Os alunos da Escola
Municipal
Cândido Mendes participaram de um evento em
alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do
suicídio, na manhã dessa sexta-feira (29). Promovido pela direção da escola , o evento foi realizado no bairro
Santana Velha e contou com uma série de
atividades. . Alem de uma caminhada a escola organizou algumas
apresentações e vários cartazes buscando encorajar e conscientizar a Comunidade
a importância da vida. Um momento de reflexão, compreensão e empatia, pois a
prevenção da vida começa com o diálogo e a informação.
Esta ação inspiradora serve como um
lembrete de que, juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas,
ajudando a quebrar o estigma em torno da saúde mental e oferecendo apoio a quem
precisa.
A iniciativa é uma parceria
da Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria
Municipal de Assistência Social, Cartório Único e do Tribunal de Justiça do
Maranhão (TJ-MA), por meio da Justiça Itinerante.
Cento e dois (102) casais disseram
oficialmente “SIM” nesta quinta-feira (28), durante o “Casamento Comunitário
2023” de Santana do Maranhão.
O prefeito Márcio Santiago definiu a data de 28 de
setembro de 2023 como um marco. “É um recomeço, uma nova etapa da vida para
esses 102 casais. Formalizar a união estável dá mais consistência e eu acho que
é isso que a gente procura, acima de tudo, além da esperança e a fé na família
em cuidar dos filhos e viver em uma cidade que seja organizada, que tenha paz e
oportunidade para as pessoas”.
O prefeito, acompanhado da primeira dama,
Eridan Santiago, participou ativamente das celebrações. A primeira dama do
município se mostrou contente em poder fazer parte de todas essas uniões. “Foi
uma alegria compartilhar e participar desse momento tão importante na vida
desses casais. Estava tudo lindo e eu só tenho que parabenizar a toda equipe da
Gestão Social, ao prefeito Márcio que
não mediram esforços para que esse evento acontecesse da melhor forma”,
comentou.
Participaram ainda da
Cerimônia do Casamento Comunitário, a Vice-Prefeito Ângela Oliveira,Secretários Municipais, Vereadores, Chefes de Departamentos e a Juíza titular do Fórum de Justiça
da Comarca de São Bernardo Dr.ª
Lyanne Pompeu de Sousa
Brasil, presidiu a celebração dos casamentos, tendo a participação também
do oficial do Cartório Único de Santana do Maranhão Luiz
Guilherme Silva Godinho.
A viagem em Vargem Grande é parte do planejamento
estratégico para implementar boas práticas pedagógicas e políticas públicas na
rede municipal de ensino de Santana do Maranhão.
O Secretário de Educação de
Santana do Maranhão, Pedro Reis, e
sua equipe técnica realizaram ontem (26) uma visita institucional a Vargem
Grande com o objetivo de conhecer as boas práticas na área da educação
implementadas no município.
Pedro Reis e sua equipe visitaram o
prédio da Secretaria da Educação, o Centro de Formação e Avaliação, o Centro de
Educação Integral Professor Newton Neves, o Centro Avançado de Tecnologia e
Idiomas, além das escolas Salim e Selene Mesquita e a Cozinha Industrial. Essa
jornada permitiu uma imersão completa nas iniciativas educacionais
bem-sucedidas de Vargem Grande.
A visita foi conduzida em estreita colaboração com o Secretário de Educação de
Vargem Grande, Nonato Costa, que ressaltou a importância da cooperação entre
municípios na busca por melhorias na educação. Em suas palavras, Nonato Costa
afirmou: "A troca de experiências e a parceria entre os municípios são
fundamentais para fortalecer nossos sistemas educacionais e proporcionar um
ensino de qualidade aos nossos alunos. Estamos prontos para colaborar e
aprender uns com os outros, visando um futuro educacional ainda mais
promissor."
A visita institucional reforça o compromisso de
ambos os municípios em trabalhar em conjunto para promover a excelência na
educação, beneficiando diretamente os estudantes e a comunidade em geral. A
troca de conhecimentos e práticas é um passo importante na construção de um
sistema educacional mais eficiente e inclusivo para todos.
