terça-feira, abril 25, 2023

VEJA! ESTRATÉGIAS DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO (DECOM) DA PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO NOS ÚLTIMOS SETE DIAS CONSEGUE UM EXCELENTE ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS


Para obter excelência em um trabalho, é necessário superar os desafios e realizar muitos testes. Nos últimos meses, a Prefeitura de Santana do Maranhão vem se destacando tanto no PORTAL DA TRANPARÊNCIA, no INSTAGRAM, quanto no YOUTUBE ações executadas com muita determinação  que geram aprendizados para todos os profissionais do departamento de  comunicação. 

O  alcance de contas/seguidores/ retrata bem o trabalho diário desenvolvido pelo  departamento de comunicação de Santana do Maranhão-DECOM, que tem como objetivo ampliar o alcance, atingindo cada vez mais pessoas com informações relevantes e de interesse público.  O decom sempre procurou a   potencialidade das redes sociais para informa a população.


Toda órgão público tem o papel de manter um diálogo aberto e incentivar a participação popular em sua gestão. Essa prática permite mais eficiência, satisfação e a criação de uma imagem positiva para suas decisões. Nesse contexto, realizar um bom gerenciamento dos canais de comunicação entre população e prefeitura é crucial nos dias de hoje.

Afinal, é por meio desses canais que é possível se aproximar da população, entender suas necessidades e trabalhar de forma mais eficiente para solucionar quaisquer problemas relacionados à gestão.

Além disso, com a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI), todo órgão e ator público deve obter um plano de comunicação bem estruturado para apresentar à população suas ações. Também vale destacar o artigo 5º da Constituição Brasileira, que deixa claro a necessidade de aproximar a população das atividades do Governo e estabelecer uma transparência nessa relação.

Nesse sentido, o DECOM sempre publica informações nos canais de comunicação possibilitando um estreitamento entre população e prefeitura como instrumento para viabilizar uma gestão pública de qualidade. Acompanhe os nossos canais as ações executadas pela gestão do prefeito Márcio Santiago!


PORTAL: https://santanadomaranhao.ma.gov.br/?fbclid=PAAaaCUGHCxiP7HslJaf9G0vgd7ftArOXk7ATECUUEQXMPWbEPEGt24GOx2cM

INSTAGRAMhttps://instagram.com/prefeitura_de_santana_oficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=com

YOUTUBE:  https://www.youtube.com/@santanadomaranhao3268/featured

VEJA VÍDEO: PRESIDENTE DO CMDCA CONVOCA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAREM DAS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE SANTANA DO MARANHÃO

                                               Fonte: DECOM/SANTANA/MA

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marilene Dias grava vídeo convocando a população para participar das inscrições para a eleição de membros do Conselho Tutelar do município de Santana do Maranhão.

As inscrições começam  dia 04 de abril e se encerrarão na data de 05 de maio de 2023 e poderão ser realizadas na Casa dos Conselhos, no antigo Mercado Municipal, Avenida Roseana Sarney, S/N, Bairro Itaquipé – Santana do Maranhão das 8:00 às 12:00 horas

Para participar, o candidato deve seguir alguns requisitos como ser maior de 21 anos, residir no município há pelo menos 2 anos, e ter ensino médio completo ou grau de escolaridade semelhante. A eleição acontecerá no dia 1º de outubro de 2023. 

Para saber mais sobre todo o processo da eleição, bem como os documentos necessários para se inscrever e outros requisitos, basta acessar o Edital Abaixo:

ACESSE: https://drive.google.com/file/d/1FX229N1io04Y009RsKddleJhz8Sd-P0F/view?usp=share_link

sábado, abril 22, 2023

AGED em parceria com a PM e GCM, promovem barreira de fiscalização no município de Santana do Maranhão

Na última quinta-feira, 20, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - AGED, através da Unidade Regional de Chapadinha/MA, promoveu em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, uma barreira de fiscalização para coibir o transito ilegal dos produtos de origem animal e vegetal no município. A ação visa preservar a segurança da população, garantindo a qualidade dos produtos que entram todos os dias para o consumo dos santanenses.

A barreira móvel visa também impedir a introdução e a disseminação de pragas e agentes etiológicos de doenças que representam ameaças à atividade agropecuária maranhense, primando pela saúde dos animais e sanidade dos vegetais, bem como pela inocuidade dos produtos e subprodutos interferindo na segurança alimentar da população.

A atividade foi coordenada pelo chefe da ULSAV, Francisco Alberto, juntamente com o fiscal, Jocynê Castelo Branco.


quarta-feira, abril 19, 2023

SAGRIDE e Sala do Empreendedor reúne criadores de peixes no povoado Riachão para discutir financiamento via Banco Santander

Na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Sagride), que tem à frente da pasta o secretário Paulo Neto e a Sala do Empreendedor através do Agente de Desenvolvimento Davi Alves, realizaram uma reunião com os piscicultores do povoado Riachão, em parceria com o Banco Santander, através Agente de Crédito Ronaldo, e o  Presidente da Associação dos Moradores do Povoado Vereda I, Domingo José, para discutir o financiamento para a produção de peixes em cativeiro.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento Davi Alves foi discutido a possibilidade de oferecer novas oportunidades de crédito para os criadores de peixes, que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do produtor do município de Santana do Maranhão. “Este programa de credito é muito importante para nosso micro empreendedor rural, pois vai ajudar desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo, um exemplo, foi os produtores de hortaliças do povoado Vereda I, que já receberam o credito  para a realização da atividade ”, disse Davi.

Os agricultores que desejarem mais informações sobre essas linhas de crédito devem procurar a Sala do Empreendedor  do município de Santana do Maranhão, localizada no prédio da prefeitura .

 

 

 

MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO É CONTEMPLADO COM O PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

O Município de Santana do Maranhão  participará do Programa Cidade Empreendedora, fruto da parceria entre o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia – SEINC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão – SEBRAE/MA, que abrangerá 70 municípios do Maranhão.

Sendo um dos municípios contemplados com o Programa Cidade Empreendedora, Santana do Maranhão entra no rol das cidades beneficiadas com a assistência especializada disponível para promoção do empreendedorismo no Estado e fortalecimento do comércio e da economia.

O programa tem como objetivo integrar a gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.

Secretário Davi e Advogado Getúlio- realizando protocolo do ofício 
Com a intenção de Promover um ambiente favorável aos negócios, dinamizar a economia, fortalecer as empresas locais, aprimorar a gestão empresarial, incentivar a formalização de microempreendedores individuais (MEIs) e fomentar a cultura do empreendedorismo. Com esses objetivos a  prefeitura de Santana do Maranhão, através do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  Davi Alves,  havia protocolado um oficio  junto a secretaria estadual de Indústria e Comércio – Seinc com objetivo de  formalizou  a contemplação  para execução do Programa Cidade Empreendedora no município.

O Prefeito, Márcio Santiago, frisa a importância desse convênio para o desenvolvimento de Santana do Maranhão. “Buscamos sempre o Sebrae para fortalecer o nosso trabalho e nos efetivarmos como uma cidade empreendedora, através da parceria firmada com Governo do Estado, na coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia – SEINC  nos deixa contente, pois é mais uma ´conquista para a nossa gente. Essa parceria é uma oportunidade de fortalecer o comércio local através da cultura e do turismo, à qual  irá alavancar sem dúvida  o desenvolvimento do nosso município ”, afirmou Márcio.

                                                 Veja ofício abaixo: 


 

terça-feira, abril 18, 2023

Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino começou hoje em Santana do Maranhão e finaliza com encontro geral na quinta-feira

A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Maranhão (Smed) promove de hoje (18) até quinta-feira (20), a Jornada Pedagógica 2023, com o tema “Educação e Mudanças: os componentes do “amor pedagógico”.


 A Secretaria Municipal de Educação  de Santana do Maranhão (Smed) promove de hoje (18) até quinta-feira (20), a Jornada Pedagógica 2023, com o tema “Educação e Mudanças: os componentes do “amor pedagógico”.

Com uma programação contendo palestras, rodas de conversa e oficinas pedagógicas, a jornada foi aberta na manhã desta terça-feira, no auditório da EMEF. DEP. JÚLIO MONTELES, com muito entusiasmo. O secretário Pedro Reis falou sobre as novidades da Educação para 2023 e, ainda enfatizou que a  jornada  Pedagógica consiste em um dos momentos mais importantes do ano letivo, oportunizando reencontros e retomada das ações pedagógicas nas unidades escolares do  Município de Santana do Maranhão , sendo espaço de diagnóstico, de planejamento, de formação, de organização do trabalho pedagógico e de fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que refletem os resultados e a identidade da unidade escolar. 

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Pedro Reis; da Secretária Adjunta da pasta, Lucilda; da Vice-Prefeita, Ângela Oliveira; e o Procurador  do Município, Bernardo Spindola. A  Professora  Maria José Veras , foi a palestrante do evento.

Até quinta-feira, segue a jornada com mais momentos ricos em conhecimento e encerrará com as apresentações das equipes de oficinas e o grande momento cultural.

A gestão do prefeito Márcio Santiago tem reafirmado o compromisso. A iniciativa da Prefeitura de Santana do Maranhão, através da Secretaria de Educação, reafirma propósitos de compromisso com a Gestão Escolar, e a jornada Pedagógica, reforça  literalmente o empenho de quem realmente leva a serio a educação. O objetivo é sempre buscar estratégias que contemplem ações relevantes, visando o fortalecimento das unidades de ensino para termos uma educação de excelência.

Veja abaixo fotos do evento:

















segunda-feira, abril 17, 2023

Sala do Empreendedor de Santana do Maranhão participa do plano de ação sobre o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Sala do Empreendedor de Santana do Maranhão  foi representada pela Agente de Desenvolvimento, Davi Alves, durante uma capacitação voltada para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O encontro ocorreu   nos últimos dias 13 e 14 de abril no auditório da UR em Chapadinha MA.

Participaram da organização e condução do encontro as consultoras do SEBRAE Núbia, Sheila e Magnólia.

O objetivo do Selo é reconhecer pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competividade dos pequenos negócios, além de aprimorar ações de integração, fortalecendo a qualificação

A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho).


SOBRE O SELO

O Selo Sebrae em Referência em Atendimento é uma metodologia de avaliação para reconhecer as salas do empreendedor em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados e parceiros da rede de parcerias de atendimento aos empreendedores locais.

A avaliação é realizada levando em conta os critérios quantitativos e qualitativos, em que são geradas pontuações, para atribuir categorias de qualidade aos participantes. Os critérios também refletem as necessidades mapeadas nas jornadas dos clientes atendidos em diversos momentos do ciclo de atendimento: prospecção, atendimento e pós atendimento, além de interações presenciais e remotas.

 

 

sexta-feira, abril 14, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão, através da SEMED promove ações de prevenção à segurança nas escolas

A violência nas escolas e creches em todo o país se tornou uma preocupação para autoridades, estudantes, professores e pais, e por isso a Prefeitura  Municipal de Santana do Maranhão, através da SEMED, em parceria com a Polícia Militar,  Guarda Municipal e Conselho Tutelar se uniram em prol da seguranças nas escolas com objetivo de promover ações educativas e acompanhamento  em lócus nos prédios escolares. A primeira ação executada foi a palestra sobre “medidas de prevenção contra invasão á escolas”. Estiveram reunidos  hoje, 14, cerca de 100 participantes entre profissionais da área de Educação de Escolas Municipais, estudantes e pais  na Câmara Municipal de Santana na parte da manhã e á tarde, na escola Castro Alves, povoado São João.  

A Palestra foi ministrada pelo Soldada PM Rômulo Cardozo Coelho ( instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência-PROERD)   , abordando medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança nas escolas.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação Pedro Reis, a orientação da Polícia Militar é importante para comunidade escolar, especialmente por conta dos últimos ataques registrados em escolas do país. “A ideia é conversar sobre medidas de curto prazo, o que podemos fazer no ambiente escolar, em casos de situações atípicas, para que todos saibam como agir de forma a diminuir os impactos”, afirmou.


A vice-prefeita Ângela Oliveira esteve presente e cumprimentou pela iniciativa do encontro. “É importante que todas as frentes estejam unidas e em constante comunicação, desde gestão escolar, poder público, guardas, conselho tutelar e policiamento. Sabemos o quanto este momento é delicado e toda atenção é fundamental para impedir que crianças sejam vítimas de qualquer tipo de violência”, afirmou.

Estiveram presentes no evento também a Secretária Adjunta de Educação, Lucilda, policiais militares (Diogo e  Pessoa), Guardas  Municipais, Conselho Tutelar e outras autoridades.

 

SAGRIDE EM AÇÃO! Programa Mulheres em Campo realiza Feira com produtos da Agricultura Familiar no Município de Santana do Maranhão

I Feira  Mulheres em Campo aconteceu em Santana do Maranhão 

Hoje (14/04) ocorreu a I Feira das Mulheres em Campo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SAGRIDE) em parceria com o SENAR. O objetivo é resgatar a feira no município e incentivar a comercialização dos produtos locais. 

A 1ª Feira Livre com mulheres rurais do Curso do Programa Mulheres em Campo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR/MA), Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) e em parceria com  a prefeitura municipal de Santana do Maranhão, através da Secretária de Agricultura ,está dentro da programação do  4° Encontro do curso  Programa Mulheres em Campo realizado no município.

A Feira foi organizada através de uma parceria entre Prefeitura de Santana do maranhão, através da Secretaria Municipal de Agricultura  e  Senar, contou   ainda  com o apoio do gerente do Banco do Bradesco, Gabriel. O evento foi realizado em frente a prefeitura, e envolveu 10 mulheres de diferentes comunidades rurais que estão participando do programa.

Podemos observar a alegria e participação da população, incentivando as mulheres a continuar com esse evento, diante do interesse explicito das participantes, ficou definido que a feira municipal será resgatada, onde proporcionará as mulheres avançarem cada vez mais na atividade,  com objetivo  maior, que é sem dúvida, a geração de emprego e renda.

Segundo Silvia Araújo, Secretária Adjunta  de Agricultura, “o objetivo da Feira foi promover a exposição e comercialização de diferentes produtos da 1ª turma de mulheres rurais da Agricultura Familiar envolvidas no curso de capacitação do Programa Mulheres em Campo 

Durante a sua realização, a feira foi visitada por diversas pessoas que realizaram a aquisição e o consumo dos produtos. Dentre os produtos comercializados: .Cheiro verde, Biscoito, Feijão verde, Maxixe, Alface, Couve, Milho verde, Abobora, Banana, Pimentinha, Bolo de milho, Quiabo, Galinha caipira/ Frango,  Corante, Coco d'água, Coco seco, Artesanato e  Limão.

O objetivo é despertar o interesse pela gestão e administração das empresas e propriedades rurais e desenvolver competências pessoais e de empreendedorismo das mulheres rurais.

 

 

 

 

 

quarta-feira, abril 12, 2023

Participe! JOGO Beneficente em prol de exames para procedimento cirúrgico de Fernando (Gogó), será realizado terça-feira (18) no estádio municipal

Será realizado na  próximo terça, dia 18  de abril com inicio as 15:30h no estádio municipal,  no município de São Bernardo,  um Jogo  Beneficente em prol de exames para realização de uma cirurgia de Fernando, mais conhecido por Gogó.

Gogó, como é mais conhecido, precisa fazer uma bateria de exames para realizar  uma cirurgia que tem um custo altíssimo , e tudo que for arrecadado no jogo beneficente  será doado para ele, os responsáveis pelo evento beneficente são os amigos: Bernardo do Joca e Novinho, para maiores informações ou confirmar sua participação entre em contato  pelo número 98 8107-4160.

 Participe! Seja solidário!

 

 

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO, SEBRAE PROMOVERÁ SEMANA DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Na manhã de ontem (terça-feira, 11), aconteceu uma reunião de planejamento  na Sala do Empreendedor  envolvendo membros do Governo Municipal e SEBRAE para tratar de mais uma edição do Semana do Microempreendedor Individual.

Participaram da reunião o agente de desenvolvimento Davi Alves, o secretário municipal de agricultura e desenvolvimento econômico Paulo Neto, o técnico em agropecuária Ismael, o engenheiro agrônomo Francisco Tavares, a secretária da sala do empreendedor Francisca Larissa e o consultor do    SEBRAE de Chapadinha- MA Elvis Alan.

A Semana do Microempreendedor Individual acontecerá do dia 22 a 26 de maio. São  5 dias de ações com oficinas, capacitações e palestras.

O agente de desenvolvimento, responsável pela sala do empreendedor, ressaltou  que esta ação irá abranger o máximo de pessoas que tenham negócio próprio, entre artesãos, pedreiros, cabeleireiros, manicures, agricultores  etc.

“Nosso objetivo é inserir no mercado formal todas as pessoas que são microempreendedores individuais que não tenham sua regularização junto a administração pública municipal. São diversas vantagens que estas pessoas terão com a regularização”, informou Davi Alves.

 

terça-feira, abril 11, 2023

Com foco na prevenção, Santana do Maranhão inicia as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd

Os alunos dos 5ºs anos das Escolas Maria da Glória e D. Pedro, na zona rural, iniciaram hoje, 11, as aulas do Proerd, com o policial militar Rômulo Cardoso.

Cerca de 80 alunos de Santana do Maranhão serão contemplados com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

A inclusão de Santana do Maranhão  no programa foi possível pelo esforço da  gestão do prefeito Márcio Santiago, através da Secretaria Municipal  de Educação –SEMED   com a Polícia Militar, por meio do 16º Batalhão, com sede em Chapadinha  e responsável pelo comando da região.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

É preventivo, estratégico, e tem como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policial fardado e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças das series  do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Os instrutores Proerd, são policiais militares, auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família, como em um todo.

As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Ao final do programa, os alunos participarão de uma formatura onde receberão o “Certificado PROERD”, estando as crianças aptas a conduzirem suas vidas de maneira responsável e livre de drogas e todo tipo de violência.

 

 

 

sexta-feira, abril 07, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão distribui mais de 13 toneladas de pescado para famílias do município

Na ultima quarta-feira, 05, numa ação que envolveu uma logística com mais de 50 pessoas, a Prefeitura de Santana do Maranhão, através das Secretarias e Departamentos envolvendo funcionários, secretários, chefes de departamentos e voluntários, fizeram     a maior distribuição de peixes da história do município, proporcionando as famílias santanenses uma mesa farta nesta Semana Santa, o que evidencia o maior compromisso do governo Márcio Santiago, que é o de cuidar de nossa gente.

Ao todo foram distribuídos mais de 13 toneladas de pescado para as  famílias das zonas urbana e rural do município.

A secretária de Assistência Social, Bruna Braga, falou sobre o sucesso da ação. “Foi mobilizado integrantes das diversas secretarias e departamentos para ajudar  nesta missão de levar o peixe para a casa das famílias. Conseguimos alcançar o êxito graças ao empenho de todos os servidores, que agiram incansavelmente para proporcionar uma Semana Santa feliz para os  santanenses”, salientou.

Para a vice- prefeita Ângela Oliveira, essa entrega de peixes ficará marcada na história de Santana do Maranhão. “Realizamos uma das maiores distribuição de pescado que o nosso povo já viu, beneficiando as famílias, que permanecem sendo assistidas pela nossa gestão, que não mede esforços para atender as necessidades da população, sobretudo a parcela mais carente. Desejo a todas as famílias santanenses uma Semana Santa de paz, amor, confraternização e de mesa farta”, desejou.

Os beneficiados comemoraram o recebimento do alimento símbolo da Semana Santa. “O prefeito  tem cumprido com a palavra dele, e agradeço por essa ação beneficente de qualidade e que nós continuamos com governo que temos, é o que queremos, daqui pra frente vai ser melhor ainda”, frisou o morador do bairro São José ,  Senhor Riba.

“O mais importante não é só fazer a entrega do peixe, mas garantir a dignidade dessas pessoas. Através da distribuição realizada em todos os locais do município (zona urbana e rural), tudo transcorreu naturalmente, com organização e respeito com o próximo. Com muita gratidão e fé em Deus, desejamos uma feliz Páscoa a todas as famílias de nossa cidade, com comida na mesa e com o sentimento de alegria em todos os lares”, finalizou o prefeito Márcio Santiago.

 

 

 

terça-feira, abril 04, 2023

EM REUNIÃO COM UFMA, SECRETÁRIA DE SANTANA DO MARANHÃO DISCUTE PROJETOS, PARCERIAS E TERMO DE COOPERAÇÃO PARA SECRETARIA DA MULHER

A  secretária   da Mulher de Santana do Maranhão, Franciane Melo, participou de reunião na  Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na tarde desta segunda-feira (03) para tratar de projetos e  parcerias entre as instituições. Participaram também da reunião, a professora  do curso de Turismo Tatiana, professora  do curso de Ciências Humanas  Amanda e acadêmicos   do curso de Turismo. Na ocasião, foram discutidas ações  que servirão de base na construção  e implementação de projetos voltados á Secretaria da Mulher.

Durante a reunião, trataram  ainda com o diretor do Campus, Professor Jeferson as  ações acerca do fortalecimento da parceria com a Universidade  para  a construção e implementação dos  projetos que serão viabilizados  para transformar o meio social, político e econômico das mulheres santanenses,   e por conseguinte,  levantaram   a necessidade  da  criação de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Santana do Maranhão-Secretaria da Mulher(SEMMU)  e a UFMA para que as instituições envolvidas na parceria  possam compartilhar conteúdos importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

 

sexta-feira, março 31, 2023

SAGRIDE EM AÇÃO: Santana do Maranhão realizou mais um encontro do curso “Mulheres em Campo”

Hoje (31), a Secretária Adjunta de Agricultura Silvia Araújo e o Engenheiro Agrônomo  Francisco Tavares, estiveram presentes em mais um encontro do curso “Mulheres em Campo”, viabilizado pela  Prefeitura Municipal, através Secretaria de Agricultura  e Desenvolvimento Econômico(SAGRIDE) em conjunto com o SENAR e Sala do Empreendedor.

O curso visa capacitar as Mulheres do Campo para agregar valores às atividades produzidas por elas. Além disso, a capacitação tem o objetivo de orientá-las para que possam alavancar suas rendas. A capacitação é de extrema importância para as mulheres produtoras do município, pois procura abordar  temas importantes como o desenvolvimento do empreendedorismo, da comercialização, gestão e a parte pessoal de cada mulher.

É notório que a administração do prefeito Márcio Santiago trabalha sempre em busca de oferecer formas de desenvolvimento, visando valorizar cada vez mais o setor primário, oportunizando   ferramentas para a difusão das  propriedades rurais  das famílias santanenses.

quarta-feira, março 29, 2023

O Secretário de Educação de Santana do Maranhão, Pedro Reis, participa na capital do ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem

O Secretário de Educação de Santana do Maranhão, Pedro Reis, está em São Luís, juntamente com a Secretária Adjunta de educação Lucilda Carvalho e a equipe de Articuladores Pedagógicos Municipais(APMs), Carlota SousaAraeles Pessoa e Marceliude, participando da Formação com o tema:  Juntos pela alfabetização das crianças e erradicação do analfabetismo das Crianças e Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos no Maranhão. 

O evento iniciou na ultima segunda-feira (27), e segue até sexta-feira (31) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís, e é destinado a Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) e Regionais (APRs). Durante toda a programação, acontecerão plenárias, painéis temáticos, oficinas pedagógicas, exposição interativa, dentre outras atividades, que irão fortalecer a educação nos 217 municípios do estado. Após o período formativo, os professores participantes atuarão como multiplicadores nos seus municípios de origem.

O objetivo do evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é fortalecer as ações do regime de colaboração com a equipe dos municípios, para promover qualificação e aperfeiçoamento profissional dos participantes.

No que se refere educação, o prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, está sempre buscando ofertar uma educação de qualidade, através de investimento na qualificação dos profissionais da educação, principalmente no quesito alfabetização, pois o principal objetivo  do governo municipal  é alfabetizar na idade adequada.


 

terça-feira, março 28, 2023

Equipe do Portal Imaranhão visita o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santana do Maranhão

Na manhã dessa terça-feira, 28, o redator e câmara Orlando Moraes, acompanhado do repórter Lucas Felipe do Portal Imaranhão fizeram uma visita à sala do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santana do Maranhão (DECOM) e foram recepcionados pelo chefe do departamento, Francisco Tavares, pelo editor de vídeos Paulo,  pelo fotógrafo Wilkys, pela redatora Kesia e assessora Graciele.  

Ao longo da conversa, além de falarem sobre a importância de fazer marketing na gestão pública e os caminhos das reportagens que deverão ser seguidos para impulsionar positivamente com transparência as políticas publicas executadas no município, as equipes construíram um diálogo aberto firmando parcerias como prestadores de serviço à população santanense nas informações para prestação de contas com transparência.

