sexta-feira, janeiro 27, 2023

VEJA I Santana do Maranhão vai inaugurar Sala do Empreendedor

O espaço é ligado à Prefeitura de Santana do Maranhão e tem o apoio do Sebrae

l

A Prefeitura de Santana do Maranhão, com o apoio do Sebrae, vai entregar à população do município a Sala do empreendedor, um órgão voltado para o atendimento e fomento os pequenos negócios. A cerimônia de entrega da Sala acontecerá no dia 31 de janeiro de 2023, às 10h, no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Governadora Roseana Sarney, 1000, Centro.

A Sala do Empreendedor é um espaço que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O evento de inauguração contará com a presença de representantes da Prefeitura de Santana do Maranhão, da Diretoria Executiva do Sebrae Maranhão, do Governo do Estado do Maranhão e equipe técnica e administrativa da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, regional que atende o município. “ Essa será uma entrega muito importante aos pequenos negócios de Santana, pois terão à sua disposição um órgão com atendimento personalizado e que desenvolverá diversas ações voltadas para a gestão desses negócios”, afirma a gerente do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges.

SERVIÇO

O quê: Cerimônia de Inauguração da Sala do Empreendedor de Santana do Maranhão

Quando: 31 de janeiro de 2023 (terça-feira)

Horário: 10h

Onde: Prédio da Prefeitura Municipal (Avenida Governadora Roseana Sarney, 1000, Centro)

Porta-voz do Sebrae:                                    

Mauro Borralho- diretor técnico do Sebrae no Maranhão 

Lorena Miranda Partners Comunicação Integrada

Assessora de Comunicação do Sebrae em Chapadinha

E-mail:  lorena.miranda@partnerscom.com.br

Contato: (99)98193-5950

                                        veja fotos abaixo:







quarta-feira, janeiro 25, 2023

Chuva provoca pontos de alagamentos em São Bernardo; veja vídeos registrados por moradores

Um temporal que   teve início na tarde desta quarta-feira (25) provocou  pontos de alagamentos em São Bernardo. A Rua Bernardo Lima, próximo ao posto de combustível M&sPetro ficou totalmente alagada (o posto teve suas  instalações invadidas pela água), assim como o ponto ligado a Farmácia do Monteiro em frente o Supermercado O Protetor.  

                                            Veja vídeo abaixo:


segunda-feira, janeiro 23, 2023

Prefeitura de Santana do Maranhão envia representantes para o 7º Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias em São Luís /MA

 

Profissionais da Prefeitura de Santana do Maranhão participaram do 7º Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-MA), em São Luís/MA. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís, entre os dias 20 a 22 de janeiro.

De Santana do Maranhão, participaram o agente de desenvolvimento da sala do empreendedor, Davi Alves e locutor/radialista do departamento de comunicação- Decom, Victor.

Com o tema “Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia”, o evento teve como objetivo dialogar sobre a situação das emissoras, fortalecer a organização da Abraço Maranhão e das entidades parceiras da luta pela democratização da comunicação.

Durante os três dias, houve palestras, debates, tribuna livre, relatos de experiências sobre as emissoras comunitárias e a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço- MA) para o triênio 2023 – 2026. Na abertura, houve  a participação de parlamentares, militantes históricos e entidades parceiras do movimento de rádios comunitárias.

A gestão municipal objetiva  incentivar a democratização da comunicação, através de  projetos como a implantação de rádio comunitária. O canal de comunicação  vai diversificar as fontes de opinião disponíveis para a população e estimular a autonomia do cidadão. A iniciativa pretende impulsionar a atuação desse meio vinculados a projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 
 
 

 

quinta-feira, janeiro 19, 2023

SEBRAE visita prefeitura e define últimos critérios para inauguração oficial da Sala do Empreendedor em Santana do Maranhão

Antes mesmo da inauguração oficial, a Sala do Empreendedor já atendeu muitos empreendedores e foi responsável por varias ações que beneficiou a economia local.