O secretário Pedro Reis mencionou a identificação de
boas práticas e soluções a serem replicadas como motivação para a visita. “Estamos
sempre tentando identificar as boas práticas, utilizadas por alguns municípios. Desde que entrei na secretaria ,
tenho conversado com alguns gestores , trocando ideias e conhecendo iniciativas , que podem ajudar no nosso
trabalho. Por esse motivo, fiz questão de vir ao município de Vargem Grande conhecer de perto essas práticas”, disse.
Caminhada Setembro Amarelo chama
atenção para prevenção ao suicídio.
Na ultima segunda-feira ( 24) a Prefeitura de
Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria
com a Secretaria de Saúde, Secretária de Assistência Social e Centro de Ensino Médio São Francisco realizaram
grande caminhada em alusão ao Setembro Amarelo,
que enfatiza as ações contra o suicídio.
A caminhada percorreu á Avenida
Governadora Roseana Sarney com
faixas, havendo a concentração na praça
de eventos, onde os profissionais de saúde e educação abordaram o tema entre os
presentes. Também houve plantio de sementes de girassóis pelas crianças e um momento de agradecimento a Deus
pela vida.
O secretário de educação Pedro Reis agradeceu a participação popular e estudantil, e
ressaltou que o Setembro Amarelo deve ser aplicado na vida de todos, e no
cotidiano. “O SetembroAmarelo é sinal de
alerta, de atenção, que deve ser permanente em nosso meio. São homens,mulheres, crianças e adolescentes que
enfrentam problemas de depressão e transtornospsicológicos,
mas não devemos ignorar. As pessoas que fazem a Atenção Básica e Educação no
município têm uma importância fundamental, pelo contato direto com o público”,
enfatizou o Secretário.
A Prefeitura através da Secretaria da Mulher e Secretaria
de Saúde realizouna última quinta-feira (21) uma palestra no Centro de Ensino Médio
São Francisco(Escola da Sede) , a respeito do Setembro Amarelo. Mês em
que se conscientiza sobre a prevenção do suicídio para discutir questões que
permeiam o tema. Na ocasião a psicóloga Karina Boíba, da Secretaria Municipal de
Saúde, ministrou uma palestra com o
tema: O perdão e seu impacto na saúde mental.
A campanha Setembro Amarelo reserva este mês
para ações que previnam o suicídio. Em Santana
do Maranhão, a iniciativa é intersetorial, envolvendo várias secretarias e
órgãos públicos em nossa cidade.
No Brasil, o suicídio é considerado a quarta
maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, diante desse dado alarmante,
é necessário falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola e quanto em
casa, para que se crie uma rede de apoio sólida em torno dos jovens. A escola é
o espaço em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia, onde
convivem com colegas e formam as suas habilidades socioemocionais.
A secretária da mulher, Franciane Melo, além de fazer toda articulação
do evento, fez questão de acompanhar as
atividades. Durante a palestra elaenfatiza a importância das ações
da campanha Setembro Amarelo. “Apesar do assunto estar envolto em
tabus, sua discussão é imprescindível para nossa sociedade. Nesse contexto, não
poderíamos deixar de abraçar essa importante causa, haja vista que os
casos de tentativa de suicídio são frequentes e atingem muitas mulheres em
situação de violência doméstica” disse a
Secretária.
A prevenção ao suicídio é uma
responsabilidade dos setores da saúde, educação, assistência social e sociedade
civil.
Na manhã desta quinta-feira (21), o
secretário de administração Marcos Fabrício,
a secretária da mulher Franciane Melo, secretário de agricultura Paulo Neto, chefe de gabinete Mazé, agente
de desenvolvimento da sala do empreendedor Davi
Alves, assessor jurídico Getúlio Durans e engenheiro agrônomo Francisco Tavares, participaram de uma reunião no gabinete municipal
com a senhora Sandreia Consultora do Sebrae/MA para conhecer
detalhes do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – 12ª, que consiste na
premiação de prefeituras que se destacam
nas ações que contribuam para a criação e fortalecimento de micro e pequenas
empresas.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está
dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do
empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão
produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente,
empreendedorismo rural, cidade empreende governança governamental.
Neste dia 18 de setembro,
o vereador da Câmara de Santana do Maranhão-MA, Zé dos Santos, completa mais um ano de vida. O vereador tem se destacado em sua atuação política,
sempre buscando o melhor para a cidade de Santana do Maranhão e seus munícipes. Sua dedicação e
comprometimento com o desenvolvimento do município são admiráveis, e é com
grande satisfação que reconhecemos seu trabalho.
O editor chefe do Portal AgroSantana Francisco Tavares Pereira, deseja-lhe um feliz
aniversário cheio de paz e alegria, que Deus em sua infinita bondade lhe dê uma
vida longa e realize todos os seus sonhos e projetos.
Secretário de Administração Marcos Fabrício e equipe técnico-administrativa
prestigiaram
curso ‘Mulheres em Campo” ofertado pela prefeitura através da Secretaria da Mulher/SENAR
no povoado Cabeceira
O Secretário de Administração, Marcos Fabrício, acompanhado da Secretária
da Mulher, Franciane Melo , do Agente
de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor , Davi Aves , além do Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de
Santana do Maranhão , estiveram , nesta sexta-feira, 15, prestigiando o curso de qualificação para
mulheres e realizando uma visita no
local , onde um grupo de mulheres produzem biscoitos de fécula , lideradas pela
presidente da Associação , Dona Marines.
O objetivo da visita é acompanhar o trabalho
realizado pelas mulheres empreendedoras e planejar as ações conjuntas que serão
desenvolvidas com apoio da gestão municipal,
dando a elas o apoio necessário e também permanente ao fortalecimento do empreendedorismo
rural
no município de Santana do
Maranhão.
Portanto a Prefeitura Municipal de Santana do
Maranhão, através da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional
de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu o curso MULHERES EM CAMPO, que visa
despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na
administração das empresas rurais.
Competência, capacidade de superação,
sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das
características que impulsionam as mulheres a ocuparem cada vez mais espaço no
campo e na cidade.
ASecretária da mulher, Franciane Melo, disse que as mulheres santanenses são
trabalhadoras, pensam no futuro e não perderam essa chance de se profissionalizar .
A Câmara Municipal de
Santana do Maranhão aprovou, nesta
quinta-feira (14/09), o Projeto de Lei 06/2023, encaminhado pela prefeito
Márcio Santiago, para regulamentar o pagamento da Assistência Financeira
Complementar, repassada pelo governo federal, para que a prefeitura municipal
cumpra o dispositivo da Lei Federal nº 14.434. de 4 de agosto de 2022, que
instituiu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de
enfermagem e da parteira. Portanto o PL de Nº 359 de 14 de setembro de
2023 regulamentará o pagamento do piso salarial da Enfermagem aos integrantes
do quadro de servidores da categoria no município.
Segundo o presidente da Câmara,
vereador Heliton(Nego), o envio do projeto pela Prefeitura, em caráter de urgência
, e a aprovação da Câmara, hoje, revelam o compromisso da gestão Márcio Santiago e do Poder Legislativo na
valorização salarial a profissionais de enfermagem de Santana do Maranhão . O
presidente do legislativo ressaltou ainda o papel fundamental desses
profissionais na promoção da saúde, e destacou o esforço da Casa Legislativa
para votar o projeto.
Quem festeja idade
nova neste domingo, dia 10 de setembro de 2023, é o internauta e influencer digital santanense Cledio Lima, que recebe os parabéns de amigos
e familiares.
O Portal
AgroSantana e a Equipe do Departamento
de Comunicação da Prefeitura de Santana do Maranhão desejam a ele,
que também trabalha auxiliando o DECOM,
que está data se repita por muitos anos, sempre repleta de paz em Jesus Cristo,
saúde, alegrias e realizações na sua vida pessoal e familiar.
Desfile de 07 de setembro reúne autoridades e
populares em Santana do Maranhão
prefeitura de Santana do Maranhão, através
da Secretaria Municipal de Educação – SEMED
, realizou na tarde da ultima quinta-feira (07/09), um desfile cívico histórico
na av. Governadora Roseana Sarney e nas principais ruas do centro em homenagem
ao dia da Independência do Brasil, o evento contou com a participação de todas
as escolas municipais tanto da cidade, quanto da zona rural.
O dia 7 de Setembro é uma
das datas comemorativas mais importantes do Brasil, uma vez que se refere a um
dos principais acontecimentos da nossa história. Foi nesse dia, em 1822, que
Dom Pedro deu início à nossa trajetória como nação independente ao proclamar o
grito da independência, às margens do rio Ipiranga. A data carrega muitos
significados históricos, culturais e políticos, visto que o país deixou de ser
uma colônia portuguesa e consolidou-se como nação independente.
Assista vídeo
O prefeito
municipal de Santana do Maranhão, Márcio
Santiago , assim como a primeira dama Eridan
Santiago, vice-prefeita Ângela
Oliveira , secretários municipais,
vereadores e demais autoridades representadas, participaram das comemorações.
Logo após, e com o uso da palavra, o prefeito
municipal destacou a importância do aniversário da independência do nosso país
e reforçou seu sentimento em defesa da Pátria e dos seus
costumes. Márcio Santiago ainda agradeceu a participação da população,
bem como o empenho da SEMED e em particular, todo corpo docente e discente das
escolas da rede municipal.
Para o secretário de Educação,
Pedro Reis, o sentimento é de
gratidão. “Quero agradecer a Deus pela benção de nosso desfile. Agradecer ao
nosso prefeito Márcio Santiago por
todo apoio, por todo cuidado, por todo zelo pela nossa educação. Agradecer ao
nosso secretário de Administração Marcos
Fabrício, nossa primeira dama que dá apoio total a educação e todos os
secretários municipais que nos ajudaram. Agradecer a todos os alunos, pais de
alunos, minhas coordenadoras, minhas professoras, aos motoristas dos ônibus,
merendeiras, vigias, zeladoras, a nossa administração agradece a todo o povo
que participou de nosso lindo desfile e de modo especial a Deus”, disse o
secretário Pedro Reis.
Na manhã desta quarta-feira (06 ), o
Secretário Executivo da Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisco Lima, reuniu-se com o
presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional l de Santana do
Maranhão Efraim, Secretário de
Agricultura Paulo Neto, Coordenadora
do CRAS Marilene, Coordenador do
PAA, Ismael e Engenheiro Agrônomo Francisco Tavares Pereira, no gabinete do prefeito.
Na ocasião, foram tratados assuntos
referentes à questão da execução do programa de aquisição de alimentos, tal
como o acompanhamento no âmbito Fiscalizatório, com objetivo de alcançar
significativamente a transparência do programa.
Para
o Secretário de Agricultura Paulo Neto,
a questão da segurança alimentar é prioridade dentro da gestão. “Estamos
trabalhando desde o primeiro dia para que possamos avançar e que seja
estruturada e efetivada uma política de segurança alimentar coesa”, disse o
secretário.
O Comsea atua na
articulação e assessoramento da Prefeitura de
Santana do Maranhão na formulação de políticas públicas e na definição
de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito à alimentação. O
conselho é um instrumento muito importante pra que aprimore a política pública de segurança
alimentar. O Comsea traz as demandas e o poder público tem como aprimorar a
política pública de segurança alimentar pra quem mais precisa.
A Gestão Municipal está empenhada em
realizar obras estruturantes no município para trazermais qualidade de vida aos santanenses
Acompanhado do Secretário Municipal de
Administração e Finanças, Marcos Fabrício,
e do engenheiro Pádua Melo, o prefeito
Márcio Santiago visitou, na tarde desta
terça-feira (05), maisdois investimentos que está em andamento
no município: a reforma e ampliação da
EscolaMunicipal Castro Alves no provado
São João, e recuperação da estrada vicinal que liga São João provado São Domingos.
A Gestão, construindo com a nossa gente, trabalha para garantir melhoria
continua aos santanenses. “Uma das nossas metas enquanto gestão é proporcionar
para os cidadãos um atendimento melhor, com maior eficiência, segurança,
conforto e principalmente mais humanizado", afirmou o prefeito Márcio Santiago.
A obra da escola
está na fase final, e está sendo executada com o objetivo de oferecer um
espaço aos alunos e profissionais da
educação, com conforto e estrutura adequada para o desenvolvimento das
atividades escolares. Investir em educação, é investir no futuro e nos sonhos
das crianças, jovens e adolescentes.
A recuperação da estrada vicinal que dá acesso à comunidade
de São Domingos está mais segura. Isso porque a Prefeitura de Santana do Maranhão,
por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, concluiu hoje as
obras de recuperação. O serviço trará mais qualidade de vida aos moradores e
comunidades adjacentes, contribuindo para o fortalecimento da agricultura
familiar e do turismo, gerando mobilidade para as pessoas que residem nessas
localidades à sede do município.
O prefeito aproveitou a
oportunidade e conversou com os moradores da localidade.