quinta-feira, agosto 04, 2022

SAGRIDE EM AÇÃO! Secretário de Agricultura visita produtores de aguardente(tiquira) na zona rural para discutir selo de Indicação Geográfica (IG).

Um dos pilares da atual administração, que tem à frente o prefeito Márcio Santiago  e a vice-prefeita Ângela Oliveira é o incentivo à agricultura familiar. Nesta quinta-feira (04), o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico-SAGRIDE, Paulo Neto e o Técnico em Agropecuária da Sagride,  Ismael  deram  início a uma série de visitas e reuniões com os produtores  de  tiquira dos povoados Pati e São Domingos. Os produtores que foram visitados para iniciar o processo de organização de registro do  famoso aguardente (tiquira magu) foram: Ricardo, Davi, Zé ReisErisvaldo, Antônio Florêncio e Bernardo

A Indicação Geográfica (IG) é um dos tipos de registros protetivos de propriedade industrial que busca o bem-estar coletivo de uma população em determinada localidade demarcada e reconhecida com nome geográfico único, para a produção ali desenvolvida coletivamente. Isso é possível quando uma comunidade está envolvida social, cultural e economicamente no processo produtivo de um produto originário de seu território, bem como na manutenção, geração de emprego e renda local. A IG certifica as qualidades geradas pelo meio ou por fatores humanos ímpares dessa produção. Este modelo de proteção é disciplinado pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996.

Nesse processo de Indicação Geográfica para o município de Santana do Maranhão  foi escolhida a tiquira, onde terá o IFMA do Maracanã- São Luiz- MA  sobre a coordenação dos professores  Rafael Mendonça Almeida e o Prof. Francisco Albuquerque, cujos  conduzirão o processo de regulamentação, e a priori realizarão uma reunião na próxima terça-feira(09/08/22) com os produtores supracitados.

A reunião com os produtores  de tiquira dos povoados Pati e São Domingos abordará  sobre a Indicação Geográfica(IG), que se trata de um reconhecimento concedido pelo INPI (um órgão do governo) a produtos brasileiros que são produzidos coletivamente e que tenham tradição na produção ou qualidade diferenciada devido a condições climáticas, de solo, e geografia.  Abordarão também sobre o processo de produção e técnicas.

O selo de Indicação Geográfica (IG) da tiquira no município de Santana do Maranhão irá melhorar a organização da cadeia produtiva, fortalecer o associativismo, proteger o produtor com direito ao uso da IG e controlar o produto contra falsificações, ajudando a desenvolver novos mercados. Além disso, com o selo, haverá o fortalecimento do produto e o território, desenvolvendo novos ativos econômicos no entorno da cadeia produtiva, como turismo, outras indústrias e produtos derivados.

A Tiquira é um destilado de mandioca muito popular no Maranhão. Alguns consideram a Tiquira a verdadeira aguardente brasileira por ser feita da mandioca, uma planta nativa.

 

                 Veja abaixo galeria de fotos da visita aos produtores de tiquira:










Departamento de Comunicação-DECOM
Prefeitura de Santana do Maranhão-Construindo com a nossa gente!

Nenhum comentário:

Santana do Maranhão participa da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

O município de Santana do Maranhão esteve representado na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 27 e 28 d...