A Prefeitura de Santana do Maranhão, através da Sala do Empreendedor  na manhã desta quinta-feira, 19, recebeu a visita da equipe do Sebrae  composta pela gestora das salas do empreendedor-Talita Medeiros, analista e gestor de projetos- Elvis Garcia e o analista do Sebrae- Deniz Costa. O agente de desenvolvimento  Davi Alves, recepcionou os visitantes.

O objetivo da visita foi para o alinhamento da inauguração oficial da Sala e discutir o Plano de Ação para o Empreendedorismo de Santana do Maranhão.  

Na reunião foram abordadas ainda  diversas ações para atendimento do público local, tais como, capacitação dos empreendedores locais para vendas eletrônicas e participação de licitações e concorrências públicas e outras ações que visem o desenvolvimento dos pequenos empreendedores do município.

Na ocasião estava presente ainda o Engenheiro Agrônomo, Francisco Tavares, onde ressaltou a importância da parceria, já que o município precisa criar programas e ações que auxiliem o desenvolvimento local e que contribuam para a geração de emprego e renda, especialmente num momento em que o pais  sofre  fortes impactos negativos  no setor econômico e produtivo.

 

quarta-feira, janeiro 18, 2023

PREFEITURA DE SANTANA/MA: Reunião por videoconferência com secretarias e departamentos para discutir estratégias sobre feiras e exposições agropecuárias de 2023

Nesta quarta-feira, 18 de janeiro, secretarias e departamentos ligados ao  executivo municipal, coordenado pelo  secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município de Chapadinha, Allan Monteles, estiveram reunidos por  vídeo conferencia, com o intuito de alinhar as demandas para a realização de inscrições  para feiras e exposições agropecuárias de 2023, determinada pela Portaria nº 10, de 11 de janeiro de 2023, que define o período de 16 a 31 de janeiro  para os interessados em fomento se inscreverem no site da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima).

É importante enfatizar que somente as feiras e exposições inscritas no Calendário Oficial do Estado do Maranhão, a ser divulgado em fevereiro, poderão solicitar fomento ao Governo do Estado. 

A participação efetiva do governo municipal em ações que possam contribuir para o desenvolvimento de Santana do Maranhão  continua  acontecendo. A gestão ‘construindo com a nossa gentetêm buscado promover o desenvolvimento rural, com trabalhos de apoio e incentivo para os produtores, fomentando o sistema de diversificação no modelo de produção, gerando renda com sustentabilidade, inclusão social e produtiva, bem como estreitar os caminhos de acesso a programas federais e estaduais e fortalecer as parcerias com entidades comprometidas no desenvolvimento do município.

A reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura Paulo Neto, Secretária Adjunta Silvia Braga, Secretária da Mulher Franciane Melo, Agente da Sala do Empreendedor Davi Alves, Agricultora Familiar Mocinha, Engenheiro Agrônomo, Francisco Tavares, Técnico em Agropecuária Ismael e Allan Monteles.

    


terça-feira, janeiro 10, 2023

Prefeito assina ordem de serviço para a reforma da escola no Povoado São João em Santana do Maranhão

Na manhã da ultima segunda-feira (09), o prefeito Márcio Santiago   e a vice Ângela Oliveira  assinaram ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal  Castro Alves, no povoado São João. 

 

Faz-se necessário relatar que a reforma da referida escola faz parte do  conjunto de obras da história protagonizada pela  gestão “construindo com  nossa gente”. Depois do planejamento responsável, as grandes e estruturantes obras acontecem para o nosso município com o empenho de toda equipe da gestão  do prefeito Márcio Santiago.


Em pronunciamento, durante o ato da ordem de serviço,  o prefeito Márcio Santiago enfatizou que o projeto da Escola Municipal Castro Alves permitirá  aos moradores dispor em breve de um local mais seguro e acolhedor. "A escola vai ficar linda. Os alunos irão receber um espaço  que fará jus ao um   ambiente que otimizará a educação de qualidade". E reforçou: "Temos profissionais capacitados para preparar nossas crianças e adolescentes. Investir nessa escola é investir no futuro dos estudantes, do município", disse Márcio Santiago.


Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviços os Secretários Municipais, Chefes de Departamentos, Vereadores, Pais de Alunos, Apoiadores, Toda a Direção Escolar e População.

 

 


domingo, janeiro 08, 2023

Prefeito de Santana do maranhão, Márcio Santiago avança com reforma de UBS e CRAS no povoado São João

Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura  trabalhando na transformação da UBS E CRAS no povoado São João.


A Prefeitura de Santana do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Obras  Infraestrutura continua realizando varias obras em todos  os quadrantes do município. O prefeito Márcio Santiago   vem se empenhando para contribuir com o desenvolvimento e progresso do município. Sua administração tem sido elogiada por toda a população e sido referência para outros administradores.

O trabalho tem alcançado a grande maioria das  comunidades e povoados do município, as melhorias já são observadas e sentidas por todos que procuram pelos serviços públicos na área da educação, saúde e infraestrutura dentre outros setores. Um dos exemplos deste trabalho intenso está no  povoado São João, onde  acontece  à reforma da Unidade Básica de Saúde – UBS e do Centro de Referencia da Assistência Social- CRAS MAGU. Ainda no  povoado, ocorreu revitalização de praça, meio fio, calçadas e estradas. o ambiente passa por melhorias para mais conforto e qualidade de vida para os santanenses.

Em apenas dois anos de gestão, o Prefeito Márcio Santiago  tem transformado o município de Santana do Maranhão  em um verdadeiro canteiro de obras,  a zona rural e  urbana tem sido assistidas com as políticas publicas  executadas pela gestão ‘construindo com a nossa gente’. Tudo isso é motivado pelo empenho e dedicação de toda a equipe.



 

sábado, janeiro 07, 2023

Prefeito de Santana do Maranhão participa da festa de posse do governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões

O prefeito de Santana do Maranhão, Marcio Santiago  juntamente com a  vice-prefeita, Ângela oliveira, presidente da Câmara de Vereadores Heliton Araújo(Nego) e o vereador Jaqueilson Oliveira (Branco do Riachão), participou na noite desta  sexta-feira (06) da  cerimônia oficial da posse do governador Carlos Brandão e  do vice-governador Felipe Camarão. O governador  já havia  tomado posse do mandato na Assembleia Legislativa, no último domingo (1º), mas só hoje  teve o empossamento oficializado, diante de um grande público durante o Show da Gratidão ao Povo do Maranhão, que aconteceu em frente ao Palácio dos Leões, em São Luís.

Prefeito Márcio e Vice-Prefeita Ângela

O prefeito Márcio Santiago parabenizou o governador e na oportunidade aproveitou o ensejo para estreitar os laços institucionais no sentido de adquirir  benefícios para o município  de Santana do maranhão. “Não poderíamos deixar de prestigiar a posse do governador e buscar o dialogo permanente e muito franco com o governo do Estado, no sentido de buscar cada vez mais programas e projetos para a nossa cidade”, disse o prefeito.

Marcio Santiago  ainda finalizou durante os cumprimentos oficiais ao governador Carlos Brandão e ao vice-governador, Felipe Camarão, “que tem absoluta certeza que ambos trabalharão para que os municípios maranhenses consigam viabilizar as suas políticas públicas”.  

 


quinta-feira, janeiro 05, 2023

ATENÇÃO! VOCÊ QUE NÃO RECEBEU O RECENSEADOR: COLABORE PARA MUDAR O NÚMERO POPULACIONAL DO CENSO 2022 DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO

O prefeito de Santana do Maranhão, Marcio Santiago, faz um pedido à população do município para que colabore nos trabalhos do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pedido é motivado pela prévia da população divulgada no mês de dezembro de 2022 pelo órgão federal, que ficou aquém do esperado.

Pela prévia desse ano de 2022, o município aparece com 10.325 habitantes. O número é inferior à estimativa populacional do ano passado, quando Santana do Maranhão aparecia com 13.704 moradores.

O IBGE  não finalizou o censo no município, portanto há necessidade e urgência    da instituição de pesquisa seguir  recenseando em  2023  no município.  Segundo a prefeitura, ainda restam números significativos dos domicílios santanenses a serem visitados pelos recenseadores, é possível que o número populacional do município sofra alteração, para maior.

Com a retração no número de habitantes, o município terá reflexos negativos nos repasses de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para esse fundo, o cálculo é feito com base em informações prestadas pelo IBGE, que divulga a estatística populacional dos municípios ao Tribunal de Contas da União (TCU). A partir dessa estatística, o TCU publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos municípios para a distribuição dos recursos.

Como o IBGE já encaminhou os números da prévia à corte de contas, Santana do Maranhão receberá repasses com base numa população menor que a de anos anteriores. Segundo o IBGE, Santana do Maranhão   ‘perdeu’ 3.379  habitantes.

Com os novos números populacionais, Santana do Maranhão, que tinha coeficiente  1,0 passou  para o coeficiente 0,8. Diante do equivoco, o município vai ter prejuízo de mais R$ 300 mil por mês, podendo interromper vários serviços essenciais à população. Isso é uma perda significativa para um município pequeno, cuja instituição sobrevive absolutamente da receita para manter os serviços, a infraestrutura, folha de pagamento e repasse do duodécimo para a Câmara de Vereadores.

 URGENTE!

Você que ainda não respondeu o Censo, pode entrar em contato pelos telefones(WhatsApp) e  agendar sua entrevista. 

  98  8503-0858     e   98 9154-9690               

                            

terça-feira, janeiro 03, 2023

Santana do Maranhão e mais 65 municípios maranhenses foram prejudicados com a redução do FPM em 2023

Santana do Maranhão  recorre a Justiça para que município do não perca  mais de R$ 300 mil reais mensal   com mudança no FPM

A prévia do Censo 2022, apresentada  no dia 28 de dezembro  de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sem os dados completos do recenseamento nacional, indica que  o município de Santana do Maranhão  ‘perdeu’ 3.379  habitantes. A queda se refere à comparação com as estimativas de população feitas pelo órgão em 2021, ainda baseadas na projeção do resultado do Censo de 2010, o último a ser feito no País (veja o quadro  abaixo):

A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes e o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil. Do total de recursos, 10% são destinados às capitais, 86,4% para os demais municípios e os 3,6% restantes vão para um fundo de reserva que beneficia os municípios com população superior a 142.633 habitantes (coeficiente de 3,8), excluídas as capitais.

Com os novos números populacionais, Santana do Maranhão, que tinha coeficiente  1,0, passou para o coeficiente 0,8. Diante do equivoco o município vai ter prejuízo de mais R$ 300 mil por mês, podendo interromper vários serviços essenciais à população. Isso é uma perda significativa para um município pequeno, cuja instituição sobrevive absolutamente da receita para manter os serviços, a infraestrutura, folha de pagamento e repasse do duodécimo para a Câmara de Vereadores.

É importante salientar que  os 65 municípios maranhenses prejudicados, recorreram  ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão da classificação do coeficiente  para  o exercício de 20223 determinado pelo ultimo censo,  mantendo os mesmos dados utilizados em 2022, para que  não venham  sofrer sanções injustas.  Os gestores alegaram que o Censo ainda não foi finalizado e a Lei Complementar 165/2019 assegura que alguma alteração só poderá ser realizada quando a contagem da população for 100% concluída.

A procuradoria do Município de Santana do Maranhão está fazendo esse trabalho em defesa da prefeitura, já entrou com uma contestação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), entrou com uma ação na Justiça Federal e com um recurso perante o Tribunal Regional Federal.

sábado, dezembro 31, 2022

Prefeitura de Santana do Maranhão investe no esporte e realiza 1º torneio Santanense de Base (sub 17)

Para estimular o desenvolvimento de atletas na cidade, a Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio do Departamento de  Esportes,  organizou um torneio  voltado às categorias de base no futebol masculino. A competição com equipes  Sub-17 aconteceu  na último quinta-feira (29), e envolve 10 equipes.

O torneio voltado para adolescentes possibilita a revelação de novos talentos ao investir nas categorias inferiores do esporte em Santana do Maranhão. A competição  visa incentivar o futebol de base,  com caráter educativo e formativo.

O 1º Torneio Santanense de Base( sub 17)  ocorreu na Arena Oliveira no bairro Cajazeiras.  

Competiram  os times:

Barra F, Comigo Ninguém pode, São João F.C, Mutucão Resenha F.C, Bacuri S.E, Coqueiro, Botafogo, Nova Geração, Verona  e Vila Real.

Premiação: 

 1° Lugar : 600,00;  2° Lugar : 250,00; 3° Lugar: 150,00

 

 

 

sexta-feira, dezembro 30, 2022

SANTANA DO MARANHÃO- Márcio Santiago entrega 04 casas do Projeto Social “Mutirão do Bem”


Márcio Santiago, por meio de ações  filantrópicas   como forma de garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores de Santana do Maranhão, realizou, na manhã da ultima  quinta-feira (30), a entrega de quatro casas construídas através do programa social “Mutirão do Bem”,  beneficiando a família da senhora Maria do Socorro Ferreira Silva(povoado Boa Esperança), Claudiane Tomé Monteiro(povoado Baixa Funda), Maria Eliane Lima Alves (povoado Bacuri I) e José de Jesus Lima Braga(povoado Bacuri I)

O projeto Social “Mutirão do Bem”  tem o objetivo de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança sendo destinado à população em situação de vulnerabilidade.


Marcio Santiago ressaltou que o projeto muda o dia a dia dos moradores, garantindo dignidade a todos. “Para nós é um marco importante poder proporcionar moradia com dignidade para quem precisa. Minha palavra é gratidão a todos os parceiros que contribuíram para a realização do sonho na construção de 4 casas, e ainda sinto-me feliz poder fazer parte da  realização  dos sonhos destas famílias santanenses, que é realmente  ter uma moradia digna para viver, é um privilégio um privilégio”, disse o idealizador do projeto Márcio.

Com as lagrimas  no rosto, dona Maria Silva, uma das contempladas pelo Projeto "Mutirão do Bem"  do povoado Boa Esperança,   ao receber as chaves das mãos do Prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, disse está muito feliz. Na sua fala, faz questão de enfatizar que Márcio não havia prometido a casa, mesmo assim a construiu.

                                            

                                               Veja vídeo abaixo:




terça-feira, dezembro 27, 2022

Prefeitura de Santana do Maranhão conclui trabalho de pintura das Pontes de Vereda I e II a trabalho

 Vereador Zé dos Santos e o Secretário de Obras Francisco Ferreira, acompanham trabalho de conclusão da pintura das pontes de Vereda I e Vereda II

A Prefeitura de Santana do maranhão através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, concluiu no fim da tarde de hoje (27 ), o trabalho de pintura da estrutura das Pontes que dar acesso às Comunidades de Vereda I e II.

 

 

A obra está sendo de grande utilidade para os munícipes, visto que em um passado bem recente as travessias nas localidades eram bastante limitadas. Porém graças ao empenho da atual gestão, os moradores podem se desfrutarem de uma travessia mais segura durante o dia e a noite.


A Prefeitura Municipal de  Santana do Maranhão continua melhorando a qualidade de vida da população também na zona rural.

 

O vereador Zé dos Santos (PL) visitou a  finalização da pintura das pontes dos supracitados povoados elogiou o trabalho desenvolvido pela administração pública em Santana do Maranhão.

