sexta-feira, março 17, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão e Polícia Militar assinam o convênio para a implantação do Proerd

O prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, o secretário municipal de Educação, Pedro Reis e o Sub comandante do 16º Batalhão da polícia militar, Major Paiva, assinaram hoje (17) o termo de cooperação para a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Santana do Maranhão.

No ato de assinatura, que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores  de Santana do Maranhão, estiveram presentes o Sub comandante do 16º Batalhão , Major Paiva; o Prefeito, Márcio Santiago;  Vice-Prefeita, Ângela Oliveira; Primeira Dama,  Eridan Santiago;  o Secretária de Educação (Semed), Pedro Reis;  Secretária Adjunta da Semed, Lucilda;  o Tenente, Temístocles; comandante da polícia  em Santana do Maranhão, Sargento Denis;  Soldado e professor do Proerd, Rômulo Cardoso;  Comandante da Guarda Municipal, Romerson; Procurador geral do município, Bernardo Espíndola;  Vereador, Zé dos Santos, além de outras autoridades civis e militares.

A parceria da Policia Militar com a Prefeitura através, da   Secretaria Municipal de Educação possibilitará aos alunos um conhecimento mais aprofundado e preventivo sobre os perigos e consequências do crime, fazendo com que cada aluno seja um aliado no trabalho preventivo de conscientização.

O curso será ministrado pelo Policial  Militar de São Bernardo,  SD. RÔMULO CARDOZO  para os alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental.

Segundo o prefeito Márcio Santiago a implantação do curso aos alunos, será mais uma ferramenta de conscientização para afastar as crianças e adolescentes do mundo ilícito. “O PROERD vem para contribuir com a formação cidadã das nossas crianças, fazendo com que cada aluno aprenda a mensagem que será transmitida e que realmente possa aplicá-la, tanto no âmbito familiar como na sociedade.” – disse o prefeito.

                                                      veja galeria de fotos abaixo: 

O PROERD

É um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º e 7º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes.

O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Após o curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

 

 

quarta-feira, março 15, 2023

VEJA! A Secretaria da Mulher enaltece a jovem santanense Marielle, pela honrosa conquista do mérito acadêmico na UFMA

Na ultima sexta-feira, 10, no ginásio do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), ocorreu a cerimônia de Colação de Grau, e na oportunidade,  a  discente santanense Marielle Costa Santos do curso de licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, recebeu a honraria estudantil do mérito acadêmico das mãos do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

A honraria, é regularizada pela Resolução Consepe Nº 1.983, e é concedida a estudantes que demonstram alto rendimento acadêmico, cumprindo uma série de requisitos, bem como aprovação na avaliação do processo de aceleração de estudos, realizada por banca examinadora especial do curso. 

É um momento de  reconhecer,  celebrar e se orgulhar  de mulheres que rompem barreiras e ajudam a construir a historia de Santana do Maranhão. O município de Santana está de parabéns por ser coparticipante  na conquista do valioso reconhecimento acadêmico concedido a licenciada em sociologia, o mérito foi possível porque se oportunizou condições através de políticas educacionais. Parabéns!    


terça-feira, março 14, 2023

SANTANA DO MARANHÃO EM DESTAQUE: Secretário de Administração Marcos Fabrício, vice-prefeita Ângela Oliveira e secretários participam de Congresso em São Luís

O Secretário de Administração Marcos Fabrício, acompanhado da vice-prefeita Ângela Oliveira, da secretária da Mulher  Franciane Melo, da secretária adjunta de Educação  Lucilda Carvalho, do Agente de Desenvolvimento do SEBRAE Davi Alves, do Procurador Geral do Município  Bernardo Spindola, do advogado Getúlio Durans e do vereador Branco do Riachão, participou do 1° Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) em parceria com o Governo do Estado , que aconteceu nos dias 13 e 14 de março.

O objetivo desse encontro é promover e divulgar o municipalismo e as ações de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras.


Durante o evento, o Secretário de Administração Marcos Fabrício e toda comitiva do município de Santana do Maranhão se encontrou com o deputado estadual Aluízio Santos (PL) e com o  presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem, Ivo Rezende. O presidente da FAMEM fez questão de agradecer o prefeito Márcio Santiago por ter enviado uma comitiva representativa para o evento.