 

 

 


 

sexta-feira, março 24, 2023

Vereador Bernardo Farofa está na capital do estado levando as demandas de São Bernardo e é recebido por secretários de Estado e pela Presidente da Assembleia Legislativa Iracema do Vale

Na manhã de ontem, quinta-feira, 24, o vereador e liderança da oposição ao atual prefeito de São Bernardo/MA, Bernardo Farofa(PTB)  foi recebido pelo subsecretário  da Sinfra, Ítalo Augusto, onde dialogaram sobre as demandas urgentes do referido município, e  de imediato, trataram  da recuperação da rodovia MA-034. Além do alinhamento da MA-034, O parlamentar esteve reunido com a chefe do Viva Cidadão, onde protocolou um oficio requerendo a implantação da estrutura no município. 

Bernardo Farofa,  ainda se encontrou com o Secretário da (Segov), Márcio Machado e Secretário    do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, nessa reunião  foi discutido e definido a inauguração do Restaurante Popular.

Entre as reuniões, destaque para a, presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, onde recebeu o vereador Bernardo Farofa. O parlamentar  destacou  a importância da deputada estadual  no alinhamento das reivindicações com o Estado. "A Presidente Iracema   tem sido uma importante aliada e parceira nas ações de melhoria da nossa cidade. Somos sempre atendidos em nossas reivindicações.  Por isso, agradeço a deputada e o governador  Carlos Brandão pelos investimentos de desenvolvimento para nossa cidade", finalizou o Vereador Bernardo Farofa

 

 

quarta-feira, março 22, 2023

Secretaria de Agricultura promove capacitação para produtores rurais do povoado Vereda I

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Sagride), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar - Maranhão), iniciou hoje (22) uma capacitação para produtores do povoado de Vereda I , em Santana do Maranhão, com  o curso de cultivo de hortaliças folhosas.

O objetivo do curso é propor aos agricultores (as) da comunidade uma forma viável de cultivo  de hortaliças, onde possibilitará aos capacitados   melhor  rentabilidade, tendo em vista que as  hortaliças folhosas possuem elevado valor nutritivo e geram emprego e renda em todos as etapas de sua cadeia produtiva, fatores que as tornam alimentos de grande importância socioeconômica. Entre os cuidados necessários à sua produção, está a exigência de mão de obra desde o preparo do solo até a comercialização. No entanto, as hortaliças folhosas possuem ciclo curto, o que permite vários cultivos durante o ano. Outro ponto positivo é o aumento do consumo, devido à busca por qualidade de vida e bem-estar

A capacitação tem carga horária de 24 horas aula, entre teoria e prática, e conta com o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Chapadinha, Associação Comunitária, dos Trabalhadores Rurais do Povoado Vereda I, Domingos da Vereda (presidente da  Colônia dos Pescadores)   e do  Vereador Zé dos Santos.

          Veja vídeo abaixo:

sexta-feira, março 17, 2023

Gestores do município de Santana do Maranhão participam do Fórum Municipal de Esporte e Lazer em São Luís

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL)


O Chefe do Departamento de  Esporte de Santana do Maranhão, Ricardo  Carvalho  e o  Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Davi Alves, acompanhados do Assessor  Jurídico  Getúlio Durans, participaram nos dias  16 e 17 de março em São Luís do  Fórum maranhense de Gestores Municipais de Esporte e Lazer.

O Fórum foi realizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEDEL), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís/MA, para tratar da Lei de incentivo ao esporte e sobre os Jogos Escolares Maranhenses:  jogos Escolares municipais (JEB'S) e estaduais (JEM'S).

Além de representantes da área esportiva, paradesportiva e de lazer, gestores municipais e outras autoridades, estiveram presentes  no evento, o secretário de estado de Esportes e Lazer, Naldir Lopes.

O Chefe  do Departamento de  Esporte de Santana do Maranhão  ressaltou a relevância do encontro. “O mais importante disso tudo é que se trata de uma oportunidade única de discutirmos as políticas públicas para o esporte e somarmos forças. Unidos, aumentamos a nossa voz para buscar melhorar o orçamento para o esporte  do nosso estado e municípios, melhorar os programas e melhorar o incentivo para o esporte como um todo. Esse foi o maior objetivo do fórum”, disse Ricardo Carvalho.


 

 

 

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...