“São várias frentes de obra em toda a cidade e não podemos deixar de citar que são trabalhos importantes e com qualidade, por isso temos de parabenizar o prefeito Márcio Santiago  pelo esforço e dedicação.  Nós estamos com o coração muito agradecido, muito grato pelo excelente trabalho que foi realizado aqui nos povoados das veredas e Veados com a conclusão das pontes , melhorou demais a  vida das pessoas que precisam fazer uso das pontes para se locomoverem. E hoje estamos muito felizes com o nosso gestor , porque foi a primeira vez que a população é ouvida e de imediato atendida   em todas as políticas ”, frisou o vereador Zé Dos  Santos .

                                                 Veja vídeo abaixo:










PARABÉNS CAMPEÃO!- O time do Iraque é o grande Campeão da IV Copa Magu de Futebol de Campo

O time do Iraque sagrou-se campeão da IV Copa Magu de Futebol de Campo.

 

O evento esportivo que foi realizado no sábado (24) no campo do SERRATE, contou com a participação de várias equipes de Santana do Maranhão.

A conquista do importante título do IRAQUE foi ao vencer na disputa final o time da ELITE. F.C  por 1 x 0, com o gol marcado por: Gilvan(Buba).

 

A equipe do IRAQUE, além do importante título conquistado, teve ainda na competição o jogador Gilvan como artilheiro da partida o qual recebeu o troféu fazendo jus a grande atuação na partida final da grande IV Copa Magu.

 

APOIO


Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão – (Prefeito Marcio Santiago e Marcos Fabrício Secretário de Administração).


Na foto, o idealizador e organizador da Copa Magu  Sansão Diniz, jogador artilheiro recebendo o troféu Gilvan(Buba), que marcou  o gol na final e cooperador da Copa Magu  Junior Paiva.


domingo, dezembro 25, 2022

Esporte - Com o apoio da Prefeitura de Santana do Maranhão a IV Copa Magu, termina com o Iraque Campeão

 Finalizado no ultimo sábado, 24, a IV Copa Magu de Futebol  , distribuiu premiação de R$ 5 mil reais .

Aconteceu na tarde do último sábado a final da VI copa Magu de futebol masculino . O campeonato foi organizado pelo professor Sansão Diniz  com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Maranhão, através do prefeito Márcio Santiago e do  Secretaria de Administração e Finanças, Marcos Fabrício.

Com uma partida emocionante, o time do Iaque  levou a melhor e venceu o Elite F.C  por 1 x 0, com gol de Gilvan(Buba) , a equipe do  Iraque , que iniciou a partida  com jogadas tímidas, mostrou superioridade técnica e acabou levando o troféu  para casa. 


O Chefe de Departamento de Esporte Ricardo e o de Comunicação  Francisco Tavares estiveram  acompanhando os jogos, juntamente com o idealizador e  organizador  da Copa Magu Sansão Diniz, onde  tiveram a  honra de representar a gestão municipal e  entregar o premiação aos times e  jogadores.

“Todos os times estão de parabéns pelo empenho e dedicação com o futebol, a cidade está vivendo um novo momento no esporte e isso é muito importante! A IV Copa Magu  foi muito bem organizado, a cada jogo era perceptível a valorização deste esporte que é tradicional no município. O Prefeito Márcio Santiago, está se esforçando para trazer essa nova realidade à cultura esportiva de Santana do Maranhão. A sua gestão tem buscado mecanismos de apoio para criar escolinhas de futebol, campeonatos, torneios e outros projetos, tais ações  fazem parte da política  do prefeito e com certeza , continuará investindo e incentivando a prática esportiva na cidade” relatou Ricardo- chefe de departamento de esportes .

Para o organizador da IV Copa Magu, Sansão Diniz, tudo foi possível graças à sensibilidade do prefeito Márcio Santiago e do Secretário de Administração e Finanças Marcos Fabrício em apoiar incondicionalmente   à causa do esporte municipal e ao emprenho de todos os colaboradores que contribuíram direta e indiretamente pelo sucesso do evento esportivo. “O resultado da competição foi muito satisfatório, pois consolidou o apoio da gestão ao futebol amador, dando oportunidade a todos os times que quiseram participar”. Concluiu dizendo: a final  foi muito emocionante, é isso que queremos para o esporte e lazer do município. Fiquei muito feliz pela as torcidas, famílias e crianças prestigiando os nossos jogadores. Parabéns todas as equipes que participaram do campeonato e em especial as duas finalistas, Iraque  e Elite F.C”, destacou.

 

Logo após o término das partidas foi realizada a premiação, que contemplou ainda o  artilheiro do jogo.    


Resultado final do IV Copa Magu de Futebol de Campo.    

 

Veja as premiações para os primeiros colocados:

1° lugar (campeão): R$ 3.000,00 e Troféu -IRAQUE
2° lugar (vice-campeão): R$ 1.500,00 e Troféu –ELITE F.C
3º lugar: R$ R$ 500,00 e Troféu –BACURI S.E
Artilheiro do jogo : Troféu-GILVAN(BUBA)

                                                                Veja fotos abaixo :










quinta-feira, dezembro 22, 2022

Saúde Bucal da Prefeitura de Santana do Maranhão é destaque em Premiação Estadual na XVI edição da MEDIDENT

Santana do Maranhão recebe prêmio inédito na saúde bucal

O município de Santana do Maranhão conquistou, pela primeira vez, o premio de  melhor desempenho no atendimento à saúde bucal  e atenção primária em saúde do Estado do Maranhão, onde  a unidade básica do São João foi a equipe dentro do município que mais se destacou. A Secretária Municipal de Saúde, Michele Galgani acompanhada do Secretário de Municipal de Administração,  Marcos Fabrício e o Procurador do Município Bernardo Espindola, recebeu o troféu em evento realizado nesta quarta -feira (21), no  Hotel Blue True , em São Luís. Também estiveram presente a equipe da  UBS do São João:  enfermeira Nazaré Monteiro , diretor da unidade  Alex Pereira e o agente de saúde  José Carlos.

O resultado foi conquistado através do Previne Brasil. O Previne Brasil, programa do governo federal avalia a saúde básica pelo desempenho dos serviços prestados à população. A conquista do prêmio é fruto dos esforços e trabalho em equipe de uma gestão comprometida com a saúde e que vem ampliando o acesso a consultas e exames a quem mais precisa.

O reconhecimento inédito é resultado da intensificação do trabalho em saúde bucal realizado por uma política pública municipal em Saúde Bucal, executada pela Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim, a secretária agradeceu ao prefeito Márcio Santiago por proporcionar as condições de trabalho e parabenizou também a equipe da UBS do São João. “Esse prêmio é a valorização do trabalho de todos vocês! Nossos dentistas da Atenção Básica, ASB´s, aos Agentes de Saúde, Diretor Administrativos das Unidades de Saúde e Enfermeiros , que juntos trabalharam com afinco, dedicação, amor e muito profissionalismo”.

                         Veja galeria de fotos do evento abaixo:


Prefeitura de Santana do Maranhão- Construindo com  a nossa gente!

Departamento de Comunicação-DECOM

quarta-feira, dezembro 21, 2022

Em Santana do Maranhão, obras seguem a todo vapor durante o recesso

Pintura da nova ponte  na estrada de acesso ao povoado veados é concluída 

Mesmo com o recesso de final do ano, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura  estão trabalhando a todo vapor para acelerar a conclusão das obras pela cidade. É o caso da conclusão da pintura da ponte da zona rural, que dá acesso ao povoado Veados.

Com o objetivo de oferecer segurança no tráfego de veículos nas estradas da zona rural, a Prefeitura de Santana do Maranhão através da Secretaria Municipal de Obras concluiu a construção da ponte que dá acesso ao povoado Veados.

De acordo com a população que utiliza a ponte, agora o acesso está garantido e demonstra o compromisso do Prefeito Márcio Santiago, que está sempre buscando alternativas para beneficiar o Município.

Os serviços de infraestrutura nas estradas  vicinais do município continuam sendo revitalizados,  e construção de pontes para oferecer mais conforto e segurança às famílias residentes estão sendo construídas .

Para o Secretário Adjunto e Obras e Infraestrutura, Francisco Ferreira é mais uma conquista que está beneficiando a comunidade rural.

Equipes estão trabalhando ainda na construção de meio fios  na zona urbana , Bairro São José. A Secretaria de Obras é a responsável pelos trabalhos que, além de necessários, visam melhorar a segurança dos pedestres e o aspecto visual da cidade.


Segundo o secretário de Obras Francisco José, o poder público tem feito o possível para melhorar o local e atender aos anseios dos moradores do bairro. “As mudanças e o progresso de Santana do Maranhão são visíveis, levamos obras de infraestrutura para todos os quadrantes do município. Agora estamos construindo os meios-fios para garantir a conservação das vias”, disse o secretário de Obras.


Departamento de Comunicação-DECOM

quarta-feira, dezembro 14, 2022

Prefeitura de Santana do maranhão realiza reunião com secretários municipais e CPL para fazer alinhamento e ajustes do planejamento das ações da gestão

Reunião com secretários, chefes de departamentos e COMISSAÕ DE LICITAÇÃO para alinhamento das ações administrativas e operacionais

O Secretario de Administração Marcos Fabrício e o Procurador do Município Bernardo Espíndola reuniram-se com todo o secretariado, chefes de departamentos e Comissão de Licitação  no Gabinete Executivo e também na  sala da CPL na tarde desta  quarta-feira,(14). Na ocasião, o Secretário de Administração discorreu sobre vários assuntos e cobrou mais organização, empenho e eficácia  nos processos e um maior intercâmbio entre as Secretarias, visando atender ainda melhor os munícipes.

“É momento para ouvirmos as cobranças de cada um, os desabafos diante dos problemas enfrentados, para que juntos possamos buscar as soluções para atingir o nosso maior objetivo que é atender o povo da melhor forma  possível”, disse Marcos Fabrício.

Em suma, o encontro teve a  finalidade de alinhar as ações da gestão e debater sobre os projetos de interesse da população, assim como planejar as próximas ações da Prefeitura.

 

 

 

terça-feira, dezembro 13, 2022

Santana do Maranhão é destaque no Mapa da Cultura do Estado do Maranhão

O Poeta Lindomar Rocha de Santana do Maranhão    é premiado pela UFMA

Com a conquista, Lindomar Rocha  se coloca de vez na seara dos grandes cordelistas do Maranhão

Sob forte emoção em solenidade na ultima segunda-feira, 12, dezessete personalidades maranhenses receberam da Universidade Federal do Maranhão, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, a honraria Mérito Cultural.  A UFMA concedeu o título a pessoas que se destacaram por suas notórias contribuições à cultura do estado em diversos segmentos, como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular.

 

Entre os agraciados com a honra, estava o poeta, escritor e cordelista Lindomar Rocha, da cidade de Santana do Maranhão.  Ele  foi destaque  com a  décima segunda  premiação  como uma das   personalidades que contribuem para cultura do estado nas áreas da literatura e cultura popular no Estado do Maranhão.

 

O poeta Lindomar ressaltou a satisfação de representar os santanenses  e seu município, Santana do maranhão , enfatizando que ações como essa, o colocam de vez na seara dos grandes cordelistas do Estado do Maranhão, possibilitando a expansão de sua arte, valorizando e destacando a sua terra.



 

PREFEITURA DE SANTANA DO MARANHÃO GARANTE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ACS E ACE COM REGULAMENTAÇÃO DO INCENTIVO ADICIONAL

A Prefeitura de Santana do Maranhão reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e dá mais um passo concreto em defesa...