiveram acesso ou interromperam os estudos antes de concluir a Educação Básica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 37º parágrafo 1º, os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
A vice-prefeita Ângela Oliveira e primeira dama Eridan Santiago louvaram a iniciativa, assim como o empenho e os trabalhos apresentados por todos, que representaram as escolas. Em suas falas, como a de todos que verbalizaram na oportunidade do evento, o desempenho e a vontade do prefeito Márcio Santiago em fazer Santana do Maranhão um município grande, onde os santanenses possam se orgulhar.
No final do evento, os alunos do EJAI participaram de sorteio de brindes e receberam óculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário