sexta-feira, setembro 29, 2023

SANTANA DO MARANHÃO: Evento em alusão ao Setembro Amarelo é realizado na Escola Municipal Cândido Mendes

Os alunos da Escola Municipal Cândido Mendes participaram de um evento em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, na manhã dessa sexta-feira (29). Promovido pela direção  da escola , o evento foi realizado no bairro Santana Velha  e contou com uma série de atividades. . Alem de uma caminhada a  escola organizou   algumas apresentações e vários cartazes buscando encorajar e conscientizar a Comunidade a importância da vida. Um momento de reflexão, compreensão e empatia, pois a prevenção da vida começa com o diálogo e a informação.

Esta ação inspiradora serve como um lembrete de que, juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas, ajudando a quebrar o estigma em torno da saúde mental e oferecendo apoio a quem precisa.

                                 Veja mais fotos abaixo:











quinta-feira, setembro 28, 2023

PREFEITO MÁRCIO SANTIAGO PARTICIPA DO CASAMENTO COMUNITÁRIO

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cartório Único e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meio da Justiça Itinerante.

Cento e dois (102) casais disseram oficialmente “SIM” nesta quinta-feira (28), durante o “Casamento Comunitário 2023” de Santana do Maranhão.

O prefeito Márcio Santiago definiu a data de 28 de setembro de 2023 como um marco. “É um recomeço, uma nova etapa da vida para esses 102 casais. Formalizar a união estável dá mais consistência e eu acho que é isso que a gente procura, acima de tudo, além da esperança e a fé na família em cuidar dos filhos e viver em uma cidade que seja organizada, que tenha paz e oportunidade para as pessoas”.

O prefeito, acompanhado da primeira dama, Eridan Santiago, participou ativamente das celebrações. A primeira dama do município se mostrou contente em poder fazer parte de todas essas uniões. “Foi uma alegria compartilhar e participar desse momento tão importante na vida desses casais. Estava tudo lindo e eu só tenho que parabenizar a toda equipe da Gestão Social, ao prefeito Márcio que não mediram esforços para que esse evento acontecesse da melhor forma”, comentou.

Participaram ainda da Cerimônia do Casamento Comunitário, a Vice-Prefeito Ângela Oliveira, Secretários Municipais, Vereadores, Chefes de Departamentos  e a Juíza titular do Fórum de Justiça da Comarca de São Bernardo  Dr.ª Lyanne Pompeu de Sousa Brasil, presidiu a celebração dos casamentos, tendo a participação também do oficial do Cartório Único de Santana do Maranhão  Luiz Guilherme Silva Godinho.

                                               Veja vídeo: chegada do prefeito  


                                           Veja fotos abaixo:








quarta-feira, setembro 27, 2023

Secretário de Educação Pedro Reis e equipe realizam visita para conhecer boas práticas da educação, em Vargem Grande, no Maranhão


A viagem em Vargem Grande é parte do planejamento estratégico para implementar boas práticas pedagógicas e políticas públicas na rede municipal de ensino de Santana do Maranhão.

O Secretário de Educação de Santana do Maranhão, Pedro Reis, e sua equipe técnica realizaram ontem (26) uma visita institucional a Vargem Grande com o objetivo de conhecer as boas práticas na área da educação implementadas no município.

Pedro Reis e sua equipe visitaram o prédio da Secretaria da Educação, o Centro de Formação e Avaliação, o Centro de Educação Integral Professor Newton Neves, o Centro Avançado de Tecnologia e Idiomas, além das escolas Salim e Selene Mesquita e a Cozinha Industrial. Essa jornada permitiu uma imersão completa nas iniciativas educacionais bem-sucedidas de Vargem Grande.

A visita foi conduzida em estreita colaboração com o Secretário de Educação de Vargem Grande, Nonato Costa, que ressaltou a importância da cooperação entre municípios na busca por melhorias na educação. Em suas palavras, Nonato Costa afirmou: "A troca de experiências e a parceria entre os municípios são fundamentais para fortalecer nossos sistemas educacionais e proporcionar um ensino de qualidade aos nossos alunos. Estamos prontos para colaborar e aprender uns com os outros, visando um futuro educacional ainda mais promissor."

A visita institucional reforça o compromisso de ambos os municípios em trabalhar em conjunto para promover a excelência na educação, beneficiando diretamente os estudantes e a comunidade em geral. A troca de conhecimentos e práticas é um passo importante na construção de um sistema educacional mais eficiente e inclusivo para todos.