A comitiva do município de Santana do Maranhão parabenizou a iniciativa e destacou a importância que o evento representa para todo o municipalismo maranhense.

“Cada representante que participa de um evento com  essa envergadura  sai daqui com novas propostas e quem ganha com isso  é o município. está de parabéns o presidente da Famem por realizar esse evento”, disse Marcos Fabrício .

 


segunda-feira, março 13, 2023

Em vídeo , ex-prefeito de Tutoia rebate críticas de atual e o chama de incompetente

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-prefeito de Tutóia  (MA), Romildo do Hospital(PSDB) rebate as declarações do atual gestor, Diringa (PDT), sobre os problemas que este diz ter encontrado no município. Romildo do Hospital também indaga ao atual prefeito sobre R$100.000.000 (cem milhões de reais) de contribuição do INSS dos servidores públicos. Confiram o vídeo, na íntegra:


sábado, março 11, 2023

Final do Masculino e Feminino do 8ª circuito Maranhense de Beach Soccer em SANTANA DO MARANHÃO foi um sucesso

 A GRANDE FINAL DO 8° CIRCUITO MARANHENSE  DE BEACH SOCCER-ETAPA SANTANA, FOI DISPUTADA ONTEM, O9/03, NA ARENA OLIVEIRA(BARRA)

SANTANA DO MARANHÃO – Em grande estilo e com jogos emocionantes, o 8º circuito   maranhense  de  beach soccer- etapa Santana do  Maranhão, foi encerrada ontem, 09. Foram dois jogos para definir os campeões de cada categoria. A primeira competição foi no feminino  e na disputa entre Real São José x  Damas da Bola, quem levou a melhor foi Real São José. A competição  no masculino foi acirrada e entre os finalistas Real São José FC  x Bacuri S.E, quem  levou o troféu foram os atletas do Real São José F.C.

 

A   etapa do Circuito Maranhense de Beach  Soccer teve o apoio e suporte da prefeitura municipal de Santana do maranhão  através do Departamento  Municipal de Esportes. O torneio reuniu vários atletas(masculino e feminino)   em diversos jogos  disputados na Arena Oliveira no bairro da Estiva.

 

Além do Chefe do Departamento de Esportes  Ricardo , estiveram presentes na final do 8º circuito Beach  soccer a vice prefeita de Ângela Oliveira, Secretário de Cultura Edmilson( Louro),  secretária de Assistência Social  Bruna Braga, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor  Davi Alves , Procurador do Município Bernardo Espíndola,  vereadores  Branco do Riachão e Marquinhos Santiago, lideranças e principalmente a comunidade, que deu um show e fez uma grande festa. Estima-se que estiveram presentes mais de 700 torcedores.

“Foi uma competição linda de acompanhar. Aqueles que acompanharam os jogos puderam ver muito talento em campo e jogos de tirar o fôlego. Promover essa competição mostra a força e o potencial do esporte, além de promover a oportunidade para que alguns atletas possam ser revelados”, destacou o chefe municipal  do departamento de esportes  secretário, Ricardo.


Buscando sempre incentivar a prática esportiva e valorizar os atletas locais, a prefeitura, por meio do departamento  de Esportes, proporcionou um momento que ficará marcado na história do esporte amador do município de Santana do Maranhão . Além das premiações em dinheiro, a competição trouxe oportunidades de geração de renda para ambulantes e comerciantes através da venda de alimentos, bebidas e da movimentação proporcionada pela Sala do Empreendedor que deu o suporte necessários para  os empreendedores locais  .

 

O Departamento   de Esportes tem o total apoio do  prefeito Márcio Santiago  para a realização de mais competições, valorizando mais a cada dia a prática esportiva, seja entre crianças, jovens ou adultos.

Premiação  do 8º  Circuito Maranhense de Beach Soccer - Etapa Santana do Maranhão.

Campeã Feminino - Real São José Feminino - Premiação R$ 1.000,00

Vice Campeã - Damas da Bola- Premiação R$ 500,00

Campeão Masculino - Real São José F.C - Premiação  R$ 1.500,00

Vice Campeão- Bacuri S.E - Premiação R$ 500,00

Parabéns a todos os clubes que abrilhantaram o  Circuito Maranhense de Beach Soccer   sediado em nossa Santana do Maranhão.  

                                               Veja fotos da competição abaixo:

 











sexta-feira, março 10, 2023

A RECESSÃO ESTÁ BATENDO A PORTA DO BRASIL? Geração de empregos em janeiro de 2023 cai pela metade na comparação com o mesmo mês de 2022 de acordo com dados do Caged

Geração de empregos fica em 83,2 mil em janeiro, metade do registrado no mesmo mês de 2022.

Cerca de 83,2 mil vagas de emprego foram criadas no Brasil em janeiro deste ano de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados no começo da tarde de quinta (9), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Apesar do saldo positivo entre as admissões e desligamentos, o número é metade do registrado no mesmo mês de 2022, quando foram criadas 167,2 mil vagas.

O relatório do Novo Caged aponta, ainda, que o saldo positivo de janeiro de 2023 foi o menor desde 2020, quando se registrou a criação de 92,6 mil vagas. Por outro lado, o resultado cobriu parte das perdas de dezembro do ano passado, quando o saldo de empregos ficou negativo em 440 mil vagas.

O estoque mensal de empregos formais terminou o mês de janeiro deste ano com um crescimento de 4,81% na comparação com o mesmo mês de 2022, com 42,5 milhões de vagas. Já os requerimentos ao seguro-desemprego cresceram 15,9%, chegando a 614 mil.

 

 

quarta-feira, março 08, 2023

SANTANA DO MARANHÃO: Secretaria de Agricultura apresenta projeto ‘horta orgânica’ na escola Júlio Monteles

Com foco na educação alimentar, educação ambiental e na sustentabilidade da produção de alimentos, está sendo lançado na ESCOLA JÚLIO MONTELES pela  SAGRIDE , o projeto Horta Orgânica na Escola.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SAGRIDE) apresentou nesta semana, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Monteles (EMEF), projeto ‘horta orgânica na escola’. A proposta foi mostrada pelo secretário de agricultura, Paulo Neto, engenheiro agrônomo, Francisco Tavares e o técnico em agropecuária, Ismael, para apreciação e assinatura da gestora da escola Júlio Monteles, Elinalva  Matias da Silva.

 

O Projeto ‘Horta Orgânica na Escola’ é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Santana do Maranhão com a escola Júlio Monteles. A escola oferecerá a estrutura, insumos e equipamentos necessários ao cultivo e manutenção.

 

Inicialmente será montada uma horta de 200m2 na área dq escola Júlio Monteles, como projeto piloto, visando à expansão para outras escolas, em outras comunidades do município.

 

O projeto terá apoio da Prefeitura Municipal, através, da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio  Ambiente  e Diretoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Monteles (EMEF).

O projeto será conduzido pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação, através da Escola Júlio Monteles que ficarão responsáveis, respectivamente, pela implantação, manutenção e atividades didático-pedagógicas relacionadas ao plantio de hortaliças, que será conduzida no sistema orgânico de produção, sem o uso de agrotóxicos.


terça-feira, fevereiro 28, 2023

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO PROMOVE III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Na manhã de hoje (28), aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores de Santana do Maranhão, a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O tema central da Conferência abordou a “Reconstrução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de crise”.

A mesa de abertura da Conferência foi formada  pela Vice-Prefeita Ângela Oliveira representando o Prefeito Márcio Santiago, Bruna Braga- Secretária de Assistência Social, Paulo Neto – Secretário de Agricultura, Michelle Galgani – Secretária de Saúde, Lucilda – Secretária Adjunta de Educação, Vereador José dos Santos, Elaine Aquino – Nutricionista e Coord. do PNAE, Francisco Tavares – Chefe de Comunicação e Engenheiro Agrônomo do município, Gilvan Alves da Silva – Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão – CONSEA (Conferencista Convidado) e Raimunda Nonata Gomes – Secretária Geral do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, cuja recepciona todos (as) conferencistas com boas-vindas e em seguida, considerou oficialmente aberta a III Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município De Santana do Maranhão.

O evento contou com a participação maciça de entidades sócias  ligadas à agricultura familiar e representantes das secretarias municipais. (Associações de Moradores do município, Cooperativas, Associação de Artesãs do Povoado Veredas, além de coordenadores de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE.

A Conferência é um dos componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN para promoção de espaço de reflexão e elaboração de propostas entre o poder público e a sociedade civil organizada, para fortalecimento da produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e eleição de delegados para representar o município da VI Conferência Estadual de SAN.

Vale Ressaltar que o empenho do Prefeito Márcio Santiago  juntamente com a equipe técnica, Câmara  de Vereadores e a sociedade civil organizada conseguiram  resgatar o COMSEA e protocolar o Termo de Adesão ao SISAN para descentralização de recursos estadual e federal para o desenvolvimento da PSAN no município.

                                     veja galeria de fotos abaixo:



segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Vereador Zé dos Santos acompanha eleição da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Povoado Vereda 1

O vereador Zé dos Santos acompanhou, no último domingo (26), a eleição para escolha da nova diretoria da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Povoado Vereda 1

No domingo, 26, a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Povoado Vereda 1   realizou a eleição e  cerimônia de posse da nova diretoria. O evento aconteceu no espaço da escola municipal, e contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Santana do Maranhão, membros e lideranças de outras associações e moradores do povoado.

O novo presidente da diretoria, WILLIAM VILAR DE OLIVEIRA, eleito em chapa única, anunciou algumas das ações ainda para o primeiro semestre de 2023. “Agora é hora de sentar em grupo e planejar os rumos da Associação  Comunitária dos  Trabalhadores Rurais do  Povoado Vereda 1, acreditamos  no associativismo como um instrumento efetivo de organização e desenvolvimento do campo. Unidos, os trabalhadores  rurais conseguem aumentar seus lucros, realizar investimentos em conjunto e dialogar melhor com o poder público”, relatou o presidente eleito.

O vereador ZÉ DOS SANTOS   concedeu apoio  e participou ativamente do evento. ”Compreendemos a situação da produção rural como uma atividade que precisa de investimento para ser lucrativa. A sociedade precisa do trabalho do produtor, que quando está organizado fica mais forte e consegue lograr êxito”. Zé dos Santos  destacou ainda  a  luta do presidente da Colônia dos Pescadores, Domingos da Vereda  para organizar as instituições civis no município de Santana do Maranhão

                                                             VÍDEO DO EVENTO

                                                                      

                                                               FOTOS DO EVENTO



sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Em tempo hábil prefeitura realiza troca de bomba para o restabelecimento imediato do fornecimento de água em Santana do Maranhão

Problema ocorreu ontem e rapidamente foi resolvido pela equipe do departamento de recursos hídricos. 

O prefeito Márcio Santiago, com o  compromisso enorme de transformar o município de Santana do maranhão, e sempre colocando  os interesses da população em primeiro plano,  prontamente se reuniu com os responsáveis pelo Departamento de Recursos Hídricos para definir sobre a aquisição de uma bomba nova, com o objetivo de solucionar o problema de forma eficiente o mais rápido possível e devolver o abastecimento integral  a população, evitando transtornos.

Portanto, a Prefeitura de Santana do Maranhão, através do Departamento de Recursos Hídricos conseguiu resolver rapidamente o problema de interrupção no fornecimento de água ocorrido no centro da cidade. A bomba da caixa d'água queimou e já  de imediato foi substituída.

O trabalho foi concluído com sucesso, e o Prefeito Márcio Santiago agradece a compreensão dos munícipes e reforça  o compromisso de sua gestão com todos os santanenses.

quinta-feira, fevereiro 16, 2023

Secretaria da Mulher se reúne com SEBRAE para construir proposições a fim de comemorar o Dia Internacional da Mulher no município de Santana do Maranhão

A Secretaria Municipal da Mulher e SEBRAE se reuniram, nesta quinta-feira, 16, para propor ações comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O encontro aconteceu no gabinete do Prefeito e teve como objetivo definir possíveis atividades a serem realizadas para marcar a data.

A abertura foi realizada pela secretária da Mulher, Franciane Melo  , que afirmou sobre a importância de lembrar a data e propor discussões sobre a mulher empreendedora. Na oportunidade, ficou definida como proposta inicial a realização de oficina com o tema, Mulher Empreendedora pela manhã e na parte da tarde, palestra sobre empreendedorismo.


Outro assunto discutido foi a possibilidade de realização de ações, em parceria com as secretarias municipais que possibilitassem o atendimento dessas mulheres, fazendo uso das políticas publicas.


Participaram da reunião: Franciane Melo, Secretária das Mulher; Paulo Neto, Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico; Davi Alves, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor; Francisco Tavares, Chefe do Departamento de Comunicação; Zequinha Doca, Chefe do departamento de Terras e Tributos; Elvis Garcia, Gerente Substituto da Unidade Regional do Sebrae Chapadinha;  Deniz Sousa,  Analista do Sebrae Chapadinha; Jacirema Silva ,  Assistente do Sebrae Chapadinha e Edlania Barros, Consultora do Sebrae.

Veja fotos abaixo:






 

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão, Através da Secretaria da Mulher Promove Curso de Beneficiamento Primário de Frutas

Atividade Foi Desenvolvida Em Parceria Com O Sindicato Rural De Chapadinha e  Senar

A Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, através da Secretaria da Mulher, promoveu o curso de Beneficiamento Primário de Frutas para o grupo de mulheres.  A atividade foi desenvolvida no povoado São Domingos no período de 08 a 10 de fevereiro e contou com a participação de 15 mulheres.

O curso ocorreu em parceria com o Sindicato Rural de Chapadinha e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas foram ministradas pela instrutora Suely Quadros que ensinou técnicas para o melhor aproveitamento das frutas, estimulando  a produção de doces e polpa de frutas e incentivando  a geração de emprego e renda para as mulheres que participaram da qualificação.

De acordo com a Secretária  Municipal da Mulher, Franciane Melo, investir em capacitação para as mulheres  é uma das melhores formas de promover o desenvolvimento. “Junto com a Sala do Empreendedor temos buscado desenvolver diversas ações que ajudem as agricultoras  a serem também empreendedoras, a agregar valor à sua produção e assim potencializar o desenvolvimento econômico no nosso município”. Finalizou a Secretária da Mulher.

 

 



terça-feira, fevereiro 07, 2023

Secretaria da Mulher faz reunião de trabalho para discutir parcerias e projetos com professores da UFMA

Objetivo é firmar parceria e apresentar uma proposta pelo  viés do empreendedorismo que produza real  capacidade e atender as mulheres santanenses. 

Na manhã desta terça-feira, 07, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Mulher,  Sala do Empreendedor, Departamento de Comunicação, Secretaria de Agricultura  e Associação das Artesãs do Povoado Vereda , esteve em reunião com professores da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo. Encontro teve o objetivo de firmar parceria e construir uma proposta  que venha ajudar mulheres que querem empreender, além de estratégias que possam promover ações voltadas ao combate à violência contra as mulheres, igualdade de gênero, empreendedorismo feminino e autonomia econômica das mulheres.

Na reunião foram discutidas ações que podem colaborar no enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, houve uma troca de informações que servirá de base na construção de uma proposta para o empreendedorismo feminino, como forma de melhorar a inserção das mulheres no mundo dos negócios e de fomentar novas atividades e o desenvolvimento econômico e social que o município de Santana do Maranhão oferece, como: artesanato, turismo/ ecoturismo, gastronomia, etc.

Participaram da reunião, realizada no Gabinete do Prefeito a Secretária da Mulher, Franciene Melo, Chefe do Departamento de Comunicação, Francisco Tavares, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Davi Alves, Representante da Associação das Artesãs, Domingo da Vereda  e os professores da UFMA: Marcelo Nicomedes  dos  Reis  Silva  Filho (LCLP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS - LÍNGUA PORTUGUESA/SÃO BERNARDO/CCSB) e Ana  Catarina  Alves  Coutinho( CCTS - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/SÃO BERNARDO/CCSB).

                                                                                   

 

 

 

 

 


quinta-feira, fevereiro 02, 2023

VEJA! Cantor revelação de brega de Santana do Maranhão grava clipe e lançará no canal do Youtube amanhã dia 03 de fevereiro

O jovem cantor Gongo da Silva, vem chamando atenção em Santana do Maranhão e em todo   Baixo Parnaíba. Com o ritmo chamado brega, o  jovem senhor vem  ganhando espaços com músicas de sua própria autoria.

Dia  03  de fevereiro(amanhã sexta-feira) !! LANÇAMENTO do clipe do 1º cantor santanense GONGO DA SILVA  com a Música “Mesa de Bar”. 

Acompanhe Pelo canal do YouTube:   

 https://www.youtube.com/watch?v=X3Unp9z1LUI

A partir da 9h da manhã.



quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Prefeito Márcio Santiago inaugura Sala do Empreendedor em Santana do Maranhão

INAUGURAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDOR. Uma parceria entre SEBRAE/MA e PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO para prover agilidade e rapidez nos serviços, em prol dos empreendedores do município.

A Prefeitura de Santana do Maranhão, em parceria com o Sebrae MA, inaugurou na ultima   quarta-feira (31/01), a Sala do Empreendedor. A Sala vai facilitar os processos referentes à formalização e demais atividades empresariais, facilitando o cotidiano de empresários, microempreendedores individuais (MEIs), candidatos a empresário e potenciais empreendedores locais. O espaço, contará com agentes nomeados pela Prefeitura e capacitados pelo Sebrae para os atendimentos ao público.

Na solenidade estiveram presentes diversas autoridades com destaque a Albertino Leal, Superintendente SEBRAE/MA; Rosa Amélia Borges, Gerente Regional do Sebrae em Chapadinha; Ângela Oliveira, Vice- Prefeita; Marquinhos Santiago, Vereador; Allan Aguiar Monteles, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Chapadinha; Eridan Santiago, Primeira Dama e  o Excelentíssimo Prefeito Márcio Santiago acompanhado de Secretários Municipais, Chefes de Departamentos,  Servidores, microempreendedores  e por munícipes .

O  Prefeito agradeceu o empenho  do Agente  de Desenvolvimento, responsável pela Sala do empreendedor , Davi Alves e   a parceria do SEBRAE juntamente com todos que compõem a gestão 'CONSTRUINDO COM A NOSSA GENTE' e após, se pronunciou sobre a extrema importância em apoiar e facilitar a vida de todos os santanenses que buscam oportunidades para prover as suas famílias,  já que a prefeitura não pode absorver todas as demandas, se faz necessário buscar alternativas  que  garanta a geração de emprego  e renda, o   empreendedorismo é um mecanismo que pode viabilizar a sustentabilidade da economia local: “Precisamos apoiar, incentivar e fazer de forma que tenhamos mais desenvolvimentos em nosso município, que mesmo no interior, possamos fortalecer nossos empreendedores e abrir portas para os novos que ainda virão. Santana do Maranhão  precisa disso! Temos todo  cuidado, carinho e zelo pelo nosso povo, amamos a nossa cidade. E fico muito feliz por mais essa conquista em Santana do Maranhão!” reforça o Prefeito Márcio Santiago.

O  Agente de Desenvolvimento, Davi Alves, agradecido, falou com muita alegria sobre  a sua contribuição  na realização da abertura do espaço tão importante que é a “Sala do Empreendedor” que vem para somar com a população santanense. Agradeceu ainda  o apoio do Prefeito Márcio Santiago e a todos da gestão que contribuíram com mais esse avanço para o desenvolvimento de Santana do Maranhão. “É uma soma de pessoas e dedicação para um momento como esse”.

Agora os empreendedores de Santana do Maranhão  contam com um importante apoio técnico. A instalação da Sala do Empreendedor vem atender uma demanda promissora de micro e pequenos empreendedores, que precisam de apoio para dar os primeiros passos em seus negócios. A Sala do Empreendedor chega para garantir suporte aos  que buscam empreender e contribuir para o desenvolvimento de Santana do Maranhão. Os técnicos da Sala do Empreendedor  Darão  total apoio e incentivo à abertura de novos negócios que trarão desenvolvimento sustentável.


domingo, janeiro 29, 2023

AMANHÃ TEM INAUGURAÇÃO DA PANIFICADORA E CONFEITARIA ABREU

Venha Conferir!  BAIRRO DO ABREU AGORA TEM PADARIA COM PÃO QUENTINHO NA HORA

.Isso mesmo o bairro  Abreu agora conta com Pães, Doces, Bolos e salgados.  Falou em sabor falou na Panificadora e Confeitaria Abreu.

Venha prestigiar a nossa inauguração nesta segunda-feira 30  de janeiro ás 7 horas da manhã, é com grande satisfação que trouxemos tudo que faltava no seu bairro, não deixe de vir conhecer o nosso espaço e garantir o seu pão quentinho, tudo feito com muito carinho por quem sabe, tudo feito especialmente para você !

*Aceitamos encomendas de doces e salgados para aniversário e eventos.

Fazendo Sua Vida ser Mais Doce

Estamos localizados na Rua Barão do rio branco, Pitanga, Próximo a Brahma e o Posto do Edilson Soares.