O secretário Pedro Reis mencionou a identificação de boas práticas e soluções a serem replicadas como motivação para a visita. “Estamos sempre tentando identificar as boas práticas, utilizadas por alguns  municípios. Desde que entrei na secretaria , tenho conversado com alguns gestores , trocando ideias e conhecendo  iniciativas , que podem ajudar no nosso trabalho. Por esse motivo, fiz questão de vir ao município de Vargem Grande  conhecer de perto essas práticas”, disse.

 

 


MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO REALIZA CAMINHADA EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO

Caminhada Setembro Amarelo chama atenção para prevenção ao suicídio.

Na ultima segunda-feira ( 24) a Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretária de Assistência Social  e  Centro de Ensino Médio São Francisco realizaram grande caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, que enfatiza as ações contra o suicídio.

A caminhada percorreu á Avenida  Governadora Roseana Sarney   com faixas, havendo a concentração na  praça de eventos, onde os profissionais de saúde e educação abordaram o tema entre os presentes. Também houve  plantio  de sementes de girassóis  pelas crianças  e um momento de agradecimento a Deus pela vida.

O secretário de educação Pedro Reis agradeceu a participação popular e estudantil, e ressaltou que o Setembro Amarelo deve ser aplicado na vida de todos, e no cotidiano. “O Setembro Amarelo é sinal de alerta, de atenção, que deve ser permanente em nosso meio. São homens, mulheres, crianças e adolescentes que enfrentam problemas de depressão e transtornos psicológicos, mas não devemos ignorar. As pessoas que fazem a Atenção Básica e Educação no município têm uma importância fundamental, pelo contato direto com o público”, enfatizou o Secretário.

VEJA FOTOS ABAIXO:


 

 

sábado, setembro 23, 2023

Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão por meio da Secretaria da Mulher e Secretaria de Saúde, realiza ações do Setembro Amarelo

A  Prefeitura  através da Secretaria da Mulher e Secretaria de Saúde  realizou na última quinta-feira (21) uma palestra no Centro de Ensino Médio São Francisco(Escola da   Sede) , a respeito do Setembro Amarelo. Mês em que se conscientiza sobre a prevenção do suicídio para discutir questões que permeiam o tema.  Na ocasião a psicóloga Karina Boíba, da Secretaria Municipal de Saúde, ministrou  uma palestra com o tema: O perdão e seu impacto na saúde mental.

A campanha Setembro Amarelo reserva este mês para ações que previnam o suicídio. Em Santana do Maranhão, a iniciativa é intersetorial, envolvendo várias secretarias e órgãos públicos em nossa cidade.

No Brasil, o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, diante desse dado alarmante, é necessário falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola e quanto em casa, para que se crie uma rede de apoio sólida em torno dos jovens. A escola é o espaço em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia, onde convivem com colegas e formam as suas habilidades socioemocionais.

A secretária da mulher, Franciane Melo, além de fazer toda articulação  do evento, fez questão de acompanhar as atividades. Durante a palestra ela  enfatiza  a importância das ações da campanha Setembro Amarelo. “Apesar do assunto estar envolto em tabus, sua discussão é imprescindível para nossa sociedade. Nesse contexto, não poderíamos deixar de  abraçar essa importante causa, haja vista que os casos de tentativa de suicídio são frequentes e atingem muitas mulheres em situação de violência doméstica” disse  a Secretária.

A prevenção ao suicídio é uma responsabilidade dos setores da saúde, educação, assistência social e sociedade civil.

Veja fotos abaixo:








quinta-feira, setembro 21, 2023

VEJA: Sebrae apresenta prêmio Prefeitura Empreendedora à Prefeitura de Santana do Maranhão

Na manhã desta quinta-feira (21), o secretário de administração Marcos Fabrício, a secretária da mulher Franciane Melo,  secretário de agricultura Paulo Neto, chefe de gabinete Mazé,   agente de desenvolvimento da sala do empreendedor Davi Alves,  assessor jurídico Getúlio Durans e  engenheiro agrônomo Francisco Tavares, participaram de uma reunião no gabinete municipal com a senhora Sandreia Consultora do Sebrae/MA  para conhecer detalhes do Prêmio Sebrae Prefeitura  Empreendedora – 12ª, que consiste na premiação de prefeituras  que se destacam nas ações que contribuam para a criação e fortalecimento de micro e pequenas empresas.


O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreende governança governamental.

                        VEJA FOTOS DA REUNIÃO ABAIXO:










segunda-feira, setembro 18, 2023

O PORTAL AGROSANTANA PARABENIZA O VEREADOR ZÉ DOS SANTOS PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO

Neste dia 18 de setembro,  o vereador da Câmara de Santana do Maranhão-MA, Zé dos Santos, completa mais um ano de vida. O vereador  tem se destacado em sua atuação política, sempre buscando o melhor para a cidade de Santana do Maranhão  e seus munícipes. Sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do município são admiráveis, e é com grande satisfação que reconhecemos seu trabalho.

O editor chefe do Portal AgroSantana Francisco Tavares Pereira, deseja-lhe um feliz aniversário cheio de paz e alegria, que Deus em sua infinita bondade lhe dê uma vida longa e realize todos os seus sonhos e projetos.

 

sexta-feira, setembro 15, 2023

GESTÃO PRESENTE: EQUIPE DA PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO REALIZA VISITA AO POVOADO CABECEIRA DO MAGU

Secretário de Administração Marcos Fabrício e equipe técnico-administrativa   prestigiaram curso ‘Mulheres em Campo” ofertado pela  prefeitura através da Secretaria da Mulher/SENAR   no povoado Cabeceira 


O Secretário de Administração, Marcos Fabrício, acompanhado da Secretária da Mulher, Franciane Melo , do Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor , Davi Aves , além do Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão , estiveram , nesta sexta-feira, 15,  prestigiando o curso de qualificação para mulheres  e realizando uma visita no local , onde um grupo de mulheres produzem biscoitos de fécula , lideradas pela presidente da Associação , Dona Marines.

O objetivo da visita é acompanhar o trabalho realizado pelas mulheres empreendedoras e planejar as ações conjuntas que serão desenvolvidas com apoio da gestão municipal, dando a elas o apoio necessário e também permanente ao fortalecimento do empreendedorismo  rural  no  município de Santana do Maranhão.

Portanto a Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, através da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu o curso MULHERES EM CAMPO, que visa despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.

Competência, capacidade de superação, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem cada vez mais espaço no campo e na cidade. 

A Secretária da mulher, Franciane Melo, disse que as mulheres santanenses são trabalhadoras, pensam no futuro e não perderam essa chance de se profissionalizar .

                                                     Veja vídeos abaixo:





 

quinta-feira, setembro 14, 2023

Câmara aprova adequação do piso nacional da enfermagem aos profissionais do município de Santana do Maranhão

A Câmara Municipal de Santana do Maranhão  aprovou, nesta quinta-feira (14/09), o Projeto de Lei 06/2023, encaminhado pela prefeito Márcio Santiago, para regulamentar o pagamento da Assistência Financeira Complementar, repassada pelo governo federal, para que a prefeitura municipal cumpra o dispositivo da Lei Federal nº 14.434. de 4 de agosto de 2022, que instituiu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e da parteira. Portanto o PL de Nº 359 de 14 de setembro de 2023 regulamentará o pagamento do piso salarial da Enfermagem aos integrantes do quadro de servidores da categoria no município.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Heliton(Nego), o envio do projeto pela Prefeitura, em caráter de urgência , e a aprovação da Câmara, hoje, revelam o compromisso da gestão  Márcio Santiago e do Poder Legislativo na valorização salarial a profissionais de enfermagem de Santana do Maranhão . O presidente do legislativo ressaltou ainda o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde, e destacou o esforço da Casa Legislativa para votar o projeto.


                                     LEIA NA INTEGRA O PROJE DE LEI ABAIXO:






domingo, setembro 10, 2023

PORTAL AGROSANTANA PARABENIZA O AMIGO INTERNAUTA E INFLUENCER DIGITAL CLÉDIO LIMA

Quem festeja idade nova neste domingo, dia 10 de setembro de 2023, é o internauta e  influencer digital santanense  Cledio Lima, que recebe os parabéns de amigos e familiares.

O Portal AgroSantana e a Equipe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santana do Maranhão desejam a ele, que também trabalha auxiliando o DECOM, que está data se repita por muitos anos, sempre repleta de paz em Jesus Cristo, saúde, alegrias e realizações na sua vida pessoal e familiar.

Parabéns Clédio Lima!

 

 

sábado, setembro 09, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão realiza desfile histórico alusivo ao “07 de Setembro”

Desfile de 07 de setembro reúne autoridades e populares em Santana do Maranhão

 prefeitura de Santana do Maranhão, através da Secretaria  Municipal de Educação – SEMED , realizou  na tarde da  ultima  quinta-feira (07/09), um desfile cívico histórico na av. Governadora Roseana Sarney e nas principais ruas do centro em homenagem ao dia da Independência do Brasil, o evento contou com a participação de todas as escolas municipais tanto da cidade, quanto da zona rural.

O dia 7 de Setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, uma vez que se refere a um dos principais acontecimentos da nossa história. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início à nossa trajetória como nação independente ao proclamar o grito da independência, às margens do rio Ipiranga. A data carrega muitos significados históricos, culturais e políticos, visto que o país deixou de ser uma colônia portuguesa e consolidou-se como nação independente.

                                        Assista vídeo 

O prefeito municipal de Santana do Maranhão, Márcio Santiago , assim como a primeira dama Eridan Santiago, vice-prefeita Ângela Oliveira , secretários municipais, vereadores e demais autoridades representadas, participaram das comemorações.

Logo após, e com o uso da palavra, o prefeito municipal destacou a importância do aniversário da independência do nosso país e reforçou seu sentimento em defesa da Pátria e dos seus costumes. Márcio Santiago  ainda agradeceu a participação da população, bem como o empenho da SEMED e em particular, todo corpo docente e discente das escolas da rede municipal.

Para o secretário de Educação, Pedro Reis, o sentimento é de gratidão. “Quero agradecer a Deus pela benção de nosso desfile. Agradecer ao nosso prefeito Márcio Santiago por todo apoio, por todo cuidado, por todo zelo pela nossa educação. Agradecer ao nosso secretário de Administração Marcos Fabrício, nossa primeira dama que dá apoio total a educação e todos os secretários municipais que nos ajudaram. Agradecer a todos os alunos, pais de alunos, minhas coordenadoras, minhas professoras, aos motoristas dos ônibus, merendeiras, vigias, zeladoras, a nossa administração agradece a todo o povo que participou de nosso lindo desfile e de modo especial a Deus”, disse o secretário Pedro Reis.

                   Veja galeria de fotos abaixo:



 

quarta-feira, setembro 06, 2023

Comsea se reúne para discutir o fortalecimento e a transparência das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do município de Santana/MA

Na manhã desta quarta-feira (06 ), o Secretário Executivo da Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisco Lima, reuniu-se com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional l de Santana do Maranhão Efraim, Secretário de Agricultura Paulo Neto, Coordenadora do CRAS Marilene, Coordenador do PAA, Ismael e Engenheiro Agrônomo Francisco Tavares Pereira, no gabinete do prefeito.

Na ocasião, foram tratados assuntos referentes à questão da execução do programa de aquisição de alimentos, tal como o acompanhamento no âmbito Fiscalizatório, com objetivo de alcançar significativamente a transparência do programa.

Para o Secretário de Agricultura Paulo Neto, a questão da segurança alimentar é prioridade dentro da gestão. “Estamos trabalhando desde o primeiro dia para que possamos avançar e que seja estruturada e efetivada uma política de segurança alimentar coesa”, disse o secretário.

O Comsea   atua na articulação e assessoramento da Prefeitura de  Santana do Maranhão na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito à alimentação. O conselho é um instrumento muito importante pra que  aprimore a política pública de segurança alimentar. O Comsea traz as demandas e o poder público tem como aprimorar a política pública de segurança alimentar pra quem mais precisa.

 



terça-feira, setembro 05, 2023

PREFEITO MÁRCIO SANTIAGO VISITA OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA CASTRO ALVES(POVOADO SÃO JOÃO) E RECUPERAÇÃO DE ESTRADA(PROVADO SÃO DOMINGOS)

A Gestão Municipal está empenhada em realizar obras estruturantes no município para trazer mais qualidade de vida aos santanenses

Acompanhado do Secretário Municipal de Administração e Finanças, Marcos Fabrício, e do engenheiro Pádua Melo, o prefeito Márcio Santiago visitou, na tarde desta terça-feira (05), mais  dois investimentos que está em andamento no município: a  reforma e ampliação da Escola Municipal Castro Alves no provado São João, e recuperação da estrada vicinal que liga  São João provado São Domingos.

A Gestão, construindo com a nossa gente, trabalha para garantir melhoria continua aos santanenses. “Uma das nossas metas enquanto gestão é proporcionar para os cidadãos um atendimento melhor, com maior eficiência, segurança, conforto e principalmente mais humanizado", afirmou o prefeito Márcio Santiago.

A obra da escola está na fase final, e  está  sendo executada com o objetivo de oferecer um espaço aos  alunos e profissionais da educação, com conforto e estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades escolares. Investir em educação, é investir no futuro e nos sonhos das  crianças, jovens e adolescentes.

A recuperação da estrada vicinal que dá acesso à comunidade de São Domingos está mais segura. Isso porque a Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, concluiu hoje as obras de recuperação. O serviço trará mais qualidade de vida aos moradores e comunidades adjacentes, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e do turismo, gerando mobilidade para as pessoas que residem nessas localidades à sede do município.

O prefeito aproveitou a oportunidade e conversou com os moradores da localidade.


 

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...