Fotos abaixo:



sábado, janeiro 28, 2023

Educação é prioridade para a Administração Municipal de Márcio Santiago

Evento da secretaria de educação marca a apresentação de uniformes escolares, esportivos  e da equipe multiprofissional para atender as escolas do município.

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na ultima quinta-feira (26) algo inédito, com a apresentação dos uniformes escolares e esportivos dos alunos da rede municipal, o ultimo  será para a realização dos  Jogos Escolares Santanenses de 2023  No decorrer da cerimônia foi realizado  ainda um desfile de apresentação do fardamento escolar e esportivo, que serão entregues  para todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Mais uma novidade foi apresentada pela Semed durante o evento de apresentação dos uniformes. Buscando ofertar cada vez mais uma educação de qualidade, bem como consolidar uma política educacional que reconhece, valoriza e respeita a diversidade, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, apresentou durante o referido evento a equipe multiprofissional que atenderá as escolas da rede municipal de ensino. A equipe foi composta por um psicólogo, João Pedro Junior, um Fonoaudiólogo, Ferdinan , duas  Psicopedagogas, Ingrid Sabry e Taiane Portugal, um Terapeuta Ocupacional, Cleiton  e duas Nutricionistas, Vitoria Bitencourt e Elaine Aquino. A equipe foi pensada com o intuito de melhorar a oferta da educação inclusiva no município, para os alunos matriculados na rede municipal de educação que apresentam algum tipo de deficiência que inviabilize a aprendizagem e consequentemente a socialização.

Estiveram presentes no evento, além dos profissionais mencionados, o Prefeito do Município, Márcio Santiago, Primeira Dama, Eridãn Santiago, Vice-Prefeita, Ângela Oliveira, o Secretario de Educação, Pedro Reis, a Secretária Adjunta de Educação, Lucilda, a Secretária de Saúde, Michele, Secretária Adjunta de Saúde, Fernanda Amaro, Secretária de Assistência Social, Bruna, Secretário de Obras, Francisco José, Secretário de Agricultura, Paulo Neto, Secretária Adjunta de Agricultura, Silvia Araújo, Chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria José, Controladora do Município, Rute Araujo, Presidente da Câmara de Vereadores, Heliton Costa, Vereador, Fábio do Elesbão, Coordenadora do CRAS, Marilene, Chefes de Departamentos, Assessores Jurídicos, representantes do Conselho Tutelar, professores gestores, coordenadores da rede municipal de ensino, pais e mães de alunos e lideranças comunitárias e  políticas.

                                                                      Veja galeria de fotos:








 

sexta-feira, janeiro 27, 2023

Vereador Zé dos Santos, visita obras da UBS São João e da Ponte no Bacuri

Atento às questões da saúde  e de infraestrutura no município de Santana do Maranhão, o vereador Zé dos Santos(PL) acompanhado pelo Secretário Adjunto de Obras, Francisco Ferreira   visitou, na manhã desta sexta-feira, dia 27, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde- UBS, no povoado São João e  também a ponte no povoado Bacuri .

O legislador percorreu toda a obra e ficou satisfeito com a evolução dos trabalhos. Fez questão de visitar todas as salas que serão utilizadas para atendimento ao público e conferiu a qualidade do material que está sendo utilizado. “Tenho certeza de que, quando estiver pronto, esta UBS proporcionará ao cidadão (ã) um serviço de qualidade, além de toda a estrutura necessária para um ótimo atendimento”, afirmou o vereador Zé dos Santos.

Além da obra da ponte, ele também visitou a construção da ponte no povoado Bacuri e  falou  da importância da obra para o município. “O município não só vem investindo na cidade, mas nos povoados. A importância de uma obra como esta   é indescritível. Além de melhorar o acesso para a população em geral, vai facilitar a vida de todos que precisam trafegar na região. Mais uma obra importante, estamos aqui hoje fazendo esta visita acompanhando o andamento da obra que tem aí o prazo de mais dois meses para ser concluída, uma obra que está aí em pleno vapor. Uma obra com recurso do deputado federal, Josemar de Maranhãozinho  ao qual gostaria de agradecer e ao prefeito Marcio Santiago  pelo empenho por ter ido atrás e conseguido o recurso”, concluiu o parlamentar.

 

 

 


